março 2018 - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

sexta-feira, 30 de março de 2018

Nesse vídeo eu apresento o simulador SimulaBolsa para aqueles que querem começar a ver como funciona o investimento em ações.






Um vídeo mais completo explicando alguns conceitos como "stop" e "start" pode ser acessado aqui: https://www.youtube.com/watch?v=LFdX4ziINJ8 Caso tenha gostado do vídeo, aproveite para dar um like e se inscrever no canal! ----------------------------------------------------------------------------------------------------- Acessem os nossos blogs e redes sociais para mais materiais sobre esse tema: **Contabilidade & Métodos Quantitativos : http://contabilidademq.blogspot.com.br/ **Finanças Aplicadas Brasil: https://goo.gl/Fj9HjH ** Instagram: http://instagram.com/felfelipepontes **Facebook: https://www.facebook.com/ContabilidadeMQ **Twitter: https://www.twitter.com/ContabilidadeMQ



quinta-feira, 29 de março de 2018

Esse é o segundo vídeo de uma série em que eu comento sobre a prova para analista fundamentalista - CNPI, certificado pela APIMEC.

Os vídeos são baseados nesse post que fiz no blog ContabilidadeMQ: clique aqui para acessá-lo. Caso tenha gostado do vídeo, aproveite para dar um like e se inscrever no canal!



quarta-feira, 28 de março de 2018

Recomendo fortemente que assistam a esse programa com Marco Saravalle e Thiago Salomão falando sobre o fundo Alaska.







terça-feira, 27 de março de 2018

Nessa passada eu fiz um post com uma overview e algumas perguntas e respostas sobre a prova para analista fundamentalista, CNPI, certificado pela APIMEC.

Hoje divulgo aqui o primeiro vídeo da série de vídeos sobre esse post para quem não tem muita paciência para ler ter a opção de ouvir.

Se gostou do vídeo, peço que se inscreva no nosso canal, dê um like e compartilhe com seus amigos, pois isso nos ajuda a aumentar o alcance do nosso trabalho!










segunda-feira, 26 de março de 2018





O Professor John Cochrane divulgou em seu blog alguns capítulos do livro "The Fama Portfolio".

O livro já está na minha lista, mas, infelizmente, estou com muita coisa para ler e pouco tempo.

Já dei uma olhada nos capítulos que ele divulgou e isso me fez ter mais vontade de ler. Os artigos que eles comentam durante o livro eu já li e alguns deles vocês até podem encontrar uma resenha aqui no blog.

Clique aqui para acessar o material.

Roberto Ushisima informou que o livro está legalmente disponível online para os usuários do Scribd. Clique aqui.

sexta-feira, 23 de março de 2018

QUEM PREFERIR NÃO LER ESSE TEXTO, MAS ASSISTIR AO VÍDEO SOBRE O ASSUNTO CLIQUE AQUI.

Semana passada saiu o resultado da segunda etapa da prova da APIMEC para analista fundamentalista (CNPI) e eu fui aprovado.

Conforme eu divulguei nas redes sociais, quero dar uma pequena ajuda a outras pessoas que queiram passar na prova para CNPI, compartilhando a minha experiência.

Por isso pedi para que me enviassem algumas perguntas.

Quem ainda não sabe o que é um analista e para quem não sabe o que um analista com CNPI faz, clique aqui.

Para saber como se inscrever na prova, ver o edital/manual do candidato etc, clique aqui.


quarta-feira, 21 de março de 2018




Aqui estão os materiais que utilizaremos para as aulas de risco e retorno.

Essas aulas serão, na verdade, uma revisão de estatística básica que aplicaremos nas aulas futuras de teoria das carteiras e precificação de ativos.



Aqui estão os slides:









Neste vídeo, Glauco Pordeus (PIBIC-Contabilidade) mostra como coletar dados pelo GetDFPData. Esse site permite baixar as Demonstrações Financeiras Padronizadas, informações do Formulário de Referência e informações do Formulário Cadastral das empresas listadas na Bovespa (B3). Dentre outras coisas, vocês poderão ter acesso ao histórico de dividendos, composição da dívida (prazos e garantias), membros dos conselhos, informações sobre a família que controla a empresa etc. Link do site: http://www.msperlin.com/shiny/GetDFPData/ Caso tenha gostado do vídeo, aproveite para dar um like e se inscrever no canal!

