setembro 2014 - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

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segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Após um longo processo, foi publicado hoje o número da Revista de Administração da USP com um artigo escrito por mim, Orleans Martins e Edilson Paulo sobre o tema que dá título a essa postagem. Esse artigo foi premiado como melhor trabalho da área de mercado de capitais no Congresso USP de 2012.

O título do artigo é Avaliação de empresas e probabilidade de negociação com informação privilegiada no mercado de capitais brasileiro.

http://www.secureworldexpo.com

Um dos achados interessantes é que a "assimetria informacional" tem influência no preço das ações, principalmente para as ações daquelas empresas que estão listadas nos níveis diferenciados de governança corporativa (isso é bem interessante). Esse achado corrobora o modelo teórico de Grossman e Stiglitz (1980) que tratam sobre a impossibilidade de o mercado ser totalmente eficiente, onde o mercado se equilibra em um ambiente de desequilíbrio (paradoxo de Grossman e Stiglitz).

Como principais implicações para os participantes do mercado, destacam-se as seguintes: 1) há uma alta probabilidade de negociação com informações privilegiadas; e 2) a geração de informações ainda não divulgadas formalmente é utilizada, de forma indireta, pelos participantes do mercado, à medida que são divulgadas pelas negociações dos insiders. Com base nisso, os investidores podem, à medida que percebem movimentos anormais, traçar estratégias baseadas nesse volume de negociações, fato já
explorado desde a década de 1960 (Rogoff, 1964; Jaffe, 1974), estratégia essa que no Brasil é bem limitada (causando prejuízos aos investidores) pela Instrução CVM 358 (isso também foi explorado em um outro artigo nosso apresentado no Congresso da USP de 2014 - O lado B do insider trading).

Com isso apresentamos mais evidências que mostram que a ICVM precisa ser revista, de modo que os investidores possam melhor se proteger da atuação dos insiders.

domingo, 28 de setembro de 2014

No ANPCONT deste ano, pela primeira vez, eu consegui participar da Mostra de Iniciação Científica. Diversos trabalhos me chamaram a atenção. E um deles, especificamente, por tratar da participação de diversas instituições no Congresso.

Conforme a figura abaixo, a IES que teve mais autores participando do ANPCONT foi a UFPB.


O quadro abaixo mostra os 5 autores mais centrais entre aqueles que participaram do congresso. O 5º mais central foi o Professor Edilson Paulo, da UFPB (meu orientador no mestrado e no doutorado).


Parabéns às meninas da Iniciação Científica e à sua orientadora, por estimular a pesquisa na graduação.

O artigo foi o seguinte:



PERFIL DOS AUTORES NOS SETE ANOS DE CONGRESSO ANPCONT: EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE FINANCEIRA, DEMONSTRADAS POR MEIO DE REDES DE COLABORAÇÃO

Vanessa Carolina Henrique de Sousa
Graduanda de Ciências Contábeis
Universidade Estadual de Maringá – UEM


Barbara Helena Estolarique Conde
Graduanda de Ciências Contábeis
Universidade Estadual de Maringá – UEM


Joyce Menezes da Fonseca Tonin
Mestre em Contabilidade e
Professora da Universidade Estadual de Maringá -UEM
Av. Colombo, 5.790 - Jd. Universitário
CEP: 87020-900 – Maringá- PR
E-mail: joycemftonin@gmail.com


Paulo Moreira da Rosa
Doutor em Engenharia de Produção
Professor da Universidade Estadual de Maringá

A Credit Suisse mostrou um gráfico recentemente (com algumas restrições) sobre o desempenho das ações de empresas que têm mulheres no board em comparação com aquelas empresas que só tem homens.

Por que será que isso acontece? Será que acontece assim no Brasil (talvez por sermos um país machista, quase não tenhamos mulheres na diretoria).

Será que poderíamos explorar uma estratégia baseada na troca do board, ou baseada na inclusão de mulheres? 


quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Divulgando esse ótimo evento!

Fonte: http://biostatsolutions.com


Caros leitores, autores e avaliadores da ASAA,
 
A revista Advances in Scientific and Applied Accounting (ASAA) gostaria de
convidá-los para participarem do 1º Workshop ASAA sobre condução de
pesquisa analítica em contabilidade e finanças que será ministrado pelo
Prof. Dr. Niklas Lampenius da Universität Hohenheim (Alemanha). O evento
será realizado dias 27 e 28 de outubro e discussão de projetos de tese na
manhã do dia 29 em Vitória (ES).
 
O workshop é voltado para docentes, pesquisadores e alunos de
pós-graduação stricto sensu.
 
