2014 - Blog ContabilidadeMQ

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sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Seguem os slides utilizados por Vinícius Martins na sua palestra sobre os "Aspectos contemporâneos da contabilização dos ativos biológicos".

domingo, 14 de dezembro de 2014

Compartilho com vocês os slides que foram utilizados por mim. Além de ter falado um pouco sobre normatização contábil, eu dei algumas dicas sobre como se preparar para passar em um processo seletivo de mestrado, com base na minha experiência.



O vídeo utilizado no final da palestra pode ser acessado aqui.

Espero poder ter ajudo os presentes no evento!



quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Estava pesquisando sobre umas coisas no Contabilidade Financeira quando achei uma postagem de 2007. Achei legal trazê-la de  volta, para os leitores que não  acompanharam aquele blog, naquela época.

O arquivo com os "testes" para saber se você é um Quant pode ser acessado aqui.

Além disso, vale à pena assistir ao documentário Quants:




terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Segue um vídeo produzido pelo monitor Alef Soares sobre otimização de carteiras no Excel usando o Solver.

Peço que os alunos de Finanças I assistam para aplicarmos na aula do Laboratório, amanhã.

O vídeo está sendo processado pelo YouTube. Assim que eles acabarem de processar, estará disponível clicando aqui.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Prezados alunos de Finanças I (tarde), minha orientanda Luísa (que participa da Sala de Ações) me pediu para divulgar esse evento com vocês.

No lugar da nossa aula de sexta-feira, todos nós devemos nos inscrever (inclusive eu) no Workshop. Vocês deverão me entregar um relatório feito a mão, por email, na sexta-feira à noite.

As inscrições poderão ser realizadas aqui. Eu já fiz a minha!


terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Fiquei muito feliz ao receber um email hoje de manhã. Nossa Associação está com um site novo, totalmente reformulado, que inclui links para os nossos congressos, ASAA (a nossa revista), workshop etc.

Confiram aqui o novo site e fiquem atentos a problemas e sugestões (que devem ser enviadas ao email contato@anpcont.org.br).

Segue o email que eu recebi:



É com satisfação que a Diretoria informa que a ANPCONT está com nova identidade visual e com endereço de internet novo. Agora com a extensão “.org” – www.anpcont.org.br.

O site traz conteúdos atualizados e continua a promover a comunicação entre as instituições e cursos de pós-graduação em Contabilidade no Brasil.

O novo site tem como objetivo reunir todas as informações relacionadas às propostas da associação e que sejam de interesse dos professores e alunos da Pós-Graduação dos cursos de Ciências Contábeis.

Além disso, serão oferecidos materiais complementares e informações sobre a realização de seminários, simpósios, palestras, entre outros. Também será possível acessar a página específica dos congressos e da ASAA – revista científica, ambos desenvolvidos pela associação.

Outra novidade é a Intranet da ANPCONT, onde serão disponibilizadas informações exclusivas sobre os nossos serviços e facilitando a interação. Este benefício, exclusivo para os associados, deve entrar no ar em breve.



Para aumentarmos o fluxo de informações disponibilizadas na home page, precisaremos fortemente do apoio dos Programas Associados e da comunidade Anpcont em geral com as remessa de sugestões de informações a serem disponibilizadas no site. Inicialmente necessitamos que sejam enviados os seguintes tipos de informações para o e-mail contato@anpcont.org.br:



· Eventos de interesse da Pós Graduação em Contabilidade (nacionais e internacionais). Enviar o nome e o link do evento. Será disponibilizado na Agenda Geral de Eventos.

· Informações dos respectivos Processos Seletivos dos Programas. O coordenador deve enviar as seguintes informações:

§ Nome do Programa

§ Nome da IES

§ Cidade da IES

§ Link para acesso às informações do Processo Seletivo

§ Período de inscrição do Processo Seletivo

· Notícias de interesse dos programas de Pós-Graduação em Contabilidade. Enviar o título da notícia com o respectivo link de acesso.

· Em breve estaremos disponibilizando também uma área para informações dos Concursos Públicos dos Programas;



Solicitamos que este e-mail seja repassado aos professores e alunos do seu programa para que possam divulgar o novo site.

Ao navegar no site, qualquer não funcionalidade, erro ou divergência de informações detectadas, favor enviar e-mail para contato@anpcont.org.br que prontamente nossa equipe irá proceder o ajuste necessário.

Em breve também estaremos realizando uma campanha para captação de Associados Individuais.

Obrigado e um Grande Abraço

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Um dos meus objetivos como professor é conseguir fazer com que as minhas aulas, em um futuro próximo, sejam na sua maior parte práticas e cooperativas, com um bom nível de debate entre os alunos.

Hoje li algo que me deu mais ideias sobre isso:


Será que um dia alcançaremos esse nível de desenvolvimento, considerando as características do brasileiro (jeitinho brasileiro, especificamente), burocracia do serviço público etc?

