julho 2015 - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

quarta-feira, 29 de julho de 2015

No dia 13/07 divulgamos aqui o resultado da 1ª fase do Prêmio Excelência Acadêmica. Ontem eles divulgaram o resultado da 2ª fase, agora com o Top 10.

Os trabalhos selecionados para o Top 10 estão listados abaixo e estão concorrendo a duas premiações: uma feita por Professores doutores nas áreas das monografias e uma segunda por voto popular.

Minha ex-orientanda, Luísa Yanaguibashi, está concorrendo com o trabalho de número 64 - Análise da persistência de lucros e fluxos de caixa extremos no mercado de capitais brasileiro.

Para participar do voto popular e escolher a melhor monografia, vocês podem clicar aqui.

Boa sorte aos que estão concorrendo aos prêmios!!


domingo, 26 de julho de 2015

Recentemente completei 6 anos de namoro com minha namorada (claro!). Ela daquelas que gosta de escrever cartinhas. Eu não! kkk.

Com base no gosto dela, pensei em fazer algo diferente: uma cartinha em forma de quadrinhos. Postei um pré-teste no meu Facebook que fez sucesso entre as meninas e causou inveja nos meus amigos que tem namoradas e não pensaram em fazer algo do tipo antes de mim (brincadeira, eles não ficaram com inveja, mas homem tem um jeito diferente de elogiar).

Escrevendo esses quadrinhos, eu tive a ideia de fazer uma espécie de resumo das minhas aulas em quadrinhos, para facilitar o entendimento inicial dos alunos, bem como me divertir e ajudá-los em sua diversão na hora do estudo.

Hoje uma amiga​ me marcou nessa matéria, sobre um Professor que publicou sua tese em quadrinhos.

Como é difícil ter uma ideia original nesse mundo:


  •  Primeiro tive a ideia da minha tese durante a minha dissertação, encontrei um artigo publicado sobre o tema;
  • Junto com os Professores Edilson Paulo e Orleans Martins, discutindo sobre um problema na estimação da PIN, pensamos numa forma de driblar o problema e conseguir melhorar nossas pesquisas... encontramos um artigo quase igual... isso só recentemente, sem contar as diversas outras ideias que temos e que encontramos alguém que já fez antes.
  • Agora isso. Até nos quadrinhos?! Putz...


Um dia chego lá!



sexta-feira, 24 de julho de 2015

Pessoal, quem puder, dá uma ajuda ao colega Luiz Antônio Feliz Jr, respondendo a esse questionário.

Obrigado!

Prezado profissional, solicitamos a sua colaboração na elaboração do presente estudo, o qual objetiva identificar as perspectivas dos profissionais contábeis acerca dos benefícios e desafios da implementação do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).
Jocksanny Maria Del Rio Leal
Graduanda em Ciências Contábeis CCAE/UFPB
E-mail: sanny_leal@hotmail.com
Tel.: (83) 98781-8953
Lenka Laranna da Silva Rosendo
Graduanda em Ciências Contábeis CCAE/UFPB
E-mail: larannarosendo@hotmail.com
Tel.: (83) 98763-0263
Luiz Antônio Félix Júnior
Mestrando em Ciências Contábeis PPGCC/UFPE
E-mail: juniorfelixx@hotmail.com
Tel.: (83) 98767-9941
Yara Magaly Albano Soares
Mestre em Ciências Contábeis UnB/Brasil
E-mail: profayaramagaly@gmail.com
Tel.: (84) 98829-1739

terça-feira, 14 de julho de 2015

De vez em quando eu dou uma olhada nas estatísticas da nossa Fanpage (para quem ainda não conhece, clique aqui e curta se gostar!). Hoje percebi algo novo por lá, informações mais detalhadas.



Segue um pequeno resumo interessante:

1) 56% dos fans da nossa página são mulheres! Para quem diz que contabilidade (e disciplinas/cursos quantitativos) é coisa de homem, aqui uma possível evidência mostrando o contrário. P.s: não testei significância estatística! kkk

2) A grande maioria dos nossos fans estão entre 18 e 34 anos, porém reduzindo a "classe" temos que a maioria está entre 25 e 34 anos.

3) Quase 4% dos nossos fans são maiores de 55 anos e, o mais legal, aproximadamente 1,5% são maiores de 65 anos;

4) Quase 100% são brasileiros, porém temos fans de Angola, Peru, Portugal, México, Moçambique, EUA, Irlanda, Colômbia, Venezuela, Chile, Paraguai, Congo, Argentina e Argélia. Somos um blog internacional!

5) Como alguns sabem, nós somos de João Pessoa/PB. Por isso, eu esperava que a grande maioria dos fans fossem daqui, porém apenas 18% dos nossos fans são "locais". Em segundo lugar vem São Paulo/SP com 5% e em seguida: Rio de Janeiro/RJ, Recife/PE, Natal/RN, Brasília/DF, Belém/PA, Manaus/AM, Campina Grande/PB e São Luiz/MA (essas sãos as 10 cidades em que o blog tem mais fans).

