julho 2018 - Blog ContabilidadeMQ

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terça-feira, 31 de julho de 2018

No vídeo de hoje o meu orientando do mestrado, Souza Neto, fala da aplicação da técnica de Fermi para resolver problemas de negócios (especificamente de valuation).

Todavia, essa técnica deveria ser conhecida por todas as pessoas que precisam tomar decisões: médicos, advogados etc.







segunda-feira, 30 de julho de 2018

Aqui estão os slides que utilizarei na parte de avaliação pelo fluxo de caixa descontado em Finanças 2 (disciplina obrigatória do curso de ciências atuariais da UFPB).

Nós não seguiremos exatamente a ordem dos slides. Eu fiz os slides como se fosse um "passo a passo" das valuations que eu mesmo faço - então eles servirão de guia para vocês, enquanto que a ordem das aulas segue o plano de ensino da disciplina.

Nas próximas aulas discutiremos sobre "custo do capital"!



Quem quiser imprimir os slides que estão no final deste post, mas não quiser imprimir tudo de uma só vez, basta seguir o planejamento das aulas e ir imprimindo aos poucos.



Peço que imprimam os dados das duas empresas que usaremos nos exercícios que faremos em sala, clicando aqui.

Aqui estão alguns dados de mercado de outras empresas que uso como exemplo para estimação do beta.

No material do final do post vocês poderão encontrar os seguintes assuntos:
  • Introdução. 
  • Abordagens de valuation. 
  • Conhecendo a empresa. 
  • O que precisamos de matemática financeira. 
  • Fundamentos do modelo de fluxo de caixa descontado:
  • Reinvestimento: CAPEX e Capital de Giro 
  • Tributos sobre o lucro
  • Crescimento
  • Custo do capital: próprio, de terceiros e WACC
  • Fluxo de caixa livre
  • Projeções. 
  • Modelo de avaliação. 
  • Cenários e sensibilidade do modelo. 
  • Trailing. 
  • Ações com direitos diferentes. 
  • O que deve ter no relatório de valuation.
  • Indicações de leitura
Os materiais da primeira aula, com a programação da disciplina, poderão ser acessados clicando aqui.

A playlist com todos os resumos das aulas pode ser acessada clicando aqui.

Abaixo estão os slides:




Curso de avaliação pelo fluxo de caixa descontado (Valuation) from Felipe Pontes

terça-feira, 24 de julho de 2018

Aqui está o vídeo com a elaboração da planilha da modelagem financeira com o estudo de caso da The Body Shop.

Recomendo que os que tenham mais dificuldade com esse tipo de exercício sigam atentamente aos passos do vídeo.







segunda-feira, 23 de julho de 2018

Aqui está o vídeo das nossas aulas sobre taxa livre de risco e prêmio pelo risco de mercado.









quinta-feira, 19 de julho de 2018

Aqui estão os slides que serão utilizados nas nossas aulas sobre taxa livre de risco e prêmio pelo risco de mercado.










quarta-feira, 18 de julho de 2018

Estamos iniciando mais um semestre com aulas de valuation e alguns alunos já me perguntaram sobre as vídeo aulas.




Todos os resumos das aulas de valuation já estão lá no nosso canal do Youtube, na playlist de valuation.

Confere lá e aproveita para se inscrever em nosso canal clicando aqui.


terça-feira, 17 de julho de 2018

Aqui estão os slides da aula de ontem. Divulguei apenas hoje porque algumas coisas eram surpresa, então vocês não poderiam ter acesso ao material antes.













segunda-feira, 16 de julho de 2018

O edital do PPGCC da UFPB, onde dou aula, está aberto.

Temos diversas vagas para mestrado e doutorado.

Para maiores informações, cliquem aqui.





quarta-feira, 11 de julho de 2018

Henrique Bredda é o gestor de fundos mais famoso do Brasil nos últimos tempos. A minha filosofia de investimentos é muito parecida com a dele (gosto de investir em coisas que as outras pessoas ainda não estão investindo) e, por isso, resolvi compartilhar com vocês essa entrevista dele.

Isso serve para me relembrar no futuro (quando Facebook me lembrar) de assistir mais uma vez.