Não sei, mas estou tentando...

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Dentro de algumas semanas estaremos eu e Vinícius em um evento, falando sobre normatização contábil baseada em regras, princípios e objetivos, ativos e biológicos e pesquisa quantitativa em contabilidade.

Abaixo está a programação do evento (veja também o Facebook).






quarta-feira, 19 de novembro de 2014

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Prezados leitores do blog, há alguns meses tive a notícia de que o capítulo de um livro (aqui) que escrevi junto com os Professores Edilson Paulo e Eliseu Martins foi publicado. Só agora tive acesso ao link para download do material.

O download não é gratuito (porém dependendo de qual universidade você estuda, quando conectado na internet dela você pode baixar gratuitamente), porém você pode acessar algumas páginas aqui.

Nesse capítulo (que na verdade era um artigo) nós analisamos a qualidade da informação contábil em vários países, encontrando diferenças significativas entre os países, inclusive com ambientes econômicos parecidos.


domingo, 2 de novembro de 2014

A última edição da Revista Capital Aberto contou com a participação do Professor Orleans Martins, da UFPB (confira na imagem abaixo):

 


Muito se tem falado sobre insider trading ultimamente. Porém eu acredito que a discussão não levará a muita coisa, pois o que tenho visto é o debate sobre a fiscalização dos "produtores" de informação. Porém esses indivíduos são espertos o bastante para usar "laranjas" - exceto em casos muito específicos onde há o controle e a necessidade de vender parte das ações que davam o controle ao acionista (não preciso citar nomes) - ou gerenciar os prazos para divulgação de fato relevantes.

Em breve teremos mais novidades sobre esse tema!

Parabéns aos Professores Orleans Martins e Edilson Paulo pelo reconhecimento do seu trabalho.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Essas mentes precisaram de palavras para serem entendidas....




... Ohlson apenas precisou de uma equação (a de baixo é a mais famosa) - quem tiver interesse no tema, veja mais aqui (avaliação de empresas e a probabilidade de negociação com informação privilegiada):



Essas imagens foram feitas na FUCAPE Business School, onde participei, essa semana, do Workshop How to Conduct Analytical Research in Accounting, com o Professor Niklas Lampenius de uma Universidade da Alemanha.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

A CVM colocou em audiência pública uma minuta para regulamentar os votos à distância.

É muito importante que todos os interessados participem destas audiências, de modo a contribuir com o desenvolvimento do nosso mercado de capitais.

Nós do Blog participamos no ano passado de uma audiência pública sobre a divulgação de informações pela internet (vejam aqui). É muito interessante, pois além de contribuir, você aprende mais um pouco.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Semana passada foi divulgada a notícia de que os bondholders da OGX teriam suas participações na dívida da OGX transformadas em capital próprio. Todavia, alguns minoritários se sentiram prejudicados.

O motivo do novo problema, para um advogado de um dos credores (bondholders) é que "A OGX está simplesmente ignorando uma decisão judicial. As cláusulas do plano são bem claras ao condicionar o aumento do capital de ontem [quinta-feira] à conclusão da 2ª série do empréstimo DIP. E o financiamento está suspenso pela Justiça"

Esperemos os próximos capítulos...

Fonte: Valor

sábado, 4 de outubro de 2014

Peço que, se possível, ajudem em mais essa pesquisa de alguns colegas do doutorado. Clique aqui para acessar o questionário.

Prezado (a):
Este questionário pretende avaliar a sua opinião ou atitude no que concerne a algumas das suas características enquanto profissional. Esta pesquisa tem o objetivo de conhecer melhor e estimular novas discussões que aprimorem a capacidade de ação do profissional de contabilidade (contador autônomo ou empregado, professor, servidor público exercendo função na área contábil, etc).
Esta pesquisa originou-se da disciplina Contabilidade Comportamental, no doutorado em Ciências Contábeis (Programa Multi UNB/UFPB/UFRN).
Se você não se sentir confortável, fique à vontade para desistir de responder o questionário a qualquer momento. Se preferir continuar, agradecemos o apoio e pedimos para não deixar nenhuma questão sem resposta. O tempo de resposta médio é de 10 minutos.
Por favor, leia cada proposição e escolha a alternativa que é a mais adequada à sua atuação. O questionário não solicita qualquer identificação pessoal e reforçamos que os dados fornecidos serão mantidos sob sigilo. Desta forma, sinta-se à vontade para exprimir com tranquilidade sua opinião.
Declaro estar ciente do inteiro teor deste TERMO DE CONSENTIMENTO e estou de acordo em participar do estudo proposto, sabendo que dele poderei desistir a qualquer momento, sem sofrer qualquer tipo de punição ou constrangimento.

Luzivalda Guedes - luzivaldaguedes@gmail.com
Robério Dantas - roberiodantas@terra.com.br

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Como incentivo para participar da pesquisa, você concorre a uma TV Samsung UN32FH5203G LED Plana 32 Polegadas.


https://docs.google.com/forms/d/1yr7dPHmH__IMQAH7T1R_Mh758Iv-si6i85JwkIhxh1w/viewform

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Após um longo processo, foi publicado hoje o número da Revista de Administração da USP com um artigo escrito por mim, Orleans Martins e Edilson Paulo sobre o tema que dá título a essa postagem. Esse artigo foi premiado como melhor trabalho da área de mercado de capitais no Congresso USP de 2012.

O título do artigo é Avaliação de empresas e probabilidade de negociação com informação privilegiada no mercado de capitais brasileiro.

http://www.secureworldexpo.com

Um dos achados interessantes é que a "assimetria informacional" tem influência no preço das ações, principalmente para as ações daquelas empresas que estão listadas nos níveis diferenciados de governança corporativa (isso é bem interessante). Esse achado corrobora o modelo teórico de Grossman e Stiglitz (1980) que tratam sobre a impossibilidade de o mercado ser totalmente eficiente, onde o mercado se equilibra em um ambiente de desequilíbrio (paradoxo de Grossman e Stiglitz).

Como principais implicações para os participantes do mercado, destacam-se as seguintes: 1) há uma alta probabilidade de negociação com informações privilegiadas; e 2) a geração de informações ainda não divulgadas formalmente é utilizada, de forma indireta, pelos participantes do mercado, à medida que são divulgadas pelas negociações dos insiders. Com base nisso, os investidores podem, à medida que percebem movimentos anormais, traçar estratégias baseadas nesse volume de negociações, fato já
explorado desde a década de 1960 (Rogoff, 1964; Jaffe, 1974), estratégia essa que no Brasil é bem limitada (causando prejuízos aos investidores) pela Instrução CVM 358 (isso também foi explorado em um outro artigo nosso apresentado no Congresso da USP de 2014 - O lado B do insider trading).

Com isso apresentamos mais evidências que mostram que a ICVM precisa ser revista, de modo que os investidores possam melhor se proteger da atuação dos insiders.

domingo, 28 de setembro de 2014

No ANPCONT deste ano, pela primeira vez, eu consegui participar da Mostra de Iniciação Científica. Diversos trabalhos me chamaram a atenção. E um deles, especificamente, por tratar da participação de diversas instituições no Congresso.

Conforme a figura abaixo, a IES que teve mais autores participando do ANPCONT foi a UFPB.


O quadro abaixo mostra os 5 autores mais centrais entre aqueles que participaram do congresso. O 5º mais central foi o Professor Edilson Paulo, da UFPB (meu orientador no mestrado e no doutorado).


Parabéns às meninas da Iniciação Científica e à sua orientadora, por estimular a pesquisa na graduação.

O artigo foi o seguinte:



PERFIL DOS AUTORES NOS SETE ANOS DE CONGRESSO ANPCONT: EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE FINANCEIRA, DEMONSTRADAS POR MEIO DE REDES DE COLABORAÇÃO

Vanessa Carolina Henrique de Sousa
Graduanda de Ciências Contábeis
Universidade Estadual de Maringá – UEM


Barbara Helena Estolarique Conde
Graduanda de Ciências Contábeis
Universidade Estadual de Maringá – UEM


Joyce Menezes da Fonseca Tonin
Mestre em Contabilidade e
Professora da Universidade Estadual de Maringá -UEM
Av. Colombo, 5.790 - Jd. Universitário
CEP: 87020-900 – Maringá- PR
E-mail: joycemftonin@gmail.com


Paulo Moreira da Rosa
Doutor em Engenharia de Produção
Professor da Universidade Estadual de Maringá

A Credit Suisse mostrou um gráfico recentemente (com algumas restrições) sobre o desempenho das ações de empresas que têm mulheres no board em comparação com aquelas empresas que só tem homens.

Por que será que isso acontece? Será que acontece assim no Brasil (talvez por sermos um país machista, quase não tenhamos mulheres na diretoria).

Será que poderíamos explorar uma estratégia baseada na troca do board, ou baseada na inclusão de mulheres? 


quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Divulgando esse ótimo evento!

Fonte: http://biostatsolutions.com


Caros leitores, autores e avaliadores da ASAA,
 
A revista Advances in Scientific and Applied Accounting (ASAA) gostaria de
convidá-los para participarem do 1º Workshop ASAA sobre condução de
pesquisa analítica em contabilidade e finanças que será ministrado pelo
Prof. Dr. Niklas Lampenius da Universität Hohenheim (Alemanha). O evento
será realizado dias 27 e 28 de outubro e discussão de projetos de tese na
manhã do dia 29 em Vitória (ES).
 
