dezembro 2011 - Blog ContabilidadeMQ

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sábado, 31 de dezembro de 2011

Tenho certeza de que as pessoas que crêem que os pedidos de ano novo podem se realizar sempre pedem mais dinheiro. Porém, é mais fácil gastar menos do que ganhar mais, pelo menos para mim.

Aqui vão 7 dicas para a sua empresa gastar menos (algumas aplicáveis à vida pessoal) retiradas do Saia do Lugar.

1. Comece pelos fornecedores
A melhor maneira de começar a diminuir as despesas é negociar na hora das compras, e ao mesmo tempo dimensionar corretamente qual o volume que será comprado e estocado. Isso permite mais rapidez de giro e é essencial para manter o caixa equilibrado. Por isso, não deixe as negociações nas mãos somente dos encarregados das compras.

2. Eleja um vilão
Alguém tem que ser “chato”. Pode ser o presidente da empresa, um funcionário escolhido para fazer isso, ou até um consultor especialmente contratado para a função. Essa pessoa fará o trabalho de avaliar minuciosamente o custo de cada operação e cada item comprado, principalmente aqueles com maior volume, e definir limites aos preços cobrados pelos fornecedores.

3. Organize concorrências
Quando for adquirir os itens que pesam mais no caixa da empresa, promova uma concorrência entre os fornecedores pelo menos uma vez por ano. Se você simplesmente disser a cada um deles que está fazendo uma concorrência, o efeito é o mesmo.

4. Esgote seus estoques
Estabeleça um padrão para os pedidos conforme o estoque, para que as compras sejam feitas somente quando o estoque for o mais baixo possível. Isso vale para suprimentos de escritório, matéria-prima ou mercadorias para venda. É muito comum encomendar mais do que o necessário, por precaução. Isso enfraquece o fluxo de caixa.

5. Reconsidere os gastos com equipamentos
Antes de trocar os computadores, não pense duas vezS três. Certifique-se de que a troca é mesmo uma necessidade. O investimento pode não justificar o resultado.


6. Não desista no primeiro “não”
As recusas dos fornecedores não significam necessariamente um “não” definitivo. Aceitar a primeira resposta negativa em uma negociação é um erro. Se você repetir sua proposta e suas exigências várias vezes, o fornecedor pode acabar cedendo. Convencer o vendedor de que a transação depende do preço vai garantir um bom negócio para você e para sua empresa.

7. Evite reuniões fora da empresa
Reuniões externas demandam um gasto na maior parte das vezes desnecessário. Além disso, afastam funcionários das atividades mais produtivas.

Último dia do ano!! Nós do C&MQ desejamos que todos tenham um ótimo ano novo!! Que em 2012 nós tenhamos mais tempo para postar coisas úteis e que consigamos mais leitores (isso seria muito bom!).

Não tem jeito do post sobre o Exame de Suficiência ficar de fora das primeiras colocações. Se algum leitor estiver para fazer o Exame e sentir a necessidade de comentarmos sobre algum dos assuntos do edital, sintam-se à vontade para entrar em contato conosco, ou comentar esse ou qualquer outro post solicitando. Será um prazer ajudá-los.

Segue o Top 10 de dezembro:





































































































sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Segue um pequeno texto que apresenta uma breve discussão quanto a alguns questionamentos no que se refere a bolhas nos preços dos ativos.
Esse breve paper foi escrito por um estudante de Doutorado em Economia da Harvard University.


quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Os trabalhos bibliométricos, aqueles que usam ferramentas matemáticas ou estatísticas para determinar como anda o processo de comunicação (no nosso caso, as publicações em periódicos, eventos ou livros), tenta quantificar a comunicação escrita, ou seja, aquela publicada em livros, periódicos, eventos etc (Fonte, veja mais sobre a Fonte).

Sabendo agora o que é um trabalho bibliométrico, vou dizer o porquê de ter resolvido postar sobre isso. Estava pensando em um artigo para escrever para uma das disciplinas do mestrado, porém tive um problema com os dados. Isso me fez ficar sem muita saída para fazer trabalhos na área de finanças agora nas férias de janeiro. Meio aperreado, na hora do jantar, eu pensei: por que não fazer um trabalho bibliométrico sobre o tema da minha dissertação? Não precisarei de Economática para isso.