----------------------------------------------------------------------------------------------------- Acessem os nossos blogs e redes sociais para mais materiais sobre esse tema: **Contabilidade & Métodos Quantitativos : http://contabilidademq.blogspot.com.br/ **Finanças Aplicadas Brasil: https://goo.gl/Fj9HjH ** Instagram: http://instagram.com/felfelipepontes **Facebook: https://www.facebook.com/ContabilidadeMQ **Twitter: https://www.twitter.com/ContabilidadeMQ




segunda-feira, 19 de março de 2018

Neste vídeo, Glauco Pordeus (PIBIC-Contabilidade) mostra como coletar dados pelo Excel na Thomson Reuters Eikon.

Link da planilha: http://www.mediafire.com/?bajfw0r4r19zj O vídeo anterior, mostrando como usar o Screener poderá ser acesado aqui: https://www.youtube.com/watch?v=sJslTYSDT_w Um tutorial feito pelo Professor Me. Filipe Duarte (DFC-UFPB) poderá ser acessado no seguinte endereço: http://contabilidademq.blogspot.com.br/2017/10/slides-como-usar-base-de-dados-thomson.html Caso tenha gostado do vídeo, aproveite para dar um like e se inscrever no canal. Isso nos ajudará a aumentar o alcance do nosso trabalho!

----------------------------------------------------------------------------------------------------- Acessem os nossos blogs e redes sociais para mais materiais sobre esse tema: **Contabilidade & Métodos Quantitativos : http://contabilidademq.blogspot.com.br/ **Finanças Aplicadas Brasil: https://goo.gl/Fj9HjH ** Instagram: http://instagram.com/felfelipepontes **Facebook: https://www.facebook.com/ContabilidadeMQ **Twitter: https://www.twitter.com/ContabilidadeMQ

domingo, 18 de março de 2018

Continuando a revisão de estatística básica, na aula desta semana trataremos sobre o básico da inferência. Para acessar os materiais da aula passada, sobre distribuição de probabilidades, clique aqui.

Esse exemplo é bem didático!





1 SLIDES







2 ARQUIVOS

3 DO-FILE DOS PRINCIPAIS COMANDOS USADOS
** Teste t para amostras independentes
ttest mediaturmas, by(turmas)
robvar mediaturmas, by(turmas)
ttest mediaturmas, by(turmas) welch

** Teste t para amostras emparelhadas
ttest var1==var2

** Teste ANOVA
oneway var1 var2, tabulate
oneway var1 var2, bonferroni scheffe sidak
fstar var1 var2
wtest var1 var2

** Testes não paramétricos
* Kruskal-Wallis:
kwallis VARIÁVEL, by(GRUPO)
* Mann-Whitney:
ranksum VARIÁVEL, by(GRUPO)
* Teste de mediana:
median VARIÁVEL, by(GRUPO) exact
* Teste de Wilcoxon:
signrank var1=var2



4 DO-FILE DOS EXERCÍCIOS QUE ESTÃO NO FINAL DOS SLIDES
Clique aqui.





sexta-feira, 16 de março de 2018

No final da aula de ontem eu passei esses 3 vídeos para que os alunos anotassem os termos técnicos que eles não entenderam para que eu pudesse explicar.

Para quem quiser se divertir um pouco e ainda aprender alguns termos técnicos e gírias do mercado financeiro, recomendo que assistam a esses 3 vídeos divertidíssimos!

Quais foram os termos mais estranhos para você?

Vídeo 1







Vídeo 2




Vídeo 3

quinta-feira, 15 de março de 2018

Essa é a terceira edição do #DeOlhoNosInsiders, onde eu apresento as transações dos Controladores, Conselheiros de Administração e Diretores de algumas das empresas que eu acompanho na nossa bolsa de valores.

Tivemos poucas variações nas posições dos insiders, mas eu vou explorar outras questões aqui nesse post. Por isso o post ficou bem extenso. Recomendo que veja a nossa "pauta do dia" e leia o que mais te interessar.

Duas das questões mencionadas eu gostaria de ter feito mês passado, mas preferi comentar agora e fazer um vídeo mais geral falando disso, bem como o caso da Smiles que eu gostaria de ter escrito um post específico, mas que por falta de tempo desisti.



Então essa é a nossa pauta do dia:
  1. Operações dos insiders;
  2. Aluguel de ações do grupo RD, antiga Raia Drogasil ($RADL3);
  3. Matching shares e o aumento "anormal" da quantidade de ações dos insiders da Magazine Luiza ($MGLU3);
  4. Ações dos Conselheiros de Administração da Smiles ($SMLS3); e
  5. Anormalidades detectadas nos relatórios da Instrução CVM 358.

