abril 2018 - Blog ContabilidadeMQ

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segunda-feira, 30 de abril de 2018

Nós já apresentamos aos leitores do blog o "Padrão Bozo", o "Padrão Flying Mario" e agora eu tenho a honra de apresentar a vocês o "Padrão Vomiting Camel" (ou Camelo Vomitando).







Infelizmente eu não fui o pai deste padrão. Na verdade, ele tem uma mãe: Katie Martin, do Vomiting Camel Asset Management.

Claro que isso não passa de uma brincadeira que foi levada a sério. Vejam a história completa clicando aqui.

P.s.: alguém percebeu o padrão no ouro também e no Bitcoin! kkkk

P.s.2: obrigado ao Professor Marcelo Botelho por ter me apresentado a esse clássico!


sábado, 28 de abril de 2018

Na última semana, em Finanças I, nós começamos a estudar fundos de investimentos e finalizamos os modelos de precificação de ativos. Aproveitando esses dois assuntos, eu aproveitei para comentar sobre fundos de investimento Quants.




Os Quants foram "culpados" por algumas pessoas pela crise de 2008. Eu mesmo digo isso algumas vezes, mas pensando bem... a culpa não é dos Quants em si. A culpa é da ganância e isso é comum a todos os tipos de analistas e gestores de fundos. Os Quants só levaram a culpa.

Aqui está uma indicação de filme para o final de semana falando sobre eles. Clique aqui para ler uma matéria que culpa os Quants (foi isso que me lembrou de compartilhar o filme com vocês).

Para outras indicações de filmes sobre finanças, clique aqui!





sexta-feira, 27 de abril de 2018

O evento foi realizado na FEA-RP. Aproveitem para se inscrever no canal do Youtube deles!




quarta-feira, 25 de abril de 2018

Nas próximas aulas estudaremos alguns conceitos gerais relacionados a fundos de investimentos (o que são fundos, estratégia de investimento ativa x passiva, Índice de Sharpe, Índice de Treynor, Alfa de Jensen etc), veremos alguns casos e faremos algumas análises aplicadas às carteiras de investimento que vocês estão montando na disciplina.

ATENÇÃO! A cada aula que finalizarmos, do Índice de Sharpe em diante, vocês deverão fazer a aplicação na sua própria carteira. Na aula da semana que vem, por exemplo, estudaremos o Índice de Sharpe. Dessa forma, na aula seguinte vocês deverão trazer o cálculo desse índice para a sua carteira para podermos discutir sobre o número e comparar com as carteiras de todos da turma.






Aqui estão os slides que serão usados nessas aulas:





segunda-feira, 23 de abril de 2018

Aqui estão os slides usados pelos estagiários de docência do mestrado que me cobriram na semana passada, em que estive afastado para participação em uma banca de concurso na USP-RP.











sábado, 21 de abril de 2018

Nesse vídeo a monitora de Finanças I, Elaine Gama, apresenta um passo a passo para otimização de uma carteira usando a Teoria das Carteiras diretamente no software R.

Os arquivos usados no vídeo poderão ser encontrados nos links abaixo:


Na nossa playlist de Finanças I vocês podem ver mais sobre a Teoria e na playlist de tutoriais vocês podem ter acesso a outros tutoriais, em nosso canal do Youtube. Os slides da aula completa podem ser acessados no blog:
http://contabilidademq.blogspot.com.br/2018/04/slides-teoria-das-carteiras-markowitz.html
Para fazer este trabalho no Excel e com muitos ativos, recomendo que assistam a este vídeo: https://youtu.be/11x_JgYMskk Como plotar a fronteira eficiente no Excel: https://youtu.be/9WXW1I62VHQ





SCRIPT PARA OTIMIZAÇÃO DE UMA CARTEIRA DE INVESTIMENTOS USANDO O SOFTWARE R:


read.table("Markowitz.txt", header = TRUE)
dados = read.table("Markowitz.txt", header = TRUE)

##INSTALAR E CARREGAR OS PACOTES

require(fPortfolio)
library(fPortfolio)

require(timeSeries)
library(timeSeries)


##conversão no tipo de dados "timeSeries"
dados<-as.timeSeries(dados)