O workshop é voltado para docentes, pesquisadores e alunos de
pós-graduação stricto sensu.
 
Serão 2 dias intensivos para os participantes vivenciarem como conduzir e
analisar artigos analíticos e uma manhã para discussão de projetos de
tese de doutorado que podem ser submetidos em inglês para um encontro com o
Prof. Niklas ou em português para encontro com professores doutores na
manhã do dia 29/10. Submissão dos projetos de tese para o email:
asaajournal@gmail.com 
 
Inscrições até 10/10/2014 com taxa inicial menor no link: 
https://docs.google.com/forms/d/1dMHYQE_7BT6MCfvGXZh9V_nk_k5yPH4GszrLG7_sXEU/viewform
 
Informações adicionais sobre o workshop e currículo do Prof. Niklas
Lampenius em:
http://www.cienciascontabeis.ufes.br/eventos
 
Agradecemos seu constante interesse em nosso trabalho e contamos com a sua
presença nesse 1º Workshop ASAA,
 
Prof. Edilson Paulo
Prof. Jose Elias Feres de Almeida
Editores ASAA
________________________________________________________________________
Advances in Scientific and Applied Accounting
http://asaaccounting.info/
 
 

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Ontem à noite foram divulgados os artigos aprovados no SEMEAD


Os autores do blog tiveram 2 artigos aprovados:

Assimetria Informacional e o Preço das Ações: Análise da Utilização das Redes Sociais nos Mercados de Capitais Brasileiro e Norte Americano 

Autores: Marcelo Paulo de Arruda, Luiz Felipe de Araújo Pontes Girão e Wenner Glaucio Lopes Lucena

PREÇO DA AÇÃO, DISCLOSURE E ASSIMETRIA DE INFORMAÇÃO: O CASO OGX  

Autores: Orleans Silva Martins, Edilson Paulo e Luiz Felipe de Araújo Pontes Girão

Quando os artigos estiverem disponíveis online eu farei um breve resumo prático e os disponibilizarei para download.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Como divulgado anteriormente, sortearíamos hoje uma assinatura do gestor financeiro da Nibo (http://contabilidademq.blogspot.com.br/2014/09/sorteio-de-gerenciador-financeiro-para.html).

O sortudo foi:
https://apps.facebook.com/sorteie/resultado?id=28tk&t=1

Além do sorteio, fizemos uma promoção, dando um livro de contabilidade introdutória. O vencedor seria aquele que tivesse mais curtidas em seu comentário sobre formas de conseguirmos maior valorização da profissão contábil.

O vencedor foi o mesmo do sorteio. Que sortudo, hein David!

O texto vencedor obteve 38 curtidas:

David Medeiros Obter reconhecimento, respeito e valorização frente a sociedade é o sonho de inúmeros profissionais de diversas classes. Contudo, é notável que formar um padrão de excelência e valorização profissional em um país com pouco mais de 203 milhões de habitantes, onde 502.528 mil deles são contadores, ou seja, aproximadamente 0,25% da população, é um pouco difícil, todavia, mesmo que a passos lentos, estamos caminhando para solidificar ainda mais nosso ofício e podemos fazer mais. Minhas dicas são: padronizar os currículos base dos cursos de contabilidade; exigir de forma assídua que cada profissional contábil comprove ter participado de algum curso ou capacitação em alguma área contábil, com uma carga horária mínima anual a ser definida; que os exames de suficiência sejam aplicados não apenas para os ingressantes da profissão, como também para profissionais atuantes, a fim de estimular/impulsionar os profissionais a estarem atualizados; haver uma forma de avaliação dos contadores por parte dos seus clientes, que possa ser divulgada, ou ao menos sabida, por parte dos Conselhos Regionais a fim de promover os devidos cabimentos ou prêmios; haver o prêmio Craque da Contabilidade, um prêmio de excelência para qualquer profissional, professor, contabilista, analista, perito, auditor, que de alguma forma foi peça chave para a valorização da profissão naquele ano, por meio de devidas tarefas desempenhadas. Podemos crescer, aparecer, basta querermos mais, lutarmos mais pela nossa profissão. #Contadorcomorgulho.