Outra entrevista com a Icatu, clicando aqui.

Assistam com bastante atenção!


segunda-feira, 9 de julho de 2018

Aqui estão os slides usados na primeira aula de introdução a Valuation, na disciplina de Finanças 2.

Fermização é uma técnica usada para aproximar a resposta de problemas que aparentemente parecem não fazer sentido ou não ter solução.










terça-feira, 3 de julho de 2018

Turmas, abaixo vocês podem conferir algumas informações sobre a disciplina que ficará sob a minha responsabilidade neste semestre, na graduação de Ciências Atuariais da UFPB

Para ter acesso ao planejamento das aulas da graduação, clique aqui.







FINANÇAS APLICADA II (1202300):

Objetivo: Proporcionar aos alunos conhecimentos básicos sobre avaliação de ativos com base no valor intrínseco, bem como decisões sobre estrutura de capital e política de dividendos.

Conteúdo: Títulos de Dívida. Ações e sua Avaliação. Custo de Capital. Estimativa dos Fluxos de Caixa.  Avaliação Baseada em Valor. Orçamento de Capital. Decisões de Estrutura de Capital. Política de Dividendos.

Habilidades e competências: 1) Modelagem financeira; 2) Projeções; 3) Valuation; 4) Redação de relatórios de análise e recomendações de investimentos.

Metodologia: Serão utilizados em sala de aula, os seguintes procedimentos: (a) aula expositiva com o auxílio do quadro; (b) aula expositiva com o auxílio do datashow;  (c) aulas práticas, com aplicações de estudos de casos; (d) aulas práticas no laboratório e (e) apresentações de seminários.

Avaliação
  • 1ª nota: 10% da nota será consequência da postura e da participação do aluno nas aulas, 20% é a soma de exercícios e trabalhos realizados em sala de aula (ou fora dela) e 70% é decorrente de uma prova.
  • 2ª nota: 10% em consequência da postura e da participação do aluno nas aulas, 20% da soma dos exercícios, 30% trabalhos realizados e 40% decorrente da apresentação de uma valuation elaborada por uma grande empresa.
  • 3ª nota: 10% em consequência da postura e da participação do aluno nas aulas, 10% da soma dos exercícios e trabalhos realizados, 40% decorrente do relatório de valuation escrito e 40% da apresentação do relatório de valuation de uma empresa previamente escolhida pelo grupo de alunos.





Referências básicas:
AIUBE, Fernando A.L. Modelos quantitativos em finanças com enfoque em commodities. . Bookman. 2013.

DAMODARAN, Aswath. Investment valuation: tools and techniques for determining the value of any asset. 2. John Wiley & Sons. 2002.

ROSS, Stephen A. et al. Fundamentos da administração financeira. 9. AMGH. 2013

Referências complementares (apenas os livros - os demais materiais estão disponíveis no SIGAA):
BERK, Jonathan; DEMARZO, Peter; HARFORD, Jarrad. Fundamentals of corporate finance. 2. Pearson. 2012.

BRUNER, Robert F. Estudos de casos em finanças: gestão para criação de valor corporativo. 5. Mc Graw-Hill. 2009.

DAMODARAN, Aswath. The little book of valuation: how to value a company, pick a stock, and profit. . John Wiley & Sons. 2011.

KOLLER, Tim; GOEDHAR, Marc; WESSELS, David. Valuation: measuring and managing the value of companies. 5. John Wiley & Sons. 2010.

VERNIMMEN, Pierre et al. Corporate finance: theory and practice. 2. John Wiley & Sons. 2009.




OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Os materiais impressos estão na "xerox" de Júnior. A pasta de Finanças II é Div10. Mas nosso livro principal (Damodaran, na versão em português, está disponível na biblioteca do CCSA).

É importante que os alunos assinem a newsletter do Blog, para receber os materiais postados diretamente em seu email. Além disso, curtam a nossa Fanpage e assinem o canal do YouTube. Os slides das turmas passadas poderão ser acessados no meu SlideShare.