Daí surgiu a ideia de escrever esse trabalho e postar sobre essa metodologia aqui por mais dois motivos: o primeiro é que eu vou divulgar com os leitores do blog essa metodologia da Ciência da Informação, mostrando algumas poucas vantagens (essa metodologia está longe de ser minha especialidade) e ainda vou deixar registrado aqui um blog muito interessante sobre isso (clique aqui), possibilitando até uma pesquisa futura minha.

Voltando ao tema central do post,  bibliometria é sustentada por alguns princípios e Leis. Quando comecei a ler sobre isso, percebi muita relevância para as pesquisas em Ciências Contábeis e fui tendo algumas ideias para o meu artigo (essas eu não compartilharei ainda). Sem ser muito profundo nesse tema, até porque não é interesse do post, as principais Leis são as seguintes (Fonte): Lei de Bradford, Lei de Lotka e Lei de Zipf.

A Lei de Bradford estima a relevância dos periódicos em uma determinada área do conhecimento.

A Lei de Lotka estima a produtividade ou relevância dos autores e supõe que alguns pesquisadores produzem muito em determinada área e muitos pesquisadores produzem pouco.

Já a Lei de Zipf estima as freqüências de ocorrência das palavras em um determinada texto e a região de concentração dos textos.

Para a minha pesquisa, especificamente, as duas primeiras serão muito importantes.



Baseando-se no objetivo da bibliometria, que é, de forma bem ampla e geral, quantificar aquilo que está publicado, essa metodologia pode ser aplica à contabilidade, administração, economia etc, com o objetivo de: encontrar os maiores e mais produtivos autores da área (possibilitando buscar no Lattes dele outros trabalhos na área ou até contato via email), quais os periódicos que mais publicam na área da sua pesquisa, o que já foi estudado no âmbito da sua pesquisa aqui no Brasil, o que está sendo publicado e estudado no exterior sobre o seu tema (essas duas últimas podem fazer com que surjam ideias de pesquisas futuras), possibilita levantar hipóteses para o seu trabalho, amplia e melhora o seu referencial teórico, entre outras vantagens.

Para finalizar, deixo aqui alguns trabalhos bibliométricos para exemplo:


Análise cientométrica dos estudos bibliométricos publicados em periódicos da área de biblioteconomia e ciência da informação;

Análise dos perfis dos artigos com estrato qualis CAPES sobre teoria dos ajustamentos contábeis do lucro;

Esses dois são bem simples, mas são interessantes para começar a ver como é que funciona a metodologia bibliométrica mais simples. O primeiro é da área de ciência da informação e traz até um breve histórico, por isso achei interessante. O segundo, além de ser da nossa área, é de duas amigas minhas e um professor. É bom divulgar o trabalho dos amigos!

Vi essa imagem hoje e tive um momento meio diferente. Isso é tudo o que eu penso! Não vou comentar muito para não perder leitores (isso é para descontrair um pouco).

Desconsiderem a linha vermelha, leia tudo. Não sei bem qual é a fonte, apenas vi circulando pelo Facebook. Também não sei se foi Bill Gates o autor das 11 dicas, mas elas são muito válidas, até se fossem feitas por uma criança.

Apenas leiam e pensem.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Pessoal, segue um questionário de pesquisa realizada por colegamos do nosso Programa. A pesquisa é destinada a usuários ou preparadores de informações contábeis no Setor Públi.


Estamos convidando-lhe para participar desta pesquisa que está sendo realizada como parte disciplina Teoria da Contabilidade no Doutorado de Contabilidade da UNB/UFPB/UFRN.

A resposta ao questionário levará pouco tempo! Suas respostas são completamente anônimas e apenas os pesquisadores diretamente envolvidos no projeto terão acesso aos dados. Você nunca será pessoalmente identificado neste projeto de pesquisa. A informação que você nos fornecer será codificada como um número.
Agradecemos o preenchimento atento ao questionário que se segue. Sua participação é totalmente voluntária. Você é livre para parar de respondê-lo em qualquer momento antes de finalizá-lo. Ao preencher e enviar o questionário você estará de acordo que os dados sejam utilizados e analisados.

Por favor, lembre-se que não existem respostas certas ou erradas. Nós estamos apenas interessados em conhecer sua percepção quanto as informações contábeis geradas a partir de métodos distintos. Em caso de dúvida, você pode entrar em contato com os responsáveis pela pesquisa pelo e-mail rossanagsousa@yahoo.com.br.

Agradecemos sua contribuição e disponibilidade para participar deste estudo e solicitamos a indicação deste link a outros colegas contadores ou gestores públicos.

Clique AQUI para ter acesso ao questionário.

Muitas pessoas fazem essa mesma pergunta do título do post quando escutam ou lêem nos jornais alguma notícia sobre o câmbio.

Câmbio está longe de ser minha especialidade ou minha opção de leitura ou investimento favorita. Também não me importo muito com ele, porém sei que é extremamente importante analisar os acréscimos e decréscimos da moeda estrangeira (não só porque gosto de teconologia que é, essencialmente, importada dos EUA).



Para que você perceba a importância do câmbio para as pessoas que não gostam ou não precisam comprar produtos importados, não têm a intenção de viajar para a Europa ou Estados Unidos, por exemplo, nos próximos meses pense (parafraseando o prof Ricardo Cintra): você come produtos que utilizam trigo? Usa produtos derivados do petróleo? Se sim, o câmbio é extremamente importante para você.

Esses produtos citados, assim como outras commodities como: feijão, arroz, carne etc. são cotados em Dólar e isso faz com que o câmbio seja mais importante para você do que sua imaginação permitia perceber.

Se eles são cotados em Dólar, a desvalorização dessa moeda, em relação ao Real, faz com que esses produtos cheguem às suas mesas com um preço mais acessível. Por outro lado, os exportadores brasileiros e outras indústrias não ficam muito felizes com isso porque a competição no ramo de tecnologia, também por exemplo, fica um tanto quanto "desleal", quando falamos em Estados Unidos e China.

Por que eu digo que a concorrência é "desleal"?

Pelo óbvio: Os EUA têm muito mais tecnologia do que o Brasil e a China tem todo aquele "problema" de mão de obra barata e outros fatores que fazem com que os produtos cheguem ao Brasil com preços menores que os nacionais. Então, para os exportadores, a desvalorização do Dólar em relação ao Real é ruim, pois eles agora competem com preços equivalentes aos dos produtos norte-americanos e preços mais altos do que dos produtos chineses.

Então, o que você tem a ver com o câmbio?

Veja algumas matérias e notícias recentes sobre o câmbio e o seu impacto na economia:


1. Tudo muito explicadinho: o dólar
2. Brasil quer que OMC reconheça impacto do câmbio sobre o comércio
3. Brasil adota câmbio flutuante há 12 anos
4. Impacto do câmbio sobre IPCA será limitado, diz Itaú Unibanco

Encerrando o mês de dezembro de 2011, resolvemos fazer o Top 10 de dezembro e o Top 10 de toda a vida do Blog, representando o ano de 2011.

O objetivo inicial do Blog era falar de Contabilidade e Métodos Quantitativos aplicados a ela. Esse segundo objetivo foi deixado meio de lado. Porém, em 2012, se a dissertação nos permitir, vamos tentar colocar um pouco mais de estatística (fora os Top 10) aqui no blog.

Esse 10 é baseado nas estatísticas, como já comentado, de toda a vida do C&MQ, especialmente neste ano, será o Top 10 de 2011, visto que iniciamos nossos trabalhos agora. Nesse Top 10 especial vamos abordar estatísticas diversas, não apenas os posts, como nos Top 10 mensais, como: origens do tráfego e público.

Então vamo lá:

15/02/2011









21/02/2011










20/03/2011









26/01/2011










11/08/2011










14/11/2011









04/09/2011









04/02/2011









23/02/2011










 25/05/2011
 
Desses posts indicados acima, o que eu mais gosto é o das "Notas Explicativas (explicando o IFRS) do BIC Banco". Para mim, esse é um exemplo a ser seguido de Notas Explicativas bem feitas. Para quem ainda está começando a estudar as IFRS, é interessante ver o comparativo entre a norma anterior e elas.
Porém, o post que domina mesmo é o do Exame de Suficiência. Nós começamos uma série de posts com resoluções de questões, porém demos uma parada. Esse ano pretendemos voltar com mais questões para os nossos leitores.

Origens do tráfego:

Disparado, o site que trouxe mais leitores para o nosso C&MQ foi o Google, como era de se esperar; seguido do Facebook e do Twitter.

Dentre as palavras chave que foram usadas para encontrar o blog nos sites de busca estiveram: contabilidade e métodos quantitativos, declarações fiscais 2011, contabilidade e métodos quantativos blog, exame, contabilidade ambiental, reconciliação bancária, história da contabilidade, "valor nocional" e aumento do capital método do custo.

Público:

Por fim, apresentamos o nosso público, durante o ano. Acredito que a ferramenta de tradução do blog fez com que leitores de outros países aparecessem por aqui.

Brasil
 - 15.221
Estados Unidos
 - 1.308
Portugal
 - -341
Alemanha
 - 233
Rússia
 - 77
Hungria
 - 69
Moçambique
 - 50
Cingapura
 - 45
Canadá
 - 29
ReinoUnido

 
 
Tenham todos um ótimo final de ano e até o próximo post
 
 
 

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Hoje, o mercado de capitais brasileiro recebeu uma péssima notícia. O professor Alexsandro Broedel Lopes renunciou ao cargo de Diretor da CVM.

O professor é Doutor em Contabilidade e Controladoria pela USP, tem vasta experiência internacional, é um pesquisador renomado. É uma grande perda para a CVM e substitiu o também professor Doutor Eliseu Martins, na Diretoria da autarquia.

Agora nos resta esperar para ver quem será o próximo Diretor da CVM.


A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) informou nesta quinta-feira (22/12) que o diretor Alexsandro Broedel Lopes deixará de fazer parte do colegiado da autarquia em 2 de janeiro.
Broedel, que foi nomeado em 4 de janeiro de 2010, renunciou ao cargo em função de motivos pessoais.
O Ministério da Fazenda indicará à Presidência da República um substituto para cumprir o mandato do diretor, que expira em 31 de dezembro 2014 (BRASIL ECONÔMICO)

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A CAPES divulgou ontem o resultado da Avaliação de Cursos Novos pelo Comitê Técnico-Científico – CTC e recomendou o Doutorado em Administração com Conceito 4. (Maiores informações: http://www.capes.gov.br). No ano em que comemora os seus 35 anos de fundação, o Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA passa a ofertar, a partir de 2012, os Cursos de Mestrado Acadêmico em Administração – CMA e o Curso de Doutorado em Administração – CDA. O Curso é o quinto a ser ofertado em toda a Região Nordeste.

Criado em 1976, o PPGA é um dos mais tradicionais programas de pós-graduação brasileiros em Administração, e um dos primeiros cursos de pós-graduação criados na UFPB. Alguns dados demonstram a importância do PPGA/UFPB na comunidade acadêmica nacional nas últimas três décadas: (1) foi pioneiro em algumas importantes iniciativas de cooperação institucional em nível nacional e internacional, como exemplifica o fato de ser o primeiro signatário do Programa Capes/Cofecub (Comité Français de Coopération Interuniversitaire avec Le Brésil); (2) formou mais de 480 mestres e 20 doutores em diversas linhas de pesquisa, como Organizações e Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Marketing, Estratégia e Finanças; e (3) alguns de seus docentes foram e continuam sendo prestigiados por entidades brasileiras e do exterior, sobretudo em termos de participação em comitês e premiação em eventos acadêmicos. Ademais, a relevante atuação do PPGA em seus 35 anos de existência pode ser comprovada pela qualificação de seus egressos que, hoje, atuam como docentes e pesquisadores em reconhecidas universidades e no próprio programa, bem como profissionais em órgãos públicos, empresas privadas e organizações do terceiro setor.

Sobre o Curso de Doutorado em Administração

O Curso de Doutorado em Administração tem como área de Concentração Administração e Sociedade, que pretende promover o desenvolvimento do ensino, do estudo e da pesquisa em temas que envolvem as articulações do conhecimento em administração com a sociedade e da sociedade com o conhecimento em administração. A concentração adotada prescreve que os estudos realizados tenham intenção prioritária em desenvolver conhecimentos de administração voltados ao interesse social, com vistas ao aperfeiçoamento das atividades gerenciais de organizações governamentais, sociais e empresariais. O Curso abrange três linhas de pesquisa, com ênfases em determinadas subáreas do conhecimento da Administração e que caracterizam o campo de atuação do curso e sua ênfase em estudos que priorizem os vínculos entre a Administração e a Sociedade. São elas:
Linha 01: Gestão Estratégica, Trabalho e Sociedade
Linha 02: Informação e Mercado
Linha 03: Marketing e sociedade

Um dos diferenciais do curso envolve a organização acadêmica, estruturada em quatro eixos de formação: Formação em metodologia, Formação em conteúdo, Formação em prática de pesquisa e Formação didática. A previsão de abertura das inscrições do processo seletivo da primeira turma do Curso de Doutorado está prevista para Abril e o inicio das aulas para Agosto de 2012. Serão ofertadas 09 (Nove) vagas distribuídas nas três linhas de pesquisa do Curso.

Fonte: PPGA/UFPB

domingo, 18 de dezembro de 2011

Caros

A Diretoria da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - ANPCONT tem a honra de convidá-lo a participar do VI Congresso ANPCONT, a realizar-se em Santa Catarina, no período de 04 a 06/06/2012, véspera de feriado nacional.

O período de submissão dos trabalhos para o VI Congresso ANPCONT e dos artigos ao 2° Fast Track ANPCONT é do período de 01/12/2011 a 12/02/2012.

Os trabalhos para o VI Congresso ANPCONT devem ser submetidos de forma eletrônica no link Submissão de trabalhos: http://www.furb.br/especiais/interna.php?secao=3018

Para a submissão ao 2° Fast Track ANPCONT, recomendamos ler antes as instruções na página http://www.furb.br/especiais/interna.php?secao=3020 Os artigos produzidos em redes de pesquisadores devem ser submetidos de forma eletrônica no link Submissão de trabalhos: http://www.furb.br/especiais/interna.php?secao=3019

Em ambas as modalidades são necessários três arquivos conforme instruções da página. Porém, há diferenças na quantidade de páginas do trabalho.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Acesse o site do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade


Está disponível no site do Congresso o link para submissão de trabalhos. Até a meia noite do dia 28/02/2012 serão recebidos na página do evento os trabalhos para o 12º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade (artigos científicos e ensaios teóricos elaborados por professores, alunos de pós-graduação lato e stricto sensu e profissionais) e para o 9º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade (elaborados por alunos de graduação).
Para edição de 2012 o Congresso tem uma nova área temática a de Contabilidade Governamental e Terceiro Setor.

Para submeter trabalhos, é preciso que todos os co-autores estejam cadastrados no site: www.congressousp.fipecafi.org

Siga as datas importantes do Congresso USP pelo site: www.congressousp.fipecafi.org

Rebeca Cordeiro é a primeira estudante do Nordeste a receber premiação da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais


“A influência do índice Book-to-market e do ROE na explicação dos retornos das ações brasileiras”. Esse é o título da dissertação de mestrado que fez de Rebeca Albuquerque Cordeiro, do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), uma das ganhadoras do 7º Prêmio Anbima de Mercado de Capitais. Com isso, ela se tornou a primeira acadêmica de universidade do Nordeste a conquistar o prêmio outorgado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais ((Anbima), que contempla projetos de dissertação de mestrado e teses de doutorado sobre temas relevantes para o desenvolvimento do Mercado de Capitais Brasileiro.

Os vencedores do Prêmio Anbima de Mercado de Capitais recebem uma premiação em dinheiro, um certificado e, caso indicados pela comissão julgadora, poderão ter os seus trabalhos publicados em livro pela própria Anbima. “O prêmio é um importante reconhecimento, em nível nacional, para o trabalho realizado, uma vez que é concedido por uma instituição de grande relevância na área. Isso demonstra que a dissertação contribui não só em âmbito acadêmico, mas também para aplicações práticas na área de Finanças”, comentou Rebeca, que teve orientação do professor Márcio André Veras Machado, do departamento de Administração da UFPB.

Rebeca Cordeiro explicou que seu trabalho teve como objetivo analisar a influência de três variáveis fundamentalistas na explicação dos retornos do mercado de capitais brasileiro: o índice book-to-market e as expectativas futuras do índice book-to-market e do Retorno sobre o Capital Próprio (ROE). Foram pesquisadas empresas não-financeiras, com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa), no período de 1995 a 2010. “Os resultados obtidos mostram que uma variável de previsão agregada, composta pela combinação das três variáveis fundamentalistas analisadas, influencia a explicação dos retornos das ações brasileiras, inclusive, apresentando capacidade explicativa superior aos modelos de precificação tradicionais”, argumenta.

A mestranda acrescenta que, como contribuição teórica, o trabalho enfoca a Abordagem Fundamentalista, uma perspectiva alternativa de análise das anomalias de mercado que possui poucas evidências empíricas, sobretudo em países emergentes. “Os resultados obtidos no estudo podem contribuir para o estabelecimento de estratégias de investimento no mercado de ações, uma vez que a combinação do índice book-to-market atual com as previsões do índice book-to-market e do ROE, para o ano seguinte, foram capazes de explicar parte das variações dos retornos das ações no mesmo período”, ressalta.

Contatos pelo fone (83) 3216.7454, do Programa de Pós-Graduação em Administração, ou pelo e-mail rebecacordeiro1@gmail.com.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011


O que pode beneficiar contabilização de incorporadoras de imóveis no Brasil.

A KPMG International considerou positiva a segunda rodada de propostas de revisão de normas sobre receitas emitida em novembro pelo Conselho de Normas Contábeis Internacionais (IASB - International Accounting Standards Board) e pelo Conselho Americano de Normas Contábeis Financeiras (FASB - Financial Accounting Standards Board). Phil Dowad, líder global da KPMG da área de Reconhecimento de Receitas avalia como adequada a abordagem dos órgãos normativos: “É uma boa notícia que os conselhos tenham ouvido o feedback sobre a primeira rodada de propostas. Todas as partes interessadas têm uma chance a mais de influenciar uma nova norma sobre receita”.

“Para o Brasil, a revisão da norma sobre receitas emitidas é muito bem-vinda, especialmente para empresas como as incorporadoras de imóveis. Com a adoção das IFRS no País, essas empresas enfrentaram dificuldades para a contabilização de algumas receitas advindas da venda de imóveis na planta. Se não fosse pela orientação técnica OCPC 04 do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis), que efetivamente significou um afastamento na aplicação das normas IFRS no País em relação às normas emitidas pelo IASB, isto teria afetado profundamente as demonstrações financeiras de incorporadoras de imóveis, postergando significativamente o seu reconhecimento de receitas advindas da venda de imóveis na planta. Com a revisão da norma que hora está em curso, este problema parece ser equalizado”, afirma Ramon Jubels, sócio da área de IFRS da KPMG no Brasil. “Mas as consequências da revisão da norma ainda estão sendo avaliadas”, acrescenta o executivo.

Apesar de as propostas poderem não constituir mudanças significativas nas atividades de negócio para muitas empresas, determinados setores provavelmente sofreriam mudanças importantes. Gary Reader, líder da Estrutura Mundial de IFRS na KPMG, explicou: “As empresas mais afetadas seriam aquelas com produtos e serviços em pacotes, ou aquelas que realizam atividades de construção – por exemplo, setores de telecomunicações, software e engenharia. De acordo com as novas propostas, o momento do reconhecimento de receita poderia mudar, mas o impacto exato sofreria variação. Algumas empresas reconheceriam as receitas mais cedo, enquanto para outras o reconhecimento seria postergado”. Para empresas desses setores, há também implicações comerciais mais amplas a serem consideradas, incluindo condições contratuais, incentivos aos funcionários e comunicações com investidores e analistas.

Mas Reader recomenda cautela: “Todas as empresas devem tomar nota dos requisitos propostos de divulgação. Eles podem exigir mudanças nos sistemas e processos conforme as empresas procurem obter os dados necessários – mesmo que não haja mudança nos números das demonstrações contábeis.”

O padrão proposto implica um modelo único que se aplica a todas as empresas. Isso necessariamente significa que seria exigido que os encarregados da preparação exercitassem um nível mais aprofundado de julgamento, aumentando o desafio de uma interpretação consistente. Dowad acrescenta: “Apesar de darmos as boas-vindas a uma abordagem com foco em princípios em vez de regras detalhadas, as empresas devem considerar se as propostas têm clareza suficiente para serem aplicadas de maneira bem-sucedida".

As propostas estão abertas a consulta pública até 13 de março de 2012, sendo que uma norma final provavelmente só entrará em vigor em janeiro de 2015.

Perfil-A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory presente em 150 países, com 138.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. As firmas-membro da rede KPMG são independentes entre si e afiliadas à KPMG International Cooperative ("KPMG International"), uma entidade suíça. Cada firma-membro é uma entidade legal independente e separada e descreve-se como tal.

No Brasil, a empresa tem aproximadamente quatro mil profissionais distribuídos em 21 cidades de 12 Estados e Distrito Federal. [Twitter: @KPMGBRASIL | Site: kpmg.com/BR].

Portal Fator Brasil

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

É  parte  do  instinto  dos  gestores  avaliar  o  desempenho  da  entidade  que  lhe  é  designada  para
que  tome  decisões  voltadas  para  a  correção  e  melhorias  de  decisões  tomadas  no  passado,
tendo em vista a maximização do uso e do retorno dos recursos aplicados e consumidos pelas
atividades  exercidas  na  empresa.  Nesse  sentido  o  presente  estudo  teve  como  objetivo
averiguar se os procedimentos de avaliação de  desempenho utilizados pela Central Nordeste
do  Sistema  de  Cooperativas  de  Crédito  do  Brasil  se  assemelham  aos  do  GECON  ou  do
Balanced Scorecard e verificar secundariamente se eles se complementam e se a utilização se
dá de forma proposital ou instintiva. Para atender ao objetivo, foram aplicados questionários
com  os  gestores  da  entidade  com  vistas  a  buscar  evidências  da  utilização  dos  modelos
propostos.  A  aplicação  do  estudo  em  uma  cooperativa  de  crédito  se  dá  por  ser  um  setor  do
mercado pouco estudado e que tem apresentado números satisfatórios quanto ao crescimento.
A  pesquisa  de  campo  foi  caracterizada  como  estudo  de  caso,  descritivo  e  quantitativo,  pois
utilizou  ferramentas  quantitativas  para  analisar  o  problema  e  os  objetivos.  Os  resultados
apontaram que os gestores da instituição utilizam conceitos dos dois modelos na avaliação do
desempenho, mas que essa utilização se dá de maneira instintiva, visto que eles demonstraram
desconhecer a utilização dos modelos por parte da entidade.

Palavras-chave:  Avaliação  de  Desempenho;  Gecon;  Balanced  Scorecard;  Cooperativa  de
Crédito.

Artigo publicado nos anais do VIII CONVIBRA (acesse aqui).

MARTINS, VINÍCIUS GOMES ; GIRÃO, L. F. A. P. ; ARAÚJO, Aneide O. ; SILVA FILHO, Augusto C. da C e . ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE MODELOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO SOB A PERSPECTIVA DO GECON E DO BALANCED SCORECARD: estudo de caso em uma Central de cooperativas de crédito. In: Congresso Brasileiro Virtual de Administração, 2011, virtual. VIII Congresso Brasileiro Virtual de Administração, 2011.

A  contabilidade,  por  meio  das  Demonstrações  Contábeis,  objetiva  subsidiar  seus  usuários
com informações gerais sobre a entidade que reporta a informação. Porém, informações gerais
podem  não  ser  úteis  o  suficiente  para  que  o  usuário  interno  possa  atuar  de  forma  mais
competitiva  em  um  novo  mercado.  Em  pesquisa  realizada  pelo  SEBRAE  (2010)  ficou
evidenciado  que  58%  das  empresas  encerram  suas  atividades  antes  dos  5  anos  de  vida.
Quando  se  fala  em  micro  e  pequenas  empresas  esse  número  sobe  para  75%  (FELDMANN,
2011). Com esses dados, o estudo em tela teve como objetivo geral apresentar a importância
da  informação  contábil-gerencial  na  decisão  de  investimentos  em  uma  escola  de  Ensino
Médio,  analisando  a  troca  de  equipamentos  de  condicionamento  de  ar  em  3  salas  da
Instituição, com o intuito de evidenciar a redução de custos operacionais para a entidade. Para
tanto,  foi  utilizado  como  ferramenta  principal  para  o  estudo  de  caso  a  análise  do  Valor
Presente Líquido do investimento na troca dos equipamentos, para apurar a viabilidade ou não
do  investimento.  Como  ferramenta  secundária  foi  utilizado  o  cálculo  do  Payback  Time
demonstrando  em  quanto  tempo  o  investimento  será  recuperado.  Chegou-se  ao  resultado  de
que  a  troca  dos  equipamentos  em  dois  dos  três  casos  analisados  é  viável,  do  ponto  de  vista
econômico.  O  caso  que  apresentou  inviabilidade  deve  ser  analisado  sob  a  perspectiva  de
outras variáveis, como a satisfação do cliente, e.g., não caracterizando objetivo deste estudo.

PALAVRAS-CHAVE:  Redução  de  custos.  Análise  de  Investimentos.  Informação  Contábil-Gerencial. Instituição de ensino.Ar condicionado.