Os posts anteriores dessa série mensal poderão ser acessados abaixo. Recomendo que os que estão chegando agora leiam o primeiro post para se inteirar da ideia que trago aqui, que está relacionada a ativismo dos investidores:



1 OPERAÇÕES DOS INSIDERS

Planilha contendo a quantidade de ações mantida por cada grupo de insiders bem como os seus aumentos ou reduções de posições

OPERAÇÕES DOS CONTROLADORES

Na imagem acima vocês puderam observar que o grupo controlador da Raia Drogasil reduziu em 0,42% a quantidade de ações deles. Quem leu o segundo post dessa série pode perceber que de janeiro para fevereiro houve também uma grande venda por parte dos controladores da empresa, que foi "mascarada" pela finalização dos contratos de alugueis de ações. 

Em um tópico específico mais para frente eu falarei sobre esse caso especial. Não deixem de ler!

A segunda maior redução de posição do controlador foi na Portobello ($PTBL3), que reduziu em 0,31% a participação do acionista controlador.

Por fim, a terceira e última redução na posição do controlador foi na Magazine Luiza, em 0,02%.

No caso da Portobello e Magazine Luiza nós não tivemos como averiguar se houve algo em torno de algum fato relevante porque as datas estavam incorretas ou estavam com problemas no relatório.

Falaremos sobre isso também mais na frente.


OPERAÇÕES DOS CONSELHEIROS DE ADMINISTRAÇÃO

Não houve variação no período.

Mais na frente neste post falarei sobre isso com o caso específico da Smiles.


OPERAÇÕES DA DIRETORIA

Não houve variação no período.

2 COMENTÁRIOS ESPECÍFICOS SOBRE AS NEGOCIAÇÕES DOS INSIDERS

ALUGUEL DE AÇÕES DO GRUPO RD

No mês passado uma coisa me chamou muito a atenção para o relatório 358 da Raia Drogasil: quantidade de liquidações de alugueis e vendas de ações.

Isso me chamou a atenção porque as liquidações dos contratos de alugueis acabaram "mascarando" as vendas de ações do grupo controlador da empresa.






São 9 páginas (!!!) apresentando as transações dos insiders do grupo controlador. 

Quando olhamos só para o número final, ficou parecendo que eles entraram comprando ações no mercado, mas, pelo contrário, eles entraram vendendo. 

Essa ilusão de que eles parecem ter comprado se deu porque suas ações estavam alugadas e eles liquidaram os contratos junto com a venda - ou para vender as ações no dia seguinte, como foi no dia 8 e 9 de fevereiro.

Foi errado o que eles fizeram? É possível alugar as ações?

Não, porque não é proibido alugar ações. Alugar ações é muito recomendável para quem investe com foco no longo prazo. Eu mesmo coloco sempre todas as minhas ações para alugar.

O que me motivou a falar especificamente sobre isso foi o fato de muitas pessoas não saberem que é possível alugar ações (fiz uma pesquisa em meu Instagram sobre isso, @felfelipepontes, e dei uma breve explicação) e o fato de que nós que buscamos investir pensando no longo prazo e de forma mais ativista devemos prestar atenção aos detalhes.

No aluguel de ações existem duas partes (fora a intermediação da bolsa): a pessoa que coloca suas ações para alugar (doador) e a pessoa que quer alugar ações de outra pessoa (tomador).

Por que alguém alugaria ações? Você pode estar se perguntando. Para o doador, que não vai ficar "tradando/treidando" (fazendo trades diários, ou fazendo swing) a vantagem é que as ações estão paradas e você ganha uma taxa do aluguel por isso, mantendo todos os seus direitos.

Para o tomador, a vantagem é que ele pode fazer uma venda a descoberto, sem ter o dinheiro para comprar as ações - pagando apenas os custos operacionais.

Por exemplo, se você quer comprar uma ação que acha que o preço subirá, mas não tem dinheiro para comprá-la, uma forma de conseguir o dinheiro é vender uma outra ação que você acha que o preço cairá.

Se tudo der certo, você consegue vender a ação que você achava que subiria, com lucro, para recomprar a ação que você achava que cairia e devolver para o seu doador. Não estou estimulando ninguém a fazer isso, é arriscado e precisa de muito estudo (e sorte, por que não?).

Resumindo: tomar emprestado uma ação envolve risco. Emprestar uma ação para um tomador não envolve muitos riscos, principalmente se você puder encerrar o contrato quando quiser (os meus são assim). 