##############################################
##ESTATÍSTICAS DOS DADOS

##RETORNOS ESPERADOS
ret.esperados = colMeans(dados)
ret.esperados


#MATRIZ DE COVARIÂNCIAS
mat.cov = cov(dados)
mat.cov

################################################

##OTIMIZAÇÃO

##pesos dos ativos


##retorna o portfólio com a maior relação retorno/risco na fronteira eficiente

p1 = tangencyPortfolio(dados, spec = portfolioSpec(), constraints = "LongOnly")
p1


##retorna o portfólio com o risco mínimo na fronteira eficiente
p2 = minvariancePortfolio(dados, spec = portfolioSpec(), constraints = "LongOnly")
p2


## calculos para obtenção da fronteira eficiente
Frontier = portfolioFrontier(dados)

## Plotagem da fronteira eficiente no gráfico
frontierPlot(Frontier, col = c("blue", "orange"), pch = 19)

## adicinando informações ao gráfico
## pontos associados a possíveis carteiras
p3 = monteCarloPoints(Frontier, mcSteps = 5000, cex = 0.25, pch = 19)
p3
## mostrando o local da carteira que com proporções iguais em cada ativo
equalWeightsPoints(Frontier, pch = 15, col = "red")

## mostrando os pontos relativos a cada ativo individualmente
singleAssetPoints(Frontier, pch = 19, cex = 1.5, col = topo.colors(6))

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Essa é a quarta edição do #DeOlhoNosInsiders, onde eu apresento as transações dos Controladores, Conselheiros de Administração e Diretores de algumas das empresas que eu acompanho na nossa bolsa de valores.

No mês passado eu explorei bem algumas questões "estranhas" como aluguel de ações na RaiaDrogasil ($RADL3), matching shares na Magazine Luiza ($MGLU3), falta de "ações" dos Conselheiros da Smiles ($SMLS3). Para ler o post do mês passado clique aqui.




Então essa é a nossa pauta do dia:

  1. Operações dos insiders; e
  2. Comentários sobre a planilha

1) OPERAÇÕES DOS INSIDERS NO MÊS DE MARÇO






2) COMENTÁRIOS SOBRE A PLANILHA

BB SEGURIDADE - $BBSE3

Na BB Seguridade não houve alteração na posição do controlador, como de costume. Contudo, houve uma forte variação na posição dos Diretores e Conselheiros de Administração.

A explicação é a seguinte, constante no próprio relatório da ICVM 358: 

Variação no saldo de ações refere-se ao recebimento de parcela de remuneração variável, no âmbito do programa de remuneração variável para administradores da BB Seguridade e Banco do Brasil

RAIADROGASIL - $RADL3

Na RaiaDrogasil, como nos meses anteriores, os insiders continuam fazendo muitas movimentações de compra, venda e alugueis de ações. Por este motivo, em algumas vezes parece que eles aumentaram ou reduziram a posição, quando o que aconteceu foi o contrário.

Neste mês, especificamente, houve a outorga de ações do plano de remuneração variável dos insiders.


MAGAZINE LUIZA - MGLU3

Mês passado o RI da Magalu não informou nem a corretora, nem o volume negociado. Eu cobrei do RI e alguns dias depois eles me responderam informando que retificariam a informação.

Este mês eles erraram mais uma vez no relatório da 358, informando que houve negociação, quando, na verdade (aparentemente) não houve nenhuma negociação.

Fiquei em dúvida se eles erraram a planilha, ou se erraram informando que houve quando não houve negociação. Enviei o email mais uma vez e eles, rapidamente e muito atenciosamente, me informaram que eu deveria considerar que não houve negociações e que os números estavam corretos.


CSU CARDSYSTEM - $CARD3

Este mês controlador da CSU fez uma venda líquida de quase 1% da sua posição. Isso é uma grande quantidade, principalmente para uma smallcap.

O interessante é que ele fez isso no dia da divulgação dos resultados. Aproveitou o movimento do mercado que gostou muito dos resultados. Porém isso não foi ilegal. Seria ilegal se ele tivesse negociado antes da divulgação.





segunda-feira, 16 de abril de 2018


Esse texto foi escrito por Débora Brito, aluna de Ciências Contábeis da UFPB e estagiária da nossa Cooperativa de Crédito (CREDUNI). Clique aqui para saber mais sobre Débora e clique aqui para saber mais sobre a CREDUNI.