Serão 2 dias intensivos para os participantes vivenciarem como conduzir e
analisar artigos analíticos e uma manhã para discussão de projetos de
tese de doutorado que podem ser submetidos em inglês para um encontro com o
Prof. Niklas ou em português para encontro com professores doutores na
manhã do dia 29/10. Submissão dos projetos de tese para o email:
asaajournal@gmail.com 
 
Inscrições até 10/10/2014 com taxa inicial menor no link: 
https://docs.google.com/forms/d/1dMHYQE_7BT6MCfvGXZh9V_nk_k5yPH4GszrLG7_sXEU/viewform
 
Informações adicionais sobre o workshop e currículo do Prof. Niklas
Lampenius em:
http://www.cienciascontabeis.ufes.br/eventos
 
Agradecemos seu constante interesse em nosso trabalho e contamos com a sua
presença nesse 1º Workshop ASAA,
 
Prof. Edilson Paulo
Prof. Jose Elias Feres de Almeida
Editores ASAA
________________________________________________________________________
Advances in Scientific and Applied Accounting
http://asaaccounting.info/
 
 

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Ontem à noite foram divulgados os artigos aprovados no SEMEAD


Os autores do blog tiveram 2 artigos aprovados:

Assimetria Informacional e o Preço das Ações: Análise da Utilização das Redes Sociais nos Mercados de Capitais Brasileiro e Norte Americano 

Autores: Marcelo Paulo de Arruda, Luiz Felipe de Araújo Pontes Girão e Wenner Glaucio Lopes Lucena

PREÇO DA AÇÃO, DISCLOSURE E ASSIMETRIA DE INFORMAÇÃO: O CASO OGX  

Autores: Orleans Silva Martins, Edilson Paulo e Luiz Felipe de Araújo Pontes Girão

Quando os artigos estiverem disponíveis online eu farei um breve resumo prático e os disponibilizarei para download.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Como divulgado anteriormente, sortearíamos hoje uma assinatura do gestor financeiro da Nibo (http://contabilidademq.blogspot.com.br/2014/09/sorteio-de-gerenciador-financeiro-para.html).

O sortudo foi:
https://apps.facebook.com/sorteie/resultado?id=28tk&t=1

Além do sorteio, fizemos uma promoção, dando um livro de contabilidade introdutória. O vencedor seria aquele que tivesse mais curtidas em seu comentário sobre formas de conseguirmos maior valorização da profissão contábil.

O vencedor foi o mesmo do sorteio. Que sortudo, hein David!

O texto vencedor obteve 38 curtidas:

David Medeiros Obter reconhecimento, respeito e valorização frente a sociedade é o sonho de inúmeros profissionais de diversas classes. Contudo, é notável que formar um padrão de excelência e valorização profissional em um país com pouco mais de 203 milhões de habitantes, onde 502.528 mil deles são contadores, ou seja, aproximadamente 0,25% da população, é um pouco difícil, todavia, mesmo que a passos lentos, estamos caminhando para solidificar ainda mais nosso ofício e podemos fazer mais. Minhas dicas são: padronizar os currículos base dos cursos de contabilidade; exigir de forma assídua que cada profissional contábil comprove ter participado de algum curso ou capacitação em alguma área contábil, com uma carga horária mínima anual a ser definida; que os exames de suficiência sejam aplicados não apenas para os ingressantes da profissão, como também para profissionais atuantes, a fim de estimular/impulsionar os profissionais a estarem atualizados; haver uma forma de avaliação dos contadores por parte dos seus clientes, que possa ser divulgada, ou ao menos sabida, por parte dos Conselhos Regionais a fim de promover os devidos cabimentos ou prêmios; haver o prêmio Craque da Contabilidade, um prêmio de excelência para qualquer profissional, professor, contabilista, analista, perito, auditor, que de alguma forma foi peça chave para a valorização da profissão naquele ano, por meio de devidas tarefas desempenhadas. Podemos crescer, aparecer, basta querermos mais, lutarmos mais pela nossa profissão. #Contadorcomorgulho.

Em segundo lugar:

Thyago Santana A minha opinião é que a valorização do profissional contábil deve começar na parte acadêmica, onde os estudantes possam conhecer desde o inicio do curso de ciências contábeis a importância do profissional contábil por meio de palestras, minicursos e visitas organizadas em parceria com os Conselhos Regionais e que haja maior convênio com grandes empresas e órgãos públicos para que no futuro, quando formados tenham maiores chances de ingressarem nessas empresas. Além disso, uma grade curricular que possa abordar os assuntos contábeis de maneira que o estudante possa compreender o que se passa na área contábil, alem do aumento do número de docentes (mestres e doutores), maiores incentivos de programas de pós-graduação, grupos de pesquisa visando a melhorar a qualidade da formação docente.
Além disso, é necessário que os profissionais antigos passem por uma reciclagem, para que possam estar dentro da dinâmica do que o mercado exige, maiores incentivos dos Conselhos Regionais, divulgando a importância do contador na sociedade e a educação continuada aos profissionais já atuantes por meio de cursos e exame de suficiência além de pontuação mínima necessária anual para poder continuar a exercer a profissão contábil.
Apesar das dificuldades, é necessário a união dos profissionais e estudantes para que a Contabilidade seja no futuro forte, atuante e devidamente valorizada.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

A burocracia no Brasil continua afetando o dia a dia das empresas e dos contadores. De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, 42% dos empresários apontam a alta carga tributária como problema para o crescimento. Essa mesma carga tributária, complexa e arcaica, dificulta a vida dos contadores na relação com pequenas e médias empresas.