O investidor que olhou só para o número final acreditou que a empresa estivesse aumentando realmente a sua posição nela mesma, quando, na verdade, estava reduzindo.

Atualmente, as ações da Raia Drogasil estão com uma taxa média de remuneração para o doador de 0,62% e custo para o tomador de 0,75%.

A Arezzo hoje, por exemplo, está dando uma taxa de 9,82% ao doador, a Gafisa está com 11,65%, enquanto que o Bradesco está com uma taxa de 0,06%.

Eu já cheguei a pegar uma taxa de mais de 30% na Magazine Luiza no ano passado. Quem investe pensando no longo prazo, recomendo que pense bem sobre o aluguel.




MATCHING SHARES DA MAGAZINE LUIZA

Outro ponto que chamou muito a atenção no relatório do mês passado foi o aumento de quase 700% na participação acionária dos Diretores da Magazine Luiza.

Mais uma vez, quem olhou apenas para o número pode ter chegado a uma conclusão diferente daquela que realmente aconteceu.

Esse aumento na participação dos Diretores se deu por causa de um programa de incentivos que eles têm, denominado de "1º Programa de Matching de Ações".

E o que seria esse tal de "matching"?

Matching shares é uma forma de incentivar os funcionários da empresa e alinhar os seus objetivos aos da empresa - isso parece ter faltado no caso da Smiles, mas falo disso depois. 

O que acontece é que a empresa define um valor pelo qual os seus colaboradores poderão comprar ações e para cada ação que eles comprarem, a empresa dá uma outra quantidade. 

No caso da Magalu, eles definiram os seguintes objetivos com esse plano (vocês podem encontrar isso no Formulário de Referência de 2017, clicando aqui):

  1. aumentar a capacidade de atração e retenção de talentos pela Companhia; 
  2. reforçar a cultura de desempenho sustentável e de busca pelo desenvolvimento dos nossos administradores, empregados e prestadores de serviços, alinhando os interesses dos nossos acionistas aos das pessoas elegíveis, nos termos do Plano 2017; e 
  3. estimular a expansão da Companhia e o alcance e superação de nossas metas empresariais e a consecução dos nossos objetivos sociais, alinhado aos interesses de nossos acionistas, através do comprometimento de longo prazo dos Beneficiários.  

E como funcionou o matching?

A "precificação" aconteceu da seguinte forma, segundo o formulário de referência de 2017:

Conforme o 1º Programa de Matching de Ações, os Beneficiários poderão adquirir ações ordinárias da Companhia listadas no Novo Mercado da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão, pelo valor de R$ 184,46, valor este correspondente à média ponderada das ações nos 30 pregões ocorridos no período entre 01/03/2017 e 11/04/2017.  

Ainda seguindo o formulário de referência:

Para cada ação ordinária da Companhia adquirida pelos Beneficiários 1º Programa de Matching de Ações, a Companhia outorgará aos Beneficiários 1º Programa de Matching de Ações o direito de receber, gratuitamente, 3 (três) ações ordinárias da Companhia. Neste sentido, o preço de exercício no âmbito do 1º Programa de Matching de Ações não é aplicável, tendo em vista que as ações ordinárias serão entregues aos participantes a título não oneroso.  

Sendo assim, os funcionários buscarão, teoricamente, se dedicar ao máximo para fazer com que o valor da empresa aumente e isso se reflita no preço, para que eles, no futuro, possam realizar seus lucros!




(FALTA DE) AÇÕES DOS CONSELHEIROS DE ADMINISTRAÇÃO DA SMILES

Finalmente chegamos à Smiles!

Eu sou acionista da empresa e fiquei extremamente chateado com a decisão de, arbitrariamente e com pouquíssima informação divulgada, eles terem reduzido o payout de 100% para 25% do lucro.

A Smiles é uma empresa que funciona basicamente sem custos. Tem pouquíssimos funcionários e poucos investimentos a serem realizados. Isso justifica o alto payout.

Teoricamente, essa decisão não deveria afetar o "valor" da empresa (fluxos de caixa futuros a valor presente) , porém afetou o valor de mercado (preço*quantidade de ações).

Por qual motivo o "valor" não deveria ter sido afetado, mas o valor de mercado foi?

Quando uma empresa como a Smiles começa a pagar dividendos como ela pagava, isso atrai uma "clientela" de investidores que buscam renda por meio de dividendos. Isso gera um "prêmio" para essa ação. 

Quando a empresa anuncia, abruptamente, que não pagará mais tanto dividendo quanto antes, a clientela foge e o preço é derrubado por causa da quantidade de gente vendendo as ações.