Gostei muito dessas estatísticas, dá para ter uma ideia mais ampla sobre a nossa Fanpage.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Hoje é um dia de boas notícias. Primeiro foi divulgado o resultado da 1ª fase do Prêmio Excelência Acadêmica, em que uma aluna que orientei no semestre passado (Luísa) está concorrendo agora com outras 19 monografias.

Em seguida, foi divulgado o resultado final da I Olimpíada Brasileira de Contabilidade, com uma aluna minha de Finanças II sendo a campeã. Parabéns a Geisa e a todos os outros competidores, vocês foram muito bem!

Segue o texto divulgando os vencedores, publicado pela Profa Fátima Freire, da UnB:

Brasília, 13 de julho de 2015
Olimpíadas Brasileiras de Contabilidade - 1ª Edição
Informe
Os 25 inscritos, na segunda fase dessa edição, mostraram que os alunos de cinco IES são mesmo feras.
Estudantes da Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade de Brasília estão entre os vencedores da 1ª edição das Olimpíadas Brasileiras de Contabilidade, que abordou os principais conteúdos das Ciências Contábeis, sendo eles: Teoria Contábil, Societária, Auditoria, Custos e Gerencial, Perícia, Tributária, Contabilidade Pública e Orçamentária, Análise das Demonstrações Financeiras.
A segunda etapa ocorreu no mês de julho, nas sedes das cinco Instituições de Ensino Superior, sendo elas: UnB, UDF-DF, UFPE, UFPB e UNIPÊ. Os candidatos enfrentaram uma maratona de 4 horas para realizar uma prova contendo 50 questões subjetivas e uma subjetiva.
Confira abaixo o nome dos três primeiros colocados:
1º LUGAR- GEISA CASSIANA PAULINO DA SILVA 74,50 pontos
Instituição: Universidade Federal da Paraíba
2º LUGAR - MAYKE DOUGLAS XAVIER DE LIMA 72,34 pontos
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
3º LUGAR - CAMILA OLIVEIRA SANTOS 66,14 pontos
Instituição: Universidade de Brasília
Os coordenadores agradecem a todos os alunos e professores envolvidos na realização do projeto.
Parabéns a todos.
Que 2015-2016 venha mais.
Profa. Fátima de Souza Freire - UnB
Coordenadora Geral
Coordenadores Internos
Prof. Edmilson Campos Soares - UnB
Prof. Eurípedes Rosa do Nascimento Júnior- UDF
Prof. Luiz Felipe de A. Ponte Girão- UFPB
Prof. Márcia Ferreira Neves Tavares - UFPE
Prof. Vinicius G. Martins - Unipê


Hoje saiu  o resultado da primeira fase. Dentre os 20 trabalhos selecionados está o de uma das minhas orientandas do semestre passado (Luísa Yanaguibashi), do curso de Contabilidade: ANÁLISE DA PERSISTÊNCIA DE LUCROS E FLUXOS DE CAIXA EXTREMOS NO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO

Ano passado, uma outra orientanda minha, Luana Canella, também chegou ao Top 20 (veja mais sobre ela aqui e aqui). Vamos ficar torcendo para ela estar no Top 10 que será divulgado no final de julho, conforme cronograma abaixo:


Divulgação dos 10 melhores (sem ordem de classificação) – 29/07/15 (quarta-feira)

Voto Popular – 29/07/15 a 09/08/15 (quarta-feira a domingo)
Cerimônia de Entrega do Prêmio – 11/08/15 (terça-feira)

Os 20 trabalhos selecionados são os seguintes:


domingo, 12 de julho de 2015

Primeiro, a decisão de banir os slides deve ser uma decisão individual. Não interpretem de forma errada o título do post, que é baseado em uma matéria que li no Business Insider (compartilhada no Facebook do Professor José Roberto Kassai).

No início da minha carreira, no ensino fundamental como Professor de Matemática, eu não costumava usar slides. Eu apenas usava slides quando ia dar uma aula que fugia um pouco do que era exigência de conteúdo básico: finanças (eu usava em algumas turmas o simulador da Bovespa, por exemplo), matemática financeira, ou outras coisas desse tipo. Isso não era muito frequente e, talvez por isso, chamava mais a atenção dos alunos nessas aulas.

Hoje eu uso slides em praticamente todas as minhas aulas. Porém percebo que quando não uso slides, consigo prender mais a atenção dos alunos e, talvez eles "aprendam" mais (na minha opinião, o aluno só aprende em casa, estudando... a aula, para mim, tem outra função).

Outro ponto quero destacar antes de ir ao comentário específico sobre a matéria citada no início desse post é que durante um tempo da minha carreira eu passei a não enviar os slides aos alunos, depois passei a enviar, depois parei e agora voltei a enviar.