Em segundo lugar:

Thyago Santana A minha opinião é que a valorização do profissional contábil deve começar na parte acadêmica, onde os estudantes possam conhecer desde o inicio do curso de ciências contábeis a importância do profissional contábil por meio de palestras, minicursos e visitas organizadas em parceria com os Conselhos Regionais e que haja maior convênio com grandes empresas e órgãos públicos para que no futuro, quando formados tenham maiores chances de ingressarem nessas empresas. Além disso, uma grade curricular que possa abordar os assuntos contábeis de maneira que o estudante possa compreender o que se passa na área contábil, alem do aumento do número de docentes (mestres e doutores), maiores incentivos de programas de pós-graduação, grupos de pesquisa visando a melhorar a qualidade da formação docente.
Além disso, é necessário que os profissionais antigos passem por uma reciclagem, para que possam estar dentro da dinâmica do que o mercado exige, maiores incentivos dos Conselhos Regionais, divulgando a importância do contador na sociedade e a educação continuada aos profissionais já atuantes por meio de cursos e exame de suficiência além de pontuação mínima necessária anual para poder continuar a exercer a profissão contábil.
Apesar das dificuldades, é necessário a união dos profissionais e estudantes para que a Contabilidade seja no futuro forte, atuante e devidamente valorizada.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

A burocracia no Brasil continua afetando o dia a dia das empresas e dos contadores. De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, 42% dos empresários apontam a alta carga tributária como problema para o crescimento. Essa mesma carga tributária, complexa e arcaica, dificulta a vida dos contadores na relação com pequenas e médias empresas.

Na busca de ferramentas para ajudar os contadores nos seus trabalhos diários, surgiu o gerenciador financeiro para pequenas e médias empresas Nibo. Há pouco tempo eles lançaram uma interface somente para uso do contador, de modo que auxilia muito o profissional a lidar com os afazeres diários por se tratar de uma ferramenta de contabilidade online.

http://financeandaccountancy.com


O CEO e cofundador do Nibo, Gabriel Gaspar, já tinha percebido essa demanda desde a época em que trabalhava como gestor em empresas. Sabendo das demandas com o setor de contabilidade, ele resolveu criar uma interface que facilitasse essa relação. "Todos os documentos que os empresários anexam ficam disponíveis para o contador, eles podem trocar mensagens na plataforma e tudo isso é integrado ao sistema de contabilidade dele. Um processo que levava três dias pode levar bem menos tempo”, disse Gaspar ao portal Exame.com.

Antes do lançamento oficial, o Nibo já havia testado com cerca de 100 escritórios de contabilidade do RJ e de SP. A resposta foi que houve diminuição no tempo de transmissão de dados financeiros pelas empresas e consequentemente diminuição da burocracia tributária e aumento da produtividade. Um dos contadores observou redução de 20% nos pedidos de reemissão de guias mensais, e de 50% no tempo de retrabalho. O Nibo hoje atende 100 escritórios de contabilidade e 50 mil empresas. A expectativa é que até o fim de 2015 esse número passe para 4,5 mil escritórios de contabilidade e 300 mil empresas.



*** Esse é uma postagem patrocinada ***

Em homenagem ao Dia do Contador, o Blog Contabilidade & Métodos Quantitativos irá sortear um acesso cortesia da plataforma de gestão financeira para pequenas e médias empresas Nibo.

Para participar do sorteio, que será feito pelo Facebook, os interessados deverão seguir as regras que estão na fanpage do Blog. Fiquem atentos e não percam o prazo!

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Recentemente nós divulgamos um sorteio por aqui pelo blog, que foi feito pelo facebook.

Esse foi o sortudo, David Medeiros, ex-aluno da UFPB.


domingo, 7 de setembro de 2014

Turmas, seguem os planos de ensino e os arquivos com o conteúdo planejado para as disciplinas que ficarão sob a minha responsabilidade durante o semestre 2014.2: Finanças Aplicadas I (Ciências Atuariais: tarde e noite) e Finanças Aplicadas III (Ciências Atuariais: tarde e noite).

Arquivos de Finanças Aplicadas I: plano de ensino e planejamento das aulas.

Arquivos de Finanças Aplicadas III: plano de ensino e planejamento das aulas.

Os materiais impressos estão na "xerox" de Júnior. A pasta de Finanças I é Div18 e a de Finanças III é Con24.

Os horários das aulas são os seguintes, até o momento:


Abaixo está nossa "estrutura conceitual". Leia com atenção!


  1. Avaliação dos seminários e debates
Quanto à apresentação de seminários, análise e apresentação de artigos, ficará a critério dos apresentadores utilizar recursos didáticos como quadro ou datashow. Isso também ficará sob sua responsabilidade, devendo reservar junto ao Departamento ou órgão responsável pela reserva do datashow; o tempo de cada apresentação será definido no dia do sorteio dos temas; um “sumário” (ou cronograma) da apresentação deverá ser entregue a todos os presentes na aula, inclusive ao professor; todo o grupo deverá dominar TODA a apresentação. Se alguém faltar, isso não poderá ser usado como desculpa para não apresentar.

Se forem utilizar datashow, os slides devem ser enviados ao email do professor com pelo menos 3 dias de antecedência.

A avaliação será feita com base no desempenho da apresentação e com base nas respostas dadas às perguntas que serão feitas pela turma ou pelo professor ao término da apresentação.

2.      Telefone celular em sala de aula – silencioso. Se tocar, o aluno poderá atendê-lo fora de sala de aula, nunca na sala. Isso demonstra respeito para com os outros colegas e o professor. A desobediência a essa regra implicará em dedução da nota relacionada à “postura e participação” do aluno;

3.      A participação de vocês é de extrema importância para o desenvolvimento da disciplina e para o seu aproveitamento individual. Sua participação agregará mais valor ao conhecimento dos colegas, professor e o seu;

4.      Os exercícios deverão ser entregues feitos à mão, nunca em computador, exceto se o professor assim solicitar (se for por email solicite a confirmação do recebimento);

5.      Geralmente surge algum conceito que não é comum no dia-a-dia da Faculdade, por ser muito específico de alguma área de estudo. O professor cobrará que os alunos pesquisem sobre esse conceito, trazendo na aula seguinte, também feito à mão;

6.      Dúvidas devem ser sanadas sempre, nunca deixe a dúvida para o dia seguinte, isso poderá prejudicar o seu aprendizado;

7.      Nas provas, eventualmente, precisaremos utilizar calculadoras. Não será permitida a utilização de nenhum outro recurso eletrônico que não seja uma simples calculadora (científica, financeira etc). Celulares, tablets, notebooks, netbooks e semelhantes não tem utilização permitida;

8.      As provas poderão ser feitas com lápis grafite, porém não haverá correção após a devolução das mesmas.

9.      É permanentemente proibida a comunicação entre alunos durante o período de prova. Cada vez que for identificada a comunicação, será anotado o nome do aluno. A partir da segunda vez, será descontado 10% da nota;

10.  Na prova, será permitido ao aluno sanar uma dúvida (apenas uma) com o professor, desde que a pergunta não leve a uma resposta explícita. A interpretação faz parte da avaliação.

11.  As provas terão início no horário normal da aula. Após a saída de algum aluno da sala, nenhum outro aluno poderá entrar para fazer prova. Se por algum motivo muito especial o aluno precisar chegar atrasado, comunique com antecedência ao professor para que possa pedir aos colegas de turma que esperem;

12.  Incentivo à pesquisa: o artigo será desenvolvido durante a disciplina, para os interessados e valerá como parte da última nota. Esse artigo não é obrigatório, porém quem fizer um bom artigo terá uma boa nota no último estágio;

13.  Além da bibliografia básica e complementar, recomendo que o aluno busque material extra, principalmente artigos científicos, revista e jornais técnicos (Capital Aberto e Valor Econômico, e.g.) e sites/blogs (contabilidademq.blogspot.com e contabilidadefinanceira.blogspot.com, são sites que trazem materiais de finanças);

14.  Ligação para o professor: nenhum aluno está autorizado a fazer ligação ao celular do professor. Tudo deverá ser resolvido por email. Eu respondo emails muito rápido (desde que seja necessário);

15.   Trabalhos enviados por email: apenas contarão para a nota os trabalhos que o professor confirmar o recebimento do email; 

16.  Resenha do livro: a leitura e resenha (de até 3 páginas) do livro faz parte da nota de trabalhos (quando informada previamente). Contudo, toda semana, um aluno voluntário fará uma breve apresentação do capítulo, ganhando meio ponto na prova. A entrega será feita por email no dia da primeira aula da semana, a partir da semana que se inicia no dia __/__/_____. As apresentações ocorrerão toda segunda aula da semana;

17.  Slides para apresentação: o aluno deverá levar seu próprio notebook ou solicitar ao Departamento no qual o seu curso está vinculado;

18.  As aulas não podem ser gravadas;

19.  Os alunos que ficarem com média final entre 6,7 e 6,9 poderão fazer um trabalho complementar, de modo que a sua média seja arredondada para 7,0, para que o aluno não precise fazer prova final. Provavelmente o trabalho será uma resenha de 3 capítulos do livro “Outliers”. Os demais que não obtiveram nota maior ou igual a 7,0 terão que fazer a prova final.

20.  Dúvidas dos alunos quanto à metodologia ou outros pontos do curso? Casos omissos serão resolvidos pelo professor.



quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Peço que ajudem um colega mestrando a concluir o seu curso, respondendo ao questionário do link abaixo. Haverá um sorteio de dois livros, entre aqueles que concluirem o questionário.



Obrigado!



Prezados Profissionais de Contabilidade da Paraíba Participe da pesquisa referente ao trabalho de dissertação do aluno Gilberto Magalhães de título “Um Estudo Sobre o Nível de Conhecimentos dos Profissionais de Contabilidade em relação ao Sistema Público de Escrituração Digital por meio da Teoria de Resposta ao Item"
Como forma de retribuir a sua participação será sorteado livros "Retenção de Tributos Federais" e o Livro "Sped Sem Armadilhas"
Aos amigos empresários de contabilidade disponibilize o questionário com os seus colaboradores e aos demais ajude compartilhando o link da pesquisa
Obrigado
https://docs.google.com/forms/d/1uHMeU-_78DR-qI1Es9u3noyqBBh2yPf9D0yBv_82lOM/viewform?usp=send_form



sábado, 30 de agosto de 2014

O primeiro caso condenado pelo uso de insider information foi na fusão da sadia com a perdigão. Nós divulgamos a sentença aqui no blog em 2011. Agora encontrei os autos do processo. É um bom material para estudo de caso!