Outro ponto que pode ter explicado a derrocada nos preços da ação foi a assimetria informacional que existiu nesse processo. 

Em um fato relevante eles comunicaram a redução do payout sem dar muita explicação convincente. A especulação já começou daí, porque uma redução tão forte no payout de uma empresa que vinha distribuindo bons dividendos e dando bons resultados só poderia ser uma coisa: 

RETENÇÃO DE LUCROS PARA INVESTIMENTOS EM NOVOS PROJETOS (OU AQUISIÇÕES DE OUTRAS EMPESAS), QUE GERARÃO MAIS FLUXOS DE CAIXA FUTUROS... QUE MAXIMIZARIAM O VALOR DA EMPRESA E AINDA GERARIAM MAIS DIVIDENDO NO FUTURO!!!

Que coisa boa! Mas não!!

Na conference call da Gol tudo ficou mais claro. O que houve foi uma interferência da Gol na decisão da Smiles, já que a Smiles é controlada pela Gol, de modo que o balanço da Gol fosse embelezado e assim eles poderiam melhorar o rating para captar recursos mais baratos.

Essa foi a pré-captação de recursos mais cara que eu já ouvi falar.

E não para por aí. 

Eu e outras pessoas enviamos emails ao RI da empresa, solicitando mais informações sobre esses "investimentos" que eles farão. Não obtivemos nenhuma resposta. Aqueles que ainda tiveram resposta, receberam a mesma informação genérica do fato relevante.

Eu entendo o lado do RI da empresa, porque eles são funcionários, mas eles estão sendo coniventes e irresponsáveis!

E é aí que eu entro no comentário sobre o relatório da ICVM 358 e o #DeOlhoNosInsiders.

Diferente da Magazine Luiza cujos insiders detém participação acionária na empresa, na Smiles, como vocês podem ver no relatório que divulguei no início desse post, não há nenhuma participação dos insiders a não ser do controlador.

Será que os objetivos do diretores e conselheiros de administração estão mesmo alinhados com os objetivos da empresa e dos acionistas? 

Parece que do acionista controlador sim.



ANORMALIDADES DETECTADAS NOS RELATÓRIOS

Por fim, vou comentar sobre algumas anormalidades detectadas no relatório deste mês.

Raia Drogasil: não é bem uma anormalidade, mas só a título de informação, todas as operações ocorreram no dia 01/02, pela corretora do Itaú.

Magazine Luiza: não informaram nem o dia, nem o valor da transação. Isso dificulta avaliarmos a relação com fatores relevantes. Já cobrei ao RI, mas ainda não obtive resposta.

Portobello: há um erro no preenchimento do documento. As datas parecem estar incorretas, pois estão em ordens erradas e com meses errados, além do que tem uma operação que parece ser de aluguel, mas que não está devidamente apresentada como sendo um aluguel.

Nenhuma empresa atrasou a entrega do relatório.


quarta-feira, 14 de março de 2018

No vídeo de hoje o estagiário de docência Souza Neto fez uma simulação de investimentos anuais de R$ 1.000,00 em uma carteira de empresas que têm potencial para serem boas pagadoras de dividendos. Esse vídeo é uma simulação de um exercício que foi passado em sala de aula para que os alunos de Finanças 1 pudessem começar a pensar sobre quanto dinheiro eles seriam capazes de guardar todos os anos para poder investir pensando no longo prazo.

As informações dos dados usados na simulação poderão ser encontradas clicando aqui.

Vamos ao vídeo e não se esqueçam de se inscrever no nosso canal, para ficar sempre atualizado!


terça-feira, 13 de março de 2018

O objetivo desse trabalho foi desenvolver  um simulador a aplicar ao caso do CCSA.

Caso queiram saber mais sobre o simulador, sobre como ter acesso para utilizá-lo, entre em contato com o meu orientando Marcelo Maia.





Esse simulador foi criado para a sua monografia do curso de Ciências Atuariais.

Clique aqui para acessar o trabalho.


segunda-feira, 12 de março de 2018

Aqui está mais um vídeo de revisão para a nossa primeira prova de Finanças 1.

O vídeo trata de uma questão sobre perpetuidade.

Não se esqueçam de se inscrever em nosso canal e dar um like no vídeo!





domingo, 11 de março de 2018

Na aula passada começamos a revisão de estatística básica (materiais aqui) e nesta semana daremos continuidade à revisão, tratando de distribuições de probabilidade e detecção de outliers.