Para fazer o download dos slides no SlideShare, siga os seguintes passos: 1) busque pelo botão "download" na página do slide que você quer baixar; 2) aparecerá uma janela pedindo para que você faça o login; 3) Você pode fazer o login criando uma conta no site, ou acessando pela sua conta do LinkedIn (a escolha é sua) - quem não tem conta no LinkedIn, recomendo que façam, pois é uma rede social para fazer networking e procurar emprego; e 4) após o login, o download começará automaticamente.

Tabela de Horários para GRADUAÇÃO:


DisciplinaSegTerQuaQuiSexSab
120230016h------14h------
120230018h------16h------
120230019h------19h------
120230020h40------20h40------


Salas de aula: turma da tarde na CCSA 234 e turma da noite na CCSA 227

Horários de atendimento dos monitores: a ser definido entre os alunos e os monitores, com a restrição de ocorrer apenas uma vez na semana e em um horário em que a maioria dos alunos possa estar presente.

O contato comigo fora de sala, sobre a disciplina, poderá ser feito por email (luizfelipe@ccsa.ufpb.br) ou no Ambiente dos Professores número 67, nas quartas-feiras das 16h00 às 18h00.

Abaixo está nossa "estrutura conceitual". Leia com atenção!


  1. Avaliação dos seminários e debates
Quanto à apresentação de seminários, análise e apresentação de artigos, ficará a critério dos apresentadores utilizar recursos didáticos como quadro ou datashow. Isso também ficará sob sua responsabilidade, devendo reservar junto ao Departamento ou órgão responsável pela reserva do datashow; o tempo de cada apresentação será definido no dia do sorteio dos temas; um “sumário” (ou cronograma) da apresentação deverá ser entregue a todos os presentes na aula, inclusive ao professor; todo o grupo deverá dominar TODA a apresentação. Se alguém faltar, isso não poderá ser usado como desculpa para não apresentar.
Se forem utilizar datashow, os slides devem ser enviados ao email do professor com pelo menos 3 dias de antecedência.
A avaliação será feita com base no desempenho da apresentação e com base nas respostas dadas às perguntas que serão feitas pela turma ou pelo professor ao término da apresentação.
2.      Telefone celular em sala de aula – silencioso. Se tocar, o aluno poderá atendê-lo fora de sala de aula, nunca na sala. Isso demonstra respeito para com os outros colegas e o professor. A desobediência a essa regra implicará em dedução da nota relacionada à “postura e participação” do aluno;
3.      participação de vocês é de extrema importância para o desenvolvimento da disciplina e para o seu aproveitamento individual. Sua participação agregará mais valor ao conhecimento dos colegas, professor e o seu;
4.      Os exercícios deverão ser entregues feitos a mão, nunca em computador, exceto se o professor assim solicitar (se for por email solicite a confirmação do recebimento);
5.      Geralmente surge algum conceito que não é comum no dia-a-dia da Faculdade, por ser muito específico de alguma área de estudo. O professor cobrará que os alunos pesquisem sobre esse conceito, trazendo na aula seguinte, também feito à mão;
6.      Dúvidas devem ser sanadas sempre, nunca deixe a dúvida para o dia seguinte, isso poderá prejudicar o seu aprendizado;
7.      Nas provas, eventualmente, precisaremos utilizar calculadoras. Não será permitida a utilização de nenhum outro recurso eletrônico que não seja uma simples calculadora (científica, financeira etc). Celulares, tabletsnotebooksnetbooks e semelhantes não tem utilização permitida;
8.      As provas poderão ser feitas com lápis grafite, porém não haverá correção após a devolução das mesmas.
9.      É permanentemente proibida a comunicação entre alunos durante o período de prova. Cada vez que for identificada a comunicação, será anotado o nome do aluno. A partir da segunda vez, será descontado 10% da nota a cada ocorrência. O Professor também pode optar por atribuir nota ZERO à prova;
10.  Na prova, será permitido ao aluno sanar uma dúvida (apenas uma) com o professor, desde que a pergunta não leve a uma resposta explícita. A interpretação faz parte da avaliação.
11.  As provas terão início no horário normal da aulaApós a saída de algum aluno da sala, nenhum outro aluno poderá entrar para fazer prova. Se por algum motivo muito especial o aluno precisar chegar atrasado, comunique com antecedência ao professor para que possa pedir aos colegas de turma que esperem;
12.  Incentivo à pesquisa: o artigo será desenvolvido durante a disciplina, para os interessados e valerá como parte da última nota. Esse artigo não é obrigatório, porém quem fizer um bom artigo terá uma boa nota no último estágio;
13.  Além da bibliografia básica e complementar, recomendo que o aluno busque material extra, principalmente artigos científicos, revista e jornais técnicos (Capital Aberto e Valor Econômico, e.g.) e sites/blogs (contabilidademq.blogspot.com e contabilidadefinanceira.blogspot.com, são sites que trazem materiais de finanças);
14.  Ligação para o professor: nenhum aluno está autorizado a fazer ligação ao celular do professor. Tudo deverá ser resolvido por email. Eu respondo emails muito rápido (desde que seja necessário). O Professor solicitará o telefone de alguns alunos da turma, para entrar em contato no caso de uma urgência;
15.   Trabalhos enviados por email: apenas contarão para a nota os trabalhos que o professor confirmar o recebimento do email; 
16.  Resenha do livro: a leitura e resenha (de até 3 páginas) do livro faz parte da nota de trabalhos (quando informada previamente). Contudo, toda semana, um aluno voluntário fará uma breve apresentação do capítulo, ganhando meio ponto na prova. A entrega será feita por email no dia da primeira aula da semana, a partir da semana que se inicia no dia __/__/_____. As apresentações ocorrerão toda segunda aula da semana;
17.  Slides para apresentação: o aluno deverá levar seu próprio notebook ou solicitar ao Departamento no qual o seu curso está vinculado;
18.  As aulas não podem ser gravadas;
19.  Os alunos que ficarem com média final entre 6,7 e 6,9 poderão fazer um trabalho complementar, de modo que a sua média seja arredondada para 7,0, para que o aluno não precise fazer prova final. Provavelmente o trabalho será uma resenha de 3 capítulos do livro “Outliers”. Os demais que não obtiveram nota maior ou igual a 7,0 terão que fazer a prova final;
20. Eu costumo fazer cold calls, então é importante que os alunos estudem previamente o material da aula, para não ficar sem saber o que responder;
20.  Dúvidas dos alunos quanto à metodologia ou outros pontos do curso? Casos omissos serão resolvidos pelo professor.