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Hoje recebi uma notícia triste pelo Facebook do Professor Gerlando Lima. O Professor Masayuki Nakagawa falaceu. É uma grande perda para a Contabilidade brasileira!

O Professor Nakagawa foi um dos grandes Professores de Contabilidade Gerencial do Brasil. Realmente uma grande perda. Porém ficou o seu legado.

Segue a mensagem divulgada pelo Professor Gerlando:
Com grande pesar, afirmo que hoje faleceu nosso grande amigo de Departamento, Prof. Masayuki Nakagawa! Um dos grandes pesquisadores e fomentadores da Ciência Contábil no Brasil! R.I.P. my friend

Abaixo um vídeo do Professor Nakagawa falando um pouco sobre a história da Contabilidade.
 

Divulgando a pedido do Professor Márcio Machado, do PPGA da UFPB.


Prezados Colegas

O Departamento de Administração da UFPB, campus João Pessoa, está selecionando professores doutores (ou em estágio final do curso de doutoramento) para lecionar temáticas relacionadas à Finanças e Métodos Quantitativos.

Exige-se que o candidato tenha se titulado em Administração na graduação ou no mestrado ou no doutorado. Além disso, o candidato deve ter experiência profissional com tais temáticas ou tenha desenvolvido pesquisas relevantes a respeito das mesmas.

Oportunamente, aqueles doutores aprovados podem solicitar credenciamento no Programa de Pós-Graduação em Administração (conceito 5, mestrado/doutorado) para trabalhar com as mesmas temáticas supracitadas.

Devido à urgência da demanda, inicialmente, o processo ocorrerá por meio de redistribuição de candidatos lotados em outras IES federais ou aproveitamento de candidatos que tenham sido aprovados em concursos públicos em IES federais.

A partir do número de interessados, a seleção ocorrerá mediante análise de currículo e entrevista. Caso não haja sucesso nessas ações, será aberto concurso público.

Nesse sentido, caso conheçam potenciais candidatos com essas características e que tenham a intenção de viver em João Pessoa-PB, lecionando na graduação e na pós-graduação de Administração, por gentileza peçam para entrar em contato por este e-mail.

Desde já, agradeço a colaboração na divulgação.

Abraços,

Márcio Machado

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Análise da Aditividade de Value Relevance da DFC e da DVA ao Conjunto de Demonstrações Contábeis: Evidências de Empresas do Mercado de Capitais Brasileiro

 

Este artigo tem por objetivo avaliar a aditividade de value relevance da DFC e da DVA ao conjunto de demonstrações contábeis no contexto do mercado acionário brasileiro. Para tanto, utilizando uma amostra composta por empresas não-financeiras de capital aberto, no período de 2008 a 2010, analisou-se, inicialmente, por meio de regressão linear, a relação entre o valor de mercado das companhias, o patrimônio líquido e o lucro líquido, que representaram, para fins deste estudo, o conjunto de demonstrações contábeis. No segundo momento, inseriu-se, individualmente, as proxies da DFC (fluxo de caixa operacional – FCO, fluxo de caixa de investimento – FCI e fluxo de caixa de financiamento – FCF) e depois a proxy da DVA (riqueza criada – RC). Por fim, incluíram-se as proxies da DFC e da DVA juntas ao conjunto de demonstrações contábeis. As evidências suportam que a variável LL, que representou a DRE, não apresentou significância estatística na determinação do valor de mercado das empresas. Ao inserir a DFC, verificou-se que apenas a proxy FCF apresentou-se significante, melhorando o coeficiente de determinação em mais de 20%, o que implica dizer que a DFC adicionou value relevance ao conjunto de demonstrações contábeis. Ao contrário da DFC, a DVA, representada pela variável RC, não apresentou conteúdo informacional inserida isoladamente ao conjunto de demonstrações, nem em conjunto com a DFC. Supostamente, a ausência de value relevance pode ser explicada no sentido de que as informações da DVA não acrescentam conteúdo novo, além dos já apresentados pela demonstração do resultado, que também não apresentou significância, ou os investidores ainda não se familiarizaram com tal demonstração. Essas evidências suportam que a adoção da DFC de forma generalizada pelas companhias de capital aberto trouxe benefícios para os usuários das informações contábeis, uma vez que acrescentou conteúdo informacional ao conjunto de demonstrações contábeis até então existente.