Por que eu parei de enviar os slides algumas vezes? Simplesmente porque os alunos estudam pelos slides, como se fosse um livro. Eles parecem não entender (será?) que os slides são apenas para me ajudar a lembrar do que eu tenho que falar na aula. Eles não devem servir para que os alunos estudem. Porém quando eu não envio os slides eles ficam me pedindo, isso me chateia muito!

Além disso, eu utilizo muitos artigos que são publicados em inglês e muitos temas específicos das minhas disciplinas não estão em livros publicados em português... a grande maioria dos alunos de graduação não tem o hábito de ler em inglês (eu também não tinha, mas as espécies evoluem e eu dou alguns incentivos para isso). Então é a maior confusão, chororô etc. Como já tenho meu doutorado para me estressar, prefiro evitar mais esse estresse e enviar os slides, para guiá-los (aguardem a conclusão do meu doutorado!).

Com base nisso, será que é meu papel como Professor controlar a fonte de estudo dos alunos? Acho que não. Eu dou o guia geral. Se eles estudam pelo local errado, acho que não é problema meu. O Senhor Mercado dará algum feedback a esses alunos que estudam por resumos ou slides. Minha consciência estará tranquila, pois eu avisei! Por isso continuo, atualmente pelo menos, a enviar os slides.

O que eu disse acima corrobora o que o BI disse: o uso de slides propaga o mito de que o aluno poderá se tornar um bom profissional apenas lendo slides, no lugar de trabalhar com "dezenas de livros, centenas de artigos e milhares de problemas". Para que isso, se o Profê já resumiu tudo nos slides?!

O artigo também generaliza algumas coisas, como quando diz que não é possível trabalhar em problemas complexos nos slides. Na verdade é possível sim e ainda podemos ser eficientes com os slides. Só precisamos ter cuidado com o uso, tanto dos Professores quanto dos alunos. A imagem abaixo, retirada do BI, resume um pouco essa questão da complexidade.


P.s.: não estou também querendo generalizar nada com relação aos alunos. Alguns fazem bom uso dos slides. O Mercado também dará uma resposta positiva a esses!


Em complemento, recomendo a leitura do texto "it's not PowerPoint's fault, you are just using it wrong" (recomendado por Marcos Verissimo Alves, de um grupo de Professores que eu participo no facebook).


quinta-feira, 9 de julho de 2015

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Hoje eu lembrei da época em que eu comecei a dar aulas, em 2007 ainda como Professor de matemática no Ensino Fundamental II (ginásio, na minha época de aluno). Eu não tinha experiência como Professor, nunca tinha estudado nada relacionado a essas coisas de "dar aula"... então resolvi pesquisar. Foi quando conheci o trabalho de Paulo Freire.

Em "A importância do ato de ler" eu encontrei algo que me marcou e ainda guia boa parte da minha vida profissional. Ele conta a história de Antônio e Pedro que tiveram alguns problemas de transporte, devido a um lamaçal. Eles pareciam não ser inteligentes, no sentido comumente utilizado da palavra. Todavia, tiveram um problema, analisaram/estudaram a situação e conseguiram sair de lá. É o que devemos fazer sempre. Mesmo com dificuldades, devemos estudar para resolver nossos problemas.

Segue um trecho do livro que trata disso:
O ATO DE ESTUDAR
B

Esta atitude séria e curiosa na procura de compreender as coisas e os fios
caracteriza o ato de estudar. Não importa que o estudo seja feito no momento e
no lugar do nosso trabalho, como no caso de Pedro e Antônio, que acabamos de
ver. Não importa que o estudo seja feito noutro focal e noutro momento, como
o estudo que fazemos no Círculo de Cultura. Em qualquer caso, o estudo exige
sempre esta atitude séria e curiosa na procura de compreender as coisas e os
fatos que observamos
.
Um texto para ser lido é um texto para ser estudado. Um texto para ser
estudado é um texto para ser interpretado. Não podemos interpretar um texto
se o lemos sem atenção, sem curiosidade; se desistimos da leitura quando
encontramos a primeira dificuldade. Que seria da produção de cacau naquela
roça se Pedro e Antônio tivessem desistido de prosseguir o trabalho por causa
do lamaçal?
Se um texto às vezes é difícil, insiste em compreendê-lo. Trabalha sobre ele
como Antônio e Pedro trabalharam em relação ao problema do lamaçal.
Estudar exige disciplina. Estudar não é fácil porque estudar é criar e recriar é
não repetir o que os outros dizem.

Estudar é um dever revolucionário!

quinta-feira, 2 de julho de 2015

O I SESICAT está com submissões abertas. As informações podem ser obtidas no site do evento.

Uma grande novidade que nosso seminário traz é que o artigo não precisa ser inédito em eventos. Se você tem um artigo que já passou por um evento e já foram feitas algumas alterações, poderá submeter para avaliação e possível apresentação no I SESICAT.

Não percam!!