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Há algum tempo o Professor Zé Elias (UFES) enviou um editorial da European Accounting Review (EAR) sobre a importância da cover letter.

Lá o editor fala sobre o que é e o que não é uma boa cover letter na visão dele.

Apesar de não ser obrigatório, é muito importante que os autores façam alguns comentários iniciais.

Na RECFin são pouquíssimos os casos em que os autores fazem isso e eu chutaria que mais de 90% dos casos são apresentadas informações pouco úteis.




Aqui está o quadro final que o editor apresenta sobre o que deve estar na cover letter (sem muita enrolação, com alguns poucos parágrafos - uma página, talvez):



  1. Competing papers: comentários sobre em que ponto você está avançando com relação a artigos que já foram previamente publicados sobre este mesmo tema. Eu tenho rejeitado muitos artigos tanto na RECFin, quanto em revistas que eu sou revisor, por este motivo. As pessoas simplesmente não têm se preocupado em mostrar exatamente onde elas estão ajudando a literatura da área a evoluir.
  2. Related papers: tive um problema recentemente na RECFin em que um revisor achou que um artigo era plágio. No final das contas, após conversar com os revisores e passar por um programa de plágio, cheguei a conclusão de que o problema era apenas porque os autores usaram a mesma base de dados em dois artigos. Se eles tivessem informado isso na cover letter, teríamos evitado alguns "constrangimentos".
  3. History of the paper: esse é para o caso específico de artigos que são rejeitados no desk, mas com o convite de resubmeter quando fizerem os ajustes necessários. Eu faço esse tipo de "rejeição" com frequência, mas as pessoas nunca submetem de novo. Acho que ficam chateadas.
Leiam também o post sobre o porquê de os artigos serem rejeitados. Clique aqui.