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sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Boa noite a todos! Estou um pouco ausente do blog devido às aulas, atividades do doutorado etc., porém estou mais ativo no outro blog que mantenho, mais específico sobre finanças, pois é a disciplina que estou dando aula atualmente (passem lá para dar uma olhada, se tiverem interesse no tema).

Hoje eu quero compartilhar com vocês informações sobre uma palestra que eu assisti no Congresso da AnpCONT, sobre produção de artigos de alto impacto. O ponto principal para que possamos conseguir publicar um artigo em uma revista de alto impacto é ter uma ótima ideia e saber vendê-la, pelo que tenho conversado com alguns colegas. Porém saber a melhor forma de apresentar esse trabalho também é importante (nossa desvantagem já é trabalhar no Brasil, nos fazendo ter mais trabalho para justificar o que o Professor Fabio Moraes da Costa costuma chamar de "why Brazil?" - então temos que pelo menos saber escrever de uma forma que facilite esse nosso trabalho).

Sobre isso, o Professor Zucolotto tem uma série de vídeo-aulas, gratuitamente acessíveis pela internet em seu site, além de também ministrar cursos e palestras em diversas instituições de ensino - bastando ser convidado para isso. As aulas estão disponíveis em seu site, para quem tiver interesse. Todavia, algumas pessoas gostam de assistir diretamente no DVD, então, para facilitar, estou sorteando o box com dois DVD's que me foi doado pelos Professores Orleans Martins e Wenner Lucena, da UFPB.

Essa foto foi tirada no aeroporto de Brasília, enquanto aguardava meu voo de volta para JPA - ao fundo o Poderoso Chefão - recomendo que quem já assistiu ao filme leia o livro... essa legenda é só uma nota explicativa, para tirar um pouco foco do texto, tipo aquelas das empresas pós-adoção das IFRS...


Nós aqui do blog também tentamos ajudar algumas pessoas no processo de escrita científica com algumas séries de postagens (podem ver na tag sobre "monografia", bem como alguns exemplos de pesquisas na tag de "pesquisa").

COMO PARTICIPAR DO SORTEIO:

1. Curta a FanPage do Blog (só receberá o box quem tiver curtido nossa página no Facebook);

2. Compartilhe o link dessa postagem em sua linha do tempo (é importante que você clique em compartilhar a partir da página do facebook, pois assim poderemos confirmar se a pessoa que ganhou também compartilhou - caso contrário terei que sortear de novo).

3. Clicar no link da promoção para ativar a sua participação no sorteio (é preciso clicar em "Quero participar").

O sorteio será realizado a qualquer momento, no dia 27/08/2014.

P.s.: o ganhador também receberá um CD com todos os artigos do VIII Congresso ANPCONT, como brinde adicional.

sábado, 9 de agosto de 2014

Como trabalho final para a disciplina de Fundamentos da Análise de Investimentos (Contabilidade, noite), os alunos tiveram que pensar em ideias (simples) sobre a troca de equipamentos em suas casas ou empresas, de modo a reduzir custos.

A minha ideia em fazer trabalhos desse tipo é aplicar o mínimo de provas, porque acredito que o aluno aprende muito mais dessa forma, assim como eu também aprendo. O resultado saiu muito melhor do que eu esperava. Os alunos, além de apresentarem suas ideias, geraram mais ideias para os outros alunos que estavam assistindo as apresentações, assim como para mim. E o debate após as apresentações também foi muito bom. Parabéns a todos pelo empenho e participação!

Espero que com trabalhos desse tipo eu tenha conseguido atingir o meu objetivo, de abrir novas possibilidades de consultoria aos novos contadores da Paraíba.

Seguem abaixo algumas fotos e alguns relatórios que eu escolhi, como amostra aos interessados e aos futuros alunos dessa disciplina (caso eu fique responsável por ela mais uma vez no futuro), para que partam dessas ideias e avancem.

Weidson e Elias - Filtro elétrico de água x garrafão de água mineral

Leonardo - Analisou se valia à pena comprar uma garrafa térmica para cada professor de um colégio, no lugar de usar vários copos descartáveis diariamente

Edson e Victor - analisaram a viabilidade da troca de lâmpadas comuns por led (que são bem mais caras, mas consomem menos energia, além de serem ambientalmente melhores)

Luísa e Cristovão - analisaram a troca de um ar-condicionado antigo por um novo

Acesse aqui os relatórios da troca de lâmpadas comuns por LED, bem como o da compra de garrafas térmicas, em substituição dos copos plásticos.

P.S.: esqueci de tirar fotos dos alunos do último dia. Desculpem-me pela falha.

Esses projetos foram feitos por alunos e, apesar de estarem sendo divulgados, contem alguns "erros". Foi um trabalho com fins didáticos e, para ser usado na prática, precisa de alguns ajustes que foram sugeridos em sala de aula.