fevereiro 2013 - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Veja a matéria completa, inclusive com algumas dicas de planejamento, na Folha de São Paulo (clicando aqui).

Fonte: Folha de São Paulo

Dia 22 de fevereiro de 2013 as telenovelas brasileiras viraram notícia. E a notícia não é no Brasil e muito menos sobre o andamento da novela. A matéria no Financial Times (leia clicando aqui) traz como "manchete" a seguinte frase: Brazil’s latest telenovelas reflect the tastes and hopes of a rapidly rising middle class, dando destaque à já concluída "Avenida Brasil".

Fora a parte que trata da ascensão (do consumo) da classe média, o Financial Times (FT) dá uma ênfase especial ao fato de que a nossa Presidenta Dilma teve que remarcar um comício da campanha eleitoral para as prefeituras (leia aqui) e que houve a emissão de uma nota informando sobre o risco de apagão devido ao consumo de energia excessivo durante o último capítulo da novela (lei mais aqui).

Além desses fatos (que me fazem ficar um pouco envergonhado) o FT traz o exemplo de Jacqueline Luzia da Silva que mora em um bairro periférico, comprou sua casa com ajuda do crédito da Caixa Econômica Federal e, tem doutorado em sociologia, caso raro para a Classe C (como enfatizado pelo FT), assim como há a ênfase de que a ascensão da Classe C foi causada pelo crédito e que sem ele isso não aconteceria.

Isso me faz pensar sobre a sustentabilidade desse crescimento da classe média. E se o crédito acabar?

A ascensão da classe média brasileira também já foi notícia no Wall Street Journal, com o Corinthians como exemplo (leia aqui).

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Segue um curso proposto por meio da iniciativa conjunta do MEC e da CAPES, para capacitar os futuros pesquisadores brasileiros.

http://www.myenglishonline.com.br/

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Curiosamente, ontem estávamos discutindo sobre risco e retorno na aula da disciplina de Finanças I e chegamos ao tema relacionado, com o exemplo de uma empresa que oferece um alto retorno em curto espaço de tempo, com baixo risco associado ao investimento.

Quem leu o post aqui no blog sobre a Hipótese de Mercado Eficiente, a nota de 20 dólares e o golpe dos 10% (clique aqui) deve ter aprendido um pouco sobre esse tipo de investimento que traz dinheiro fácil. Porém, infelizmente algumas pessoas continuam caindo nessas armadilhas.

Segue uma matéria publicada no Jornal A Gazeta com a participação do Professor Fernando Caio Galdi e do Professor Emerson Mainardes.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Já estão disponíveis as informações referentes ao English e ao Spanish Track do Anpcont.

Maiores informações sobre o English e o Spanish Track clique aqui e aqui, respectivamente.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Acredito que isso esteja mais relacionado ao descontrole e a espionagem industrial do que à hipótese de mercados eficientes na forma forte. Mas dá para fazer uma analogia, uma vez que em algumas grandes empresas, manter segredo parece não ser uma tarefa tão fácil, e as informações são divulgadas ao mercado, de modo que a empresa, quando divulga de fato a "novidade", já não é mais tão "novidade" assim.

Estava comentando ontem sobre a dificuldade das empresas manterem segredos (principalmente as do tamanho da Apple ou Coca-Cola), com os meus alunos de Finanças I. O novo post de Damodaran, em seu blog fala exatamente sobre isso - dando algumas dicas para a Apple:

Be transparent: Become more open about long-term strategy and products. I think that Apple’s secrecy about new products and strategies may be a great marketing strategy but it creates an information vacuum, which is filled with rumors and fantasy. I know that Apple also worries about giving away information to its competitors, but when you are a company the size of Apple, the news will get out to your competitors any way. So, stop acting like you are protecting national security and start acting like a business!!
O post completo pode ser lido clicando aqui.