Aqui estão os slides usados na segunda aula de introdução a
Valuation, na disciplina de Finanças 2, sobre
modelagem financeira. Após os slides eu também apresento algumas informações adicionais sobre cuidados que é preciso que as pessoas tomem quando analisarem informações pro forma.
Como eu disse no início, abaixo apresento algumas informações sobre cuidados que devemos ter com o uso de informações pro forma:
Me perguntaram no Twitter o que são "
informações pro forma" na teoria e na prática. Primeiro: para mim, não há distinção entre teoria e prática. Tudo o que eu pesquiso, estudo e ensino é o que eu pratico (exceto a otimização de carteiras kkk)
Antes de entenderem o conceito de informação pro forma, deem uma busca na palavra pro forma. O que ela quer dizer? Depois de pesquisar o que "pro forma" quer dizer... tenham cuidado com divulgações pro forma.
A informação pro forma é uma informação "fora da norma" (non-GAAP) para apresentar os efeitos de alguma coisa nova (como a IFRS 16), ou de modo a "melhor representar" a realidade econômica da empresa. Vejam essa aula dos slides acima, feita pelo meu ex-orientado de mestrado Souza Neto.
Na prática, vejam como a Magalu usou para apresentar o efeito comparativo da IFRS 16 e outros ajustes não recorrentes:

Como eu disse antes da imagem, é preciso ter cuidado com esse tipo de informação. Às vezes ela pode tentar manipular os investidores. Principalmente investidores menos experientes precisam ter cuidado com isso.
Vejam esse artigo publicado na The Accounting Review (principal revista científica de contabilidade do mundo):
The Effects of Pro Forma Earnings Disclosures on Analysts' and Nonprofessional Investors' Equity Valuation JudgmentsAqui tem mais um da Accounting Review que mostra o efeito da informação pro forma nos menos experientes... focando na ênfase que é dada à informação pro forma pela gestão da empresa. Todavia, a reconciliação da informação pro forma e da norma mitiga esse efeito (foi o que a Magalu fez!):
Are Investors Influenced by Pro Forma Emphasis and Reconciliations in Earnings Announcements?Esse outro artigo que conta com uma equipe muito pesada de autores também chama atenção para essa questão dos investidores menos experientes... a galera se preocupa demais com press-release e corre um risco enorme de ser enganado pelo uso indiscriminado das informações pro forma:
Pro forma disclosure and investor sophistication: External validation of experimental evidence using archival data