Na busca de ferramentas para ajudar os contadores nos seus trabalhos diários, surgiu o gerenciador financeiro para pequenas e médias empresas Nibo. Há pouco tempo eles lançaram uma interface somente para uso do contador, de modo que auxilia muito o profissional a lidar com os afazeres diários por se tratar de uma ferramenta de contabilidade online.

http://financeandaccountancy.com


O CEO e cofundador do Nibo, Gabriel Gaspar, já tinha percebido essa demanda desde a época em que trabalhava como gestor em empresas. Sabendo das demandas com o setor de contabilidade, ele resolveu criar uma interface que facilitasse essa relação. "Todos os documentos que os empresários anexam ficam disponíveis para o contador, eles podem trocar mensagens na plataforma e tudo isso é integrado ao sistema de contabilidade dele. Um processo que levava três dias pode levar bem menos tempo”, disse Gaspar ao portal Exame.com.

Antes do lançamento oficial, o Nibo já havia testado com cerca de 100 escritórios de contabilidade do RJ e de SP. A resposta foi que houve diminuição no tempo de transmissão de dados financeiros pelas empresas e consequentemente diminuição da burocracia tributária e aumento da produtividade. Um dos contadores observou redução de 20% nos pedidos de reemissão de guias mensais, e de 50% no tempo de retrabalho. O Nibo hoje atende 100 escritórios de contabilidade e 50 mil empresas. A expectativa é que até o fim de 2015 esse número passe para 4,5 mil escritórios de contabilidade e 300 mil empresas.



*** Esse é uma postagem patrocinada ***

Em homenagem ao Dia do Contador, o Blog Contabilidade & Métodos Quantitativos irá sortear um acesso cortesia da plataforma de gestão financeira para pequenas e médias empresas Nibo.

Para participar do sorteio, que será feito pelo Facebook, os interessados deverão seguir as regras que estão na fanpage do Blog. Fiquem atentos e não percam o prazo!

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Recentemente nós divulgamos um sorteio por aqui pelo blog, que foi feito pelo facebook.

Esse foi o sortudo, David Medeiros, ex-aluno da UFPB.


domingo, 7 de setembro de 2014

Turmas, seguem os planos de ensino e os arquivos com o conteúdo planejado para as disciplinas que ficarão sob a minha responsabilidade durante o semestre 2014.2: Finanças Aplicadas I (Ciências Atuariais: tarde e noite) e Finanças Aplicadas III (Ciências Atuariais: tarde e noite).

Arquivos de Finanças Aplicadas I: plano de ensino e planejamento das aulas.

Arquivos de Finanças Aplicadas III: plano de ensino e planejamento das aulas.

Os materiais impressos estão na "xerox" de Júnior. A pasta de Finanças I é Div18 e a de Finanças III é Con24.

Os horários das aulas são os seguintes, até o momento:


Abaixo está nossa "estrutura conceitual". Leia com atenção!


  1. Avaliação dos seminários e debates
Quanto à apresentação de seminários, análise e apresentação de artigos, ficará a critério dos apresentadores utilizar recursos didáticos como quadro ou datashow. Isso também ficará sob sua responsabilidade, devendo reservar junto ao Departamento ou órgão responsável pela reserva do datashow; o tempo de cada apresentação será definido no dia do sorteio dos temas; um “sumário” (ou cronograma) da apresentação deverá ser entregue a todos os presentes na aula, inclusive ao professor; todo o grupo deverá dominar TODA a apresentação. Se alguém faltar, isso não poderá ser usado como desculpa para não apresentar.

Se forem utilizar datashow, os slides devem ser enviados ao email do professor com pelo menos 3 dias de antecedência.

A avaliação será feita com base no desempenho da apresentação e com base nas respostas dadas às perguntas que serão feitas pela turma ou pelo professor ao término da apresentação.