Nós temos diversos outros posts (textos ou vídeos) aqui no blog sobre certificações profissionais. Vejam esses dois, por exemplo:



A CPA-10 (Certificação Profissional ANBIMA - Série 10)
No dia 25 de janeiro de 2018, fui aprovada no exame da CPA-10 (Certificação Profissional ANBIMA - Série 10). Atualmente, sou estagiaria da SICREDI Creduni, e foi lá que conheci a certificação.
Resumidamente o exame destina-se a  certificar profissionais que atuam na prospecção ou venda de produtos de investimento diretamente para o público, em agências bancárias ou plataformas de atendimento.
A certificação é a porta de entrada para atuação em instituições financeiras, e tenha certeza, ela vai te diferenciar dos demais candidatos.
Para saber como se inscrever na prova, conhecer mais sobre a ANBIMA e demais certificações que ela disponibiliza é só clicar nos links:
1 OVERVIEW SOBRE A PROVA
1.1 Informações
O investimento para a realização da certificação é um pouco alto, se você assim como eu, ainda é estudante de graduação. Ao realizar a sua inscrição no site da ANBIMA, você poderá gerar o seu boleto no valor de R$ 300,00 reais. Só após o pagamento sua inscrição será liberada e você poderá marcar a data da prova.

Em João Pessoa, o local de realização da prova é em uma escola de idiomas. 
A prova tem duração de 2 horas e conta com 50 questões de múltipla escolha. O resultado é dado ao termino do exame, na tela do computador, com o percentual de acertos de cada módulo.

Material disponível para essa certificação é o que não falta, mas, é claro, você precisa ser criterioso para escolher. Alguns materiais não estão atualizados com o conteúdo de Previdência Complementar e Aberta, e muitos simulados disponíveis na internet contém gabaritos errados!

Meus estudos foram guiados pela apostila específica para a certificação, disponibilizada gratuitamente no site do Professor Edgar Abreu (https://ead.edgarabreu.com.br/materiais).




1.2 Conteúdo e questões
O conteúdo da prova é composto por 7 módulos:
Módulo 1: Sistema Financeiro Nacional e participantes do mercado (5% a 10% da prova)
Modulo 2: Ética e análise do perfil do investidor (15% a 20% da prova)
Modulo 3: Princípios básicos de economia e finanças (5% a 10 % da prova)
Modulo 4: Princípios de investimento (10% a 20% da prova)
Modulo 5: Fundos de investimento (20% a 30% da prova)
Modulo 6: Instrumentos de Renda Variável, Renda Fixa e Derivativos (15% a 25% da prova)
Modulo 7: Previdência Complementar e Aberta: PGBL E VGBL (5 a 10% da prova)

As questões são simples, mas requerem atenção e interpretação, as assertivas são muito parecidas, e são os detalhes que fazem a diferença na escolha da opção correta.

1.3 Qualidade das questões

A concentração das questões é maior nos módulos 4: Princípios de investimento e 5: Fundos de investimento.

Na maioria das vezes as questões abordavam alíquotas, e a diferenciação dos tipos de fundos de investimento. É importante ter em mente as características de cada um deles, pois a diferença da alternativa correta para a errada está justamente nesse ponto.

A parte mais “chatinha” das questões era o regime de tributação, é a parte que você precisa “decorar” para conseguir responder.

As questões mais tranquilas giram em torno do Sistema Financeiro Nacional. Na minha prova foram cinco questões sobre o assunto.

Lembro de ter respondido três questões sobre previdência, uma delas descrevia casos em que eu teria que aconselhar o melhor plano, PGBL ou VGBL, de acordo com as características apresentadas na questão como: optar pelo modelo de declaração de imposto de renda completo, que abate até 12% da sua renda bruta anual ou não tem renda tributável. As demais questões consistiam na diferenciação dos planos PGBL e VGBL.

1.4  Como estudar?

O conteúdo é bastante extenso para estudar, e só resolver questões não vai te fazer ser aprovado na prova. Eu particularmente precisei fazer resumos e fichamentos para depois ir resolver questões de cada módulo.

O que me ajudou bastante nos meus estudos foi o banco de questões do Professor Edgar Abreu, https://ead.edgarabreu.com.br/painel, neste site você pode simular a prova, e acreditem é muito semelhante, além de contar com cerca de 1000 questões para testar o seu conhecimento em cada módulo da prova. Você poderá efetuar o download da apostila especifica da certificação e estudar a parte teórica.

Eu precisei fazer uma tabela evidenciando a tributação especifica para Operações De Renda Fixa, Fundos De Investimento e Ações, com base de incidência, Cobrança, responsável pelo recolhimento, compensação de Perdas, IOF, isenções e o tempo.