1 SLIDES



2 ARQUIVOS DOS DADOS USADOS NA AULA

Dados para a aula de normalidade
Plan 1





3 DO-FILE DOS PRINCIPAIS COMANDOS

Caso vocês tenham que instalar algum desses comandos, clique aqui e veja como instalar.

** Usando a primeira base de dados
histogram vm
generate lnvm=ln(vm)
ladder vm
gladder vm
qladder vm
sktest vm

** Usando a base nlsw88
sysuse nlsw88, clear
histogram wage, normal
graph box wage
qnorm wage
ladder wage
gladder wage
sktest wage 
** testa a normalidade univariada
** Use transformações para testar, a exemplo de:
g logwage=log(wage)
** Alternativamente: 
g lnwage=ln(wage)
** Padronizando a variável wage, pelo Z-Escore:
sum wage
** A média foi 7.766949 e o desvio-padrão foi 5.755523. Aplicamos isso na fórmula do Z-escore para padronizar a variável, fazendo com que ela fique com média zero e variância constante
** Crio a nova variável
g Zwage=(wage-7.766949)/5.755523
** Verificando:
sum Zwage

** Detectando outliers na primeira vase de dados:
sum rpegaverage cob_eps
extremes  rpegaverage cob_eps
scatter rpegaverage cob_eps



Aqui está mais um vídeo de revisão para a nossa primeira prova de Finanças 1.

O vídeo trata de uma questão sobre conversão de taxas efetivas.

Não se esqueçam de se inscrever em nosso canal e dar um like no vídeo!



sábado, 10 de março de 2018

Esse vídeo é o quarto  e último de uma série de vídeos sobre demonstrações e aplicações das principais simplificações da matemática financeira que usamos em Finanças.

Os demais materiais sobre "valor do dinheiro no tempo" poderão ser acessados clicando aqui.

Não se esqueçam de se inscrever em nosso canal do YouTube no www.youtube.com/ContabilidadeMQ para receber todas as notificações de novos vídeos.

Confiram abaixo!




Aqui está mais um vídeo de revisão para a nossa primeira prova de Finanças 1.

O vídeo trata de uma questão sobre valor presente líquido, o VPL.

Não se esqueçam de se inscrever em nosso canal e dar um like no vídeo!





sexta-feira, 9 de março de 2018

Aqui está o tutorial elaborado pela monitora Elaine Gama, respondendo a algumas questões da nossa primeira lista de exercícios.

No tutorial ela trata da resolução de questões envolvendo os seguintes assuntos, diretamente na calculadora HP 12c:

  1. Desconto e Valor Presente Líquido;
  2. Rentabilidade e conversão de taxas efetivas; e
  3. Perpetuidade








quarta-feira, 7 de março de 2018

Esse vídeo é o terceiro de uma série de vídeos sobre demonstrações e aplicações das principais simplificações da matemática financeira que usamos em Finanças.

Os demais materiais sobre "valor do dinheiro no tempo" poderão ser acessados clicando aqui.

Não se esqueçam de se inscrever em nosso canal do YouTube no www.youtube.com/ContabilidadeMQ para receber todas as notificações de novos vídeos.

Confiram abaixo!




terça-feira, 6 de março de 2018

Aqui estão os slides que usei na palestra para os feras de contabilidade da UFPB, no período 2017.2.





segunda-feira, 5 de março de 2018

Billions é uma série lançada em 2016 pela Showtime, que trata de mercado financeiro, direito, crimes, romances e diversão.

A série é baseada em alguns fatos reais (leia mais clicando aqui), sendo os dois principais personagens Robert "Bobby/Axe" Axelrod (Damian Lewis), gestor da Axe Capital (um hedge fund), e Chuck Rhoades (Paul Giamatti), procurador federal dos EUA.




Eu costumo demorar a assistir novas séries porque eu me apego facilmente e fico com receio de serem canceladas. Ainda não superei, por exemplo, o final prematuro de Hannibal.

Sendo assim, depois de ouvir muitos comentários e esperar muito até ter uma probabilidade razoável de continuidade da série, eu resolvi assisti-la nas minhas férias do ano passado - como costumo fazer todos os anos.

Atualmente a série tem duas temporadas já disponíveis na Netflix e a terceira temporada já está confirmada para estrear no dia 25/03/2018.

Aqui está a minha review. Preparei ela de uma forma um pouco diferente das outras, evidenciando as referências aos termos técnicos e teorias financeiras. Espero que gostem!

É possível que o post contenha alguns spoilers, então recomendo cuidado ao ler - apesar de que eu tive cuidado de tentar falar sobre a série sem dar spoilers importantes.


