janeiro 2014 - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Nova pesquisa publicada pelos autores do Blog

Reflexos da Capitalização do Leasing Operacional nos Indicadores de Estrutura de Empresas do Subsetor de Transportes Listadas na Bovespa



Resumo

O leasing constitui uma alternativa para o financiamento de ativos para as entidades, tendo como modalidades operacionais e financeiras. Esse tipo de operação tem causado diversos entraves teóricos, dentre eles, a questão das transações off-balance sheet. Em 2009, o IASB e o FASB, em trabalho conjunto publicaram o Exposure Draft 2010/09 (ED) que promete mudanças relevantes no tratamento de tais operações. Frente a isso, o presente estudo teve como objetivo analisar os reflexos das mudanças propostas contidas no ED, quanto à capitalização do leasing operacional, nos indicadores de estrutura de empresas do subsetor de transporte listadas na Bovespa. Para isso, utilizou-se a metodologia de simulação das propostas contidas no ED, corroborando as pesquisas anteriores. Depois de efetivada a simulação, procedeu-se com o teste t de Student para amostras emparelhadas, com o intuito de verificar se as mudanças previstas podem causar diferenças significativas nos indicadores testados. As evidências apontam que no ano de 2011, um montante de R$ 3,8 bilhões, referente a contratos de leasing operacional, não transitou pelo Balanço Patrimonial (offbalance sheet) das respectivas empresas. Observou-se ainda que, em média, as empresas da amostra possuem contratos de leasing operacional a pagar equivalente a 18,46% do capital próprio e 16,14% do capital de terceiros. Por fim, ao simular as propostas contidas no ED, verificou-se que os indicadores de endividamento, imobilização do patrimônio líquido e imobilização dos recursos não correntes, sofreram variações significativas, do ponto de vista estatístico, com a capitalização dos saldos de leasing operacional.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

O vídeo está disponível no Youtube e trata, brevemente, da história da ABC. Podem assistir, não se arrependerão!

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Neste vídeo, o Professor Jason Shaw nos traz uma visão geral (e divertida) sobre estatística básica. Muito legal!


segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Vídeo muito divertido que dá uma visão geral sobre análise de regressão. Espero que dê uma motivação a mais aos leitores para que possam estudar esse tema de forma mais divertida.



Bons estudos!

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Damodaran é um dos Professores mais conhecidos na área de avaliação de empresas - inclusive o nome do evento é o título de um dos seus livros.

O seminário terá a duração de 2 dias e tem preços especiais até o dia 24 deste mês. Confiram no site.

Existe a inscrição para uma pessoa e a inscrição para 5 pessoas. Estou buscando mais 4 pessoas para dividir a inscrição de 5 pessoas comigo, pois sai mais barato. Que está disposto?

Conheça também o blog do Professor: Musing on Markets.

Sempre que conhecemos algo novo sobre formação dos contadores e profissionais de finanças de forma geral, efetuamos a divulgação aqui no blog (vocês podem ler mais nas tags sobre Carreira, Certificação, Educação, Emprego e outras). Complementando essa lista, o Baixaki reuniu 15 sites que podem nos deixar mais inteligentes.

Da lista dos 15, eu gosto muito do Coursera. O TED, apesar de não conhecer muito, também é bom. Vinícius comentou comigo uma vez que gostava do Duolingo, para estudar inglês. Aproveitem para conhecer esses e os outros. Bons estudos!

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

A tendência normal das coisas seria cada vez mais esses profissionais terem o seu trabalho valorizado nas empresas, pois para que se tenha sucesso nos negócios, os dois são essenciais.

Leia mais no site do CFC.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Prezados leitores, divulgo aqui o quinto livro de autoria do Professor Economista Paulo Galvão Júnior.

Paulo Galvão é um dos economistas mais empolgados que eu conheço. Ele passa essa empolgação para os seus artigos e, consequentemente, para os seus livros.

Conheçam clicando aqui o seu mais novo livro.


Eu sempre soube que pessoas que gostam de boa música conseguem se diferenciar dos demais. Agora o Brasil inteiro (por que não o mundo?!) também podem saber disso!


Fonte: www.layoutsparks.com

Um candidato a estágio em uma empresa que trabalha com contabilidade e administração se deu bem por gostar de boa música. Muito bom para todos nós que gostamos do bom Rock!

Leia a matéria completa no Estadão.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Em 2009, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) aprovou o Pronunciamento Técnico CPC 29 – Ativos Biológicos e Produtos Agrícolas. O CPC 29 expõem o tratamento contábil dos ativos biológicos e produtos agrícolas, trazendo como principal novidade a utilização do fair value na mensuração contábil de tais ativos, em detrimento do custo histórico. Nesse contexto insere-se este artigo, que tem por objetivo avaliar a relevância da adoção do fair value para mensuração dos ativos biológicos, bem como analisar seus reflexos sobre o patrimônio líquido (PL). Para tanto, analisa-se a questão do value relevance dos ativos biológicos mensurados ao custo histórico e ao fair value, bem como o impacto da mudança de base de mensuração sobre o PL, para os exercícios de 2008 e 2009, das empresas listadas na BM&FBovespa, que exploram tais ativos.  As evidências empíricas encontradas apontam que a adoção do valor justo causou mudanças significativas no saldo dos ativos biológicos, que por sua vez impactou, significativamente, o PL das companhias. As evidências sugerem ainda que os ativos biológicos, quando avaliados pelo custo histórico, eram apresentados com valores subestimados pela contabilidade. Portanto, a avaliação pelo valor justo foi benéfica, uma vez que se apresentou mais próxima da estimação do mercado. Uma justificativa plausível para esse achado é o fato de que com o passar do tempo, o custo histórico é suscetível de não refletir a capacidade de benefício econômico do bem, uma vez que se limita aos valores de face na data da aquisição ou produção.

Artigo Completo.