Passei cerca de 10 dias estudando para a prova, mas aconselho que vocês dediquem um pouco mais de tempo, principalmente que ainda não tiver experiência na área (tanto prática, quanto teórica).


domingo, 15 de abril de 2018

Nas próximas aulas nós finalizaremos o assunto "análise de regressão" com os testes dos pressupostos e as correções para os problemas que surgirem. Para acessar os materiais da aula passada, sobre regressão múltipla, clique aqui.

Efeito da retirada da constante da regressão


1 SLIDES



2 ARQUIVOS
Não há para esta aula. Utilizaremos as mesmas bases de dados das aulas passadas.




3 DO-FILES DOS PRINCIPAIS COMANDOS DA AULA
ATENÇÃO: caso não tenha algum dos comandos abaixo instalados em seu computador, leia esse post sobre como instalar programas no Stata.

** Para rodar a regressão "silenciosamente", ou seja, sem apresentar as estatísticas, use o seguinte comando
quietly regress var1 var2
* O comando "quietly" roda a regressão sem apresentar as estatísticas. Às vezes você não quer as estatísticas de uma regressão, por exemplo, quer apenas salvar os resíduos. Dessa forma, usa o comando para não ficar enchendo a área dos resultados de estatísticas.

** Para salvar os resíduos, use o comando "predict", seguido do nome que você quer dar à variável onde os resíduos ficarão salvos
predict SalvarAqui, residuals

** Para rodar uma regressão sem a constante, use o seguinte comando:
quietly regress var1 var2, noconstant

** Para perceber o viés de inclinação em uma regressão, causado pela exclusão da constante, use os seguintes comandos:
quietly regress var1 var2
predict ychapeuComCons, xb
quietly regress var1 var2, noconstant
predict ychapeuSemCons, xb
scatter var1 var2 || line ychapeuComCons var2
scatter var1 var2 || line ychapeuSemCons var2

** Testes para detecção de heterocedasticidade
** Lembrem-se de que os testes dos pressupostos devem ser rodados após a estimação da regressão
* Teste de White
estat imtest, white
* Teste de Breusch-Pagan/Cook-Weisberg
estat hettest

** Caso queira estimar a regressão robusta para heterocedasticidade:
regress var1 var2, vce(hc3)

** Para defasar variáveis
g var1Defasada = var1[_n-1]

** Para configurar ("set") a série temporal ("ts"), use o comando a seguir:
tsset tempo
* tempo é a minha variável que contem os anos, meses, dias ou o que eu estiver usando como medida de tempo.

** Testes para detecção de autocorrelação
* Durbin-Watson
estat dwatson
* Breusch-Godfrey
estat bgodfrey, lags(XX)
* Em que "XX" é o número de lags que você está utilizando
* Caso a amostra seja pequena, utilize a correção "small"
estat bgodfrey, lags(XX) small

** Caso queira estimar a regressão robusta para autocorrelação e heterocedasticidade:
newey var1 var2, lag(XX)
* Lembre-se de que é preciso configurar a série temporal (tsset).
* Caso haja algum "buraco" na sua série temporal, utilize o comando abaixo:
newey var1 var2, lag(XX) force
* Para dados em painel, devemos usar o comando newey2

** Para testar a normalidade dos RESÍDUOS, é preciso primeiro salvá-los, conforme vimos no início deste do-file. Após isso, o comando é o seguinte:
jb6 resíduos
* Para verificar no gráfico:
histogram residuos, normal

** Detecção de multicolinearidade
* Uma das formas iniciais de se perceber que haverá problema de multicolinearidade, é analisando a correlação entre as variáveis dependentes:
pwcorr var1 var2 var3 var4, sig
* Após rodar a regressão, é importante analisar o fator de inflação da variância (VIF)
estat vif


sexta-feira, 13 de abril de 2018

Para quem gosta de história e é tem curiosidade para saber o porquê de algumas pessoas chamarem as ações de papeis e os juros de alguns títulos de cupons, aqui está a resposta para a sua curiosidade.

Eu guardo essa ação e essa debênture na minha casa e de vez em quando levo para sala de aula para mostrar aos meus alunos o porquê de vermos algumas pessoas comentando sobre tal "papel" e falando sobre o "cupom" de uma determinada debênture ou título do Tesouro Nacional.

A explicação da debênture é a mais legal!


Explicação para a ação ser chamada de papