julho 2012 - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

sábado, 28 de julho de 2012

A plataforma Lattes passou por diversas mudanças. Vale a pena começar a "mexer" no currículo. Uma das mais interessantes que eu achei é que diversas formas de produção (como o nosso próprio blog ou facebook) podem ser considerados como produção no lattes. Contudo, em uma categoria específica de "divulgação de ciência e tecnologia".

Confiram essa apresentação preparada pelo CNPQ: http://www.cnpq.br/documents/313759/4d62720f-12ef-4ef2-b94c-e996b472834b

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Pessoal, saiu o edital da seleção do mestrado e do doutorado desse.

Temos mais vagas para o doutorado e outras novidades.

Confiram clicando aqui.

O Simpósio Paraibano de Contabilidade Aplicada no Setor Público será realizado nos dias 21 e 22 de setembro de 2012, na cidade de João Pessoa, Paraíba. O evento vai proporcionar às comunidades acadêmica e profissional uma profunda reflexão sobre a transparência da gestão pública no Brasil.

Promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba, o evento é direcionado para gestores públicos, contadores, e demais interessados.

O objetivo do evento é evidenciar a importância dos resultados como base para a tomada de decisões para ações públicas. Os palestrantes têm experiência prática de gestão pública integrada, com lastro em décadas de docência formando profissionais gestores em todos os setores pertinentes às atividades de gestão.

O destaque do simpósio será o lançamento do livro "GBRSP - Gestão Baseada em Resultado no Setor Público - Uma abordagem didática para implementação em prefeituras, câmaras municipais, autarquias, fundações e unidades organizacionais". O foco central do tema é a administração pública e suas políticas de apresentações, sempre em busca de metodologia e didática lógica em sua compreensão. "...A grande tarefa é melhorar cada vez mais a qualidade do gasto público no nosso País. (...) Vamos tornar, cada vez mais, a gestão pública brasileira em um espaço de melhoria contínua, de eficiência e de zelo pelo usuário", afirma a Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, na apresentação do livro. Todos os participantes inscritos irão receber um exemplar da publicação, cujo valor já está incluso na inscrição. 

*Este valor dá direito a um exemplar do livro GBRSP (Gestão Baseada em Resultado no Setor Público), que custa R$ 76,00.


Programação

21-09 | Sexta-feira

18:00  Credenciamento
19:00  Abertura solene
19:30  Palestra Magna
• Custos no Setor Público: Ferramenta da Melhoria da Qualidade do Gasto Público e do Controle Social (Prof. Dr. Nelson Machado - Ex-Secretário Executivo do Ministério da Fazenda e Ministro da Previdência)
20:45  Homenagem ao Prof. Dr. José Francisco Ribeiro Filho (in memoriam)
21:00  Coquetel de lançamento e autógrafos do livro GBRSP

22-09 | Sábado

08:30  Palestra
Custos no Setor Público: Diretrizes, Modelo Conceitual e Processo de Implantação a partir da experiência no Governo Federal (Prof. Dr. Victor Branco de Holanda, Ex-Consultor do FMI (Fundo Monetário Internacional))
10:00  Coffee break
10:30  Palestra
Contabilidade Aplicada ao Setor Público: a Base do Controle (Prof. Dr. Lino Martins da Silva - Especialista em Administração com ênfase em Controladoria Pública)
12:00 Almoço
14:00  Palestra
Controles Internos – Com base no gerenciamentos dos riscos e estrutura de governança (Profa. Mestre Maria Luciene Caretaxo Fernandes e Mestre Fábio Araújo AGU - Contadora do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco
15:30 Coffee break)
16:00  Palestra
"Contabilidade Aplicada ao Setor Público: Desafios e Perspectivas do Processo de Convergência" (Paulo Henrique Feijó - Ex-coordenador-geral da Coordenação Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação – CCONF, Secretaria do Tesouro Nacional)
17:30 Encerramento
 
 
Maiores informações no site do CRC: http://www.crcpb.org.br/seminario/ 

segunda-feira, 16 de julho de 2012



Se você é brasileiro, compartilha do pensamento de que poucas coisas na vida são mais chatas do que ter de parar tudo o que está fazendo e trabalhar na declaração do imposto de renda. Além de ser um dos países com a maior carga tributária do mundo, o Brasil não dá colher de chá para quem esquece, por engano ou por “engano”, de declarar alguma mínima coisa: qualquer movimento em falso e o leão está lá, pronto para devorá-lo. Como passar por essa parte chata da burocracia sem ter que perder a cabeça? Fácil: contratando um escritório de contabilidade para lidar com a declaração do imposto de renda por você.

Os escritórios que têm um bom sistema contabilidade e pessoas habilitadas para prestar o serviço atendem desde grandes empresas até pessoas físicas, uma vez que nem todo mundo tem tempo – ou paciência – para fazer a declaração minuciosa. Então, contratam o serviço, que faz um planejamento de declaração com base em todos os documentos passados pelo cliente, junto com as informações essenciais para que o levantamento da carga tributária seja apurado de forma simples. Em muitas das vezes é possível até eliminar o pagamento do imposto de renda, quando não há lucro real e gastos totais que ultrapasse o piso necessário para que a declaração tenha obrigatoriedade de ser feita.

Além do mais, não é fácil entender o que quer o tão leão do fisco. A verdade por trás do imposto de renda tem várias minúcias e é quase impossível acertar em cheio uma declaração sem ter que fazer muito esforço por isso. Há os itens tributáveis, há os itens que não precisam ser tributados, há a possibilidade de uma rescisão no valor final do imposto, e qualquer passo em falso por entre as possibilidades pode resultar numa terrível e temida zona de malha fina, quando o governo fica no seu pé para que você comprove gastos ou lucros que, às vezes por bobeira, não foram declarados. E vamos ser francos: nem todo mundo tem conhecimento pleno do funcionamento de software contabilidade, nem mesmo das ferramentas gratuitas do governo, para fazer a declaração tributária de imposto de renda com toda a segurança do mundo.

O importante é jamais fugir dos prazos de entrega da declaração e, principalmente, das regras para que o imposto de renda declarado seja considerado totalmente lícito. Ao invés de ficar pensando em fazer essa parte chata do balanço pessoal, nada melhor do que contratar um escritório de contabilidade, já que é o contador o responsável por analisar meticulosamente os mínimos detalhes patrimoniais do seu cliente. Um estudo sobre a sistemática de tributação, principalmente no caso de empresas, e comparativos entre demonstrativos contábeis para fins de evidências do sistema de tributação também são de responsabilidade dos escritórios de contabilidade Brasil afora – que realmente sentem prazer em fazer, além de serem os verdadeiros capacitados para essa função. 

Quem quer assumir o risco de fazer sua própria declaração de imposto de renda pode baixar nos sites do governo as opções dos sistemas tributários e fazer o documento por sua conta e risco. Mas é sempre melhor investir e deixar tudo nas mãos de um especialista, que calcula até os mínimos detalhes de cada tributo e imposto declarados. Fora que é um pequeno investimento, se comparado com a tranquilidade e o conforto de ter alguém fazendo para você uma tarefa de suma importância. E o melhor: com uma sempre pequena margem de erro, o que garante ainda menos problemas no decorrer do pagamento de tributos como esse.

Esse post nos foi enviado (e escrito) por um leitor do blog: Marcos Lopes, consultor da Muito Mais Digital

terça-feira, 10 de julho de 2012


RESUMO
O objetivo desta pesquisa foi avaliar a relevância da adoção do valor justo para mensuração dos ativos biológicos, bem como analisar seus reflexos sobre o patrimônio líquido de companhias do segmento do agronegócio listadas na BM&FBovespa. Verificou-se que a adoção do valor justo causou mudanças significativas no saldo dos ativos biológicos que, por sua vez, impactou, significativamente, o PL das companhias. As evidências sugerem que os ativos biológicos, quando avaliados pelo custo histórico, eram apresentados com valores subestimados pela contabilidade. Portanto, a avaliação pelo valor justo foi benéfica, uma vez que se apresentou bem próxima da estimação do mercado.

Autores:
Augusto Cezar da Cunha e Silva Filho
UnB/UFPB/UFRN - Prog Multi-Institucional e Inter-Regional de Pós-Grad em Ciências Cont - PPGCC Multi - PB

Vinícius Gomes Martins

UnB/UFPB/UFRN - Prog Multi-Institucional e Inter-Regional de Pós-Grad em Ciências Cont - PPGCC Multi - PB

Márcio André Veras Machado

UFPB - Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA e UnB/UFPB/UFRN - Prog Multi-Institucional e Inter-Regional de Pós-Grad em Ciências Cont - PPGCC Multi - PB 

Artigo aprovado no XXXVI EnANPAD