2.      Telefone celular em sala de aula – silencioso. Se tocar, o aluno poderá atendê-lo fora de sala de aula, nunca na sala. Isso demonstra respeito para com os outros colegas e o professor. A desobediência a essa regra implicará em dedução da nota relacionada à “postura e participação” do aluno;

3.      A participação de vocês é de extrema importância para o desenvolvimento da disciplina e para o seu aproveitamento individual. Sua participação agregará mais valor ao conhecimento dos colegas, professor e o seu;

4.      Os exercícios deverão ser entregues feitos à mão, nunca em computador, exceto se o professor assim solicitar (se for por email solicite a confirmação do recebimento);

5.      Geralmente surge algum conceito que não é comum no dia-a-dia da Faculdade, por ser muito específico de alguma área de estudo. O professor cobrará que os alunos pesquisem sobre esse conceito, trazendo na aula seguinte, também feito à mão;

6.      Dúvidas devem ser sanadas sempre, nunca deixe a dúvida para o dia seguinte, isso poderá prejudicar o seu aprendizado;

7.      Nas provas, eventualmente, precisaremos utilizar calculadoras. Não será permitida a utilização de nenhum outro recurso eletrônico que não seja uma simples calculadora (científica, financeira etc). Celulares, tablets, notebooks, netbooks e semelhantes não tem utilização permitida;

8.      As provas poderão ser feitas com lápis grafite, porém não haverá correção após a devolução das mesmas.

9.      É permanentemente proibida a comunicação entre alunos durante o período de prova. Cada vez que for identificada a comunicação, será anotado o nome do aluno. A partir da segunda vez, será descontado 10% da nota;

10.  Na prova, será permitido ao aluno sanar uma dúvida (apenas uma) com o professor, desde que a pergunta não leve a uma resposta explícita. A interpretação faz parte da avaliação.

11.  As provas terão início no horário normal da aula. Após a saída de algum aluno da sala, nenhum outro aluno poderá entrar para fazer prova. Se por algum motivo muito especial o aluno precisar chegar atrasado, comunique com antecedência ao professor para que possa pedir aos colegas de turma que esperem;

12.  Incentivo à pesquisa: o artigo será desenvolvido durante a disciplina, para os interessados e valerá como parte da última nota. Esse artigo não é obrigatório, porém quem fizer um bom artigo terá uma boa nota no último estágio;

13.  Além da bibliografia básica e complementar, recomendo que o aluno busque material extra, principalmente artigos científicos, revista e jornais técnicos (Capital Aberto e Valor Econômico, e.g.) e sites/blogs (contabilidademq.blogspot.com e contabilidadefinanceira.blogspot.com, são sites que trazem materiais de finanças);

14.  Ligação para o professor: nenhum aluno está autorizado a fazer ligação ao celular do professor. Tudo deverá ser resolvido por email. Eu respondo emails muito rápido (desde que seja necessário);

15.   Trabalhos enviados por email: apenas contarão para a nota os trabalhos que o professor confirmar o recebimento do email; 

16.  Resenha do livro: a leitura e resenha (de até 3 páginas) do livro faz parte da nota de trabalhos (quando informada previamente). Contudo, toda semana, um aluno voluntário fará uma breve apresentação do capítulo, ganhando meio ponto na prova. A entrega será feita por email no dia da primeira aula da semana, a partir da semana que se inicia no dia __/__/_____. As apresentações ocorrerão toda segunda aula da semana;

17.  Slides para apresentação: o aluno deverá levar seu próprio notebook ou solicitar ao Departamento no qual o seu curso está vinculado;

18.  As aulas não podem ser gravadas;

19.  Os alunos que ficarem com média final entre 6,7 e 6,9 poderão fazer um trabalho complementar, de modo que a sua média seja arredondada para 7,0, para que o aluno não precise fazer prova final. Provavelmente o trabalho será uma resenha de 3 capítulos do livro “Outliers”. Os demais que não obtiveram nota maior ou igual a 7,0 terão que fazer a prova final.

20.  Dúvidas dos alunos quanto à metodologia ou outros pontos do curso? Casos omissos serão resolvidos pelo professor.



quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Peço que ajudem um colega mestrando a concluir o seu curso, respondendo ao questionário do link abaixo. Haverá um sorteio de dois livros, entre aqueles que concluirem o questionário.



Obrigado!



Prezados Profissionais de Contabilidade da Paraíba Participe da pesquisa referente ao trabalho de dissertação do aluno Gilberto Magalhães de título “Um Estudo Sobre o Nível de Conhecimentos dos Profissionais de Contabilidade em relação ao Sistema Público de Escrituração Digital por meio da Teoria de Resposta ao Item"
Como forma de retribuir a sua participação será sorteado livros "Retenção de Tributos Federais" e o Livro "Sped Sem Armadilhas"
Aos amigos empresários de contabilidade disponibilize o questionário com os seus colaboradores e aos demais ajude compartilhando o link da pesquisa
Obrigado
https://docs.google.com/forms/d/1uHMeU-_78DR-qI1Es9u3noyqBBh2yPf9D0yBv_82lOM/viewform?usp=send_form