QUEM SÃO OS AUTORES

Brian Koppelman: clique aqui para saber mais.


Andrew Ross: clique aqui para saber mais.




UMA VISÃO GERAL

Enquanto Chuck tenta colocar Axe na cadeia a qualquer custo, Axe usa várias habilidades para não se dar mal. No meio dessa guerra entre os dois, muita coisa acontece e é bom ficar muito ligado.

A série trata de muitos conceitos do mercado financeiro em geral e especificamente do mercado de capitais. Quem estuda sobre investimentos, finanças e direito societário vai se sentir muito bem contemplado na série.

Tanto Axe quanto Chuck são dois personagens bem fortes e isso os leva a tomar decisões irracionais com frequência, em consequência. Além disso, junto aos dois, há suas esposas que são similarmente fortes. Eu gosto muito dos 4 personagens. São empolgantes!

Aqui estão os dois principais casais da série
Axe tem várias frases que ficarão grudadas na sua cabeça, a exemplo da clássica "eu não tenho incerteza!" que ele e seus pupilos repetem quando questionados sobre algum caso de investimento.

Não poderia deixar de citar aqui na visão geral que, apesar de termos esses personagens principais, a série é composta por um número bem grande de personagens no núcleo central. Talvez vocês tenham dificuldade para decorar os nomes.

A personagem que eu mais gosto é Taylor Mason (Asia Kate Dillon). Ela é uma analista quant bem específica. Vocês verão!

Clique aqui para saber se você é um quant e aproveite para assistir ao documentário "Quants".


É isso aí. Vamos a alguns trechos que eu gostaria de destacar, tentando não dar spoilers.


TRECHOS DE DESTAQUE


1) O PRIMEIRO EPISÓDIO DA PRIMEIRA TEMPORADA DE BILLIONS

Para mim, o primeiro episódio foi um dos melhores, senão o melhor de todos.

Contudo, uma pessoa não iniciada em finanças e investimentos pode ter uma opinião bem diferente, porque o episódio pode ser bem técnico.

Por exemplo, trataram do MIDAS para detecção de negociações anormais no mercado de capitais, blocktrade, fusão, manipulação de mercado, insider trading etc.

Outro ponto legal que eu achei no primeiro episódio foi o fato de eles terem algo que eu não sabia se era uma psicóloga, psiquiatra ou "coach" na equipe da Axe Capital. Com o tempo eu percebi o que ela era realmente. Vou me reportar a ela como Wendy, apenas.

Wendy conversa com um dos analistas da equipe que está tendo problemas com os seus retornos. Ela fala com ele sobre o Alfa de Jensen (clicando aqui você pode ver um vídeo nosso sobre isso), quando diz para ele voltar para o seu terminal da Bloomberg (aqui temos um vídeo sobre o uso do terminal da Reuters) e se livrar das empresas perdedoras que ele sabe que não darão retorno.


 



2) EDUCAÇÃO DOS FILHOS: COMPETIÇÃO E PENSAMENTO DE LONGO PRAZO


Ainda sobre o primeiro episódio, há uma parte em que Axe, sua esposa e filhos estão jantando e jogando um jogo de perguntas e respostas. A ação de seus dois filhos é surpreendente para duas crianças, que normalmente não pensam no longo prazo.

A influência dos pais é muito importante para educação financeira e pensamento de longo prazo dos filhos.


3) EQUITY RESEARCH NÃO SE FAZ APENAS ANALISANDO NÚMEROS. É PRECISO GASTAR SOLA DE SAPATO TAMBÉM

Quem pensa que analisar empresas para se investir é só analisar suas demonstrações contábeis está enganado.

Acho que na primeira vez que eles usaram a famosa frase "I am not uncertain" foi no contexto de que eles estavam analisando um caso e os analistas foram verificar in loco, escondidos, se a empresa estava com excesso de estoque.

Às vezes precisamos ver as coisas com nossos próprios olhos e não apenas os números que estão reportados no balanço patrimonial.




4) REFERÊNCIAS À TEORIA DOS JOGOS

Durante toda a série há muitas referências a diversas teorias, sendo a teoria dos jogos a mais frequente.

No episódio 3 eles falaram sobre o "Dilema do Prisioneiro" e no episódio 4 falaram sobre "Jogo de Soma Zero".

A Teoria da Agência (clique aqui para ver outros posts sobre isso) também está muito presente em Billions!