Artigo publicado nos anais do VIII CONVIBRA (acesse aqui)

GIRÃO, L. F. A. P. ; MACEDO, J. M. ; MARTINS, VINÍCIUS GOMES ; SILVA FILHO, Augusto C. da C e . Análise da viabilidade da troca de equipamentos de condicionamento de ar como alternativa para redução de custos operacionais: estudo de caso em uma instituição de ensino fundamental e médio. In: Congresso Brasileiro Virtual de Administração, 2011, virtual. VIII Congresso Brasileiro Virtual de Administração, 2011.

A  mensuração  de  eventos  que  devem  ser  registrados  pela  contabilidade  constitui  um  antigo
problema  a  ser  resolvido  pelos  pesquisadores  da  área  e  um  tópico  muito  importante  e
discutido  à  luz  da  Teoria  da  Contabilidade.  Diversos  são  os  problemas  relacionados.  Neste
estudo,  avaliou-se  o  problema  relacionado  à  mensuração  e  avaliação  contábil  para  a
comparação  dos  números  contábeis  por  parte  dos  usuários  em  bases  monetárias  distintas.
Utilizando o princípio do price-level accounting, o estudo objetivou analisar se as diferenças
geradas pela atualização das demonstrações contábeis das cooperativas de crédito do sistema
de  cooperativas  de  crédito  SICOOB  Nordeste  têm  diferenças  significativas,  quando
atualizadas para valores corrigidos, que justifiquem o custo para corrigir tais demonstrações.
Para isso, atualizou-se as demonstrações contábeis utilizando-se a taxa SELIC para trazer os
dados  registrados  a  valor  presente,  para  atualizar  os  valores  passados  e  deixá-los  o  mais
próximo  possível  do  exchange-value  of  money  foi  escolhida  a  taxa  CDI  e,  por  fim,  para
atualizar  os  valores  do  ativo  imobilizado,  mais  especificamente,  os  valores  dos  prédios,
escolheu-se  a  taxa  do  INCC/FGV.  Ao  comparar  os  indicadores  financeiros,  específicos  para
instituições  financeiras,  foi  possível  observar  que  ocorreram  variações  na  maioria  dos
indicadores,  porém,  o  teste  de  diferenças  de  médias  de  Wilcoxon  demonstrou  que  apenas
Encaixe  Voluntário,  Lucratividade  dos  Ativos  e  Eficiência  Operacional  foram,  do  ponto  de
vista estatístico, significativas.

PALAVRAS-CHAVE:  Custo  histórico  corrigido.  Mensuração.  Price-level  accounting.
Cooperativas de crédito.

Artigo publicado nos anais do VIII CONVIBRA (acesse aqui)

GIRÃO, L. F. A. P. ; MARTINS, VINÍCIUS GOMES ; Silva, José Dionísio Gomes da ; VENTURA, Ana F. A. . REFLEXOS DO CUSTO HISTÓRICO CORRIGIDO NOS INDICADORES FINANCEIROS: Um Estudo no Sistema de Cooperativa de Crédito SICOOB Nordeste no ano dE 2010. In: Congresso Brasileiro Virtual de Administração, 2011, Virtual. VIII Congresso Brasileiro Virtual de Administração, 2011.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

I COLÓQUIO UNIVERSIDADE DO FUTURO: CONVERGÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Palestrante: Prof. Dr. Jocildo F. Bezerra (UFPE)

Mini-currículo: Graduado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1972), possui mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1975) e doutorado pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE do Departamento de Economia, atuando lá desde 1974. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: macroeconomia, economia monetária, economia regional. No período de 1987 à 1988 foi coordenador técnico do Curso de Mestrado em Economia do Departamento de Economia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Ocupou o cargo de Diretor Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco S.A. - AD/DIPER - no período de 1991 à 1995.O Prof. Jocildo Fernandes Bezerra ocupou ainda o cargo de Consultor Técnico da Federação das Indústrias de Pernambuco - FIEPE - no período de 1996 à 2009, entre outras atividades.

NÃO PERCAM

Dia: 06 de dezembro de 2011
Horário: Às 09hs
Local: Auditório 211 – CCSA/UFPB – Campus I

AS INSCRIÇÕES SÃO GRATUITAS NO LOCAL, AS VAGAS SÃO LIMITADAS E TEREMOS CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO

Informações:
Iana Helena (83) 9964-6890 – TIM / (83) 8883-4279 - OI
e-mail: secretaria.ufpbdofuturo@gmail.com