5) REFERÊNCIA AO ÍNDICE DE SHARPE


No episódio 12 Axe está tentando captar novos recursos para o seu fundo, quando um dos possíveis clientes pede explicação sobre o Índice de Sharpe.

Quem investe em fundos de investimento já deve conhecer esse índice que é sempre muito usado nas lâminas de informações essenciais.

Recomendo que fiquem de olho nos indicadores de desempenho dos seus fundos e que prestem bem atenção à taxa livre de risco que foi usada, para não ser enganado.

Aqui no blog temos um material sobre avaliação de desempenho de carteiras e fundos de investimentos. Clique aqui para ter acesso.


6) EUGENE FAMA E A HIPÓTESE DE MERCADOS EFICIENTES

Na segunda temporada em um dos episódios eles também falam sobre Eugene Fama e o mercado eficiente (HME).

Clique aqui para ver mais sobre a HME.





NÍVEL DE PROFUNDIDADE/ACESSIBILIDADE

Apesar de tratar de muitos termos técnicos e teorias, a série é muito acessível.

Principalmente após os primeiros episódios, eles pararam mais de ser tão técnicos. Isso é bom para quem não é da área, mas é ruim para pessoas que, como eu, gostam de usar alguns trechos de séries em suas aulas. Me senti prejudicado nesse sentido.



VALE À PENA

A série vale muito à pena. Mas tenha muito cuidado, porque é extremamente viciante.

Veja aqui o trailer da próxima temporada que estreará no dia 25/03/2018:






ÚLTIMAS REVIEWS PUBLICADAS NO BLOG:

  1.  Análise avançada das demonstrações contábeis: uma abordagem crítica
  2. O investidor inteligente - edição revisada
  3. Fome de Poder - filme sobre o Mc Donalds
  4. O mago das mentiras - filme sobre Bernie Madoff
  5. Todas as reviews


sábado, 3 de março de 2018

Prezados alunos de Métodos Quantitativos 1, infelizmente estou com um problema no SlideShare.

Por enquanto, usem os slides da turma do ano passado.

De conteúdo não mudará muita coisa, apenas a parte introdutória da disciplina, artigos que vocês apresentarão e coisas do tipo que mudarão.

Até segunda-feira e lembrem de chegar antes das 08h00.




1 SLIDES

Introdução e estatísticas descritivas from Felipe Pontes


2 DO-FILE

  1. sysuse auto
  2. describe
  3. browse
  4. ** Esse comando é importante para que possamos verificar se está tudo OK com a planilha de dados
  5. summarize
  6. ** Esse comando nos dá algumas estatísticas descritivas básicas
  7. summarize, detail
  8. ** A inclusão do "detail" nos dá, como é esperado, mais detalhes sobre as estatísticas descritivas.
  9. tabstat price mpg rep78 headroom trunk foreign, stats (mean sd skewness kurtosis n min max)
  10. ** O tabstat serve para facilitar nossa vida na hora de elaborar as tabelas para inserir no artigo.
  11. tabstat price mpg rep78 headroom trunk foreign, stats (mean sd skewness kurtosis n min max)
  12. tabulate rep78
  13. tab rep78, sort missing
  14. tab rep78, summarize(price)
  15. ** Esse comando nos permite economizar muito tempo. Por exemplo, se eu estiver escrevendo um artigo sobre qualidade da auditoria, eu posso verificar quais foram os tipos de opiniões dos auditores, por grupo de Big4 e não-Big4. Economizará nosso tempo.
  16. tab rep78 foreign
  17. ** Também podemos utilizar isso com o mesmo sentido do comando anterior.
  18. tab2 rep78 headroom foreign
  19. twoway scatter trunk weight
  20. ** O scatterplot (dispersão) é importante para termos uma ideia sobre como as variáveis estão se relacionando.
  21. twoway scatter trunk weight if foreign==0
  22. ** Gráfico apenas com carros nacionais
  23. ** Poderíamos utilizar isso, por exemplo, para excluir os "pareces limpos" e analisar apenas as opiniões modificadas em uma pesquisa sobre auditoria.
  24. twoway scatter trunk weight, by(foreign)
  25. ** Separa os gráficos, para facilitar a nossa comparação. Poderíamos então rodar um gráfico para opinião modificada e outro para parecer limpo. 
  26. twoway line trunk weight, by(foreign)
  27. ** Line é o gráfico de linhas. 
  28. twoway line trunk weight, by(foreign) sort 
  29. graph bar weight price, over(foreign)
  30. ** Gráfico de preço e peso, segregando em importados e nacionais
  31. correlate price rep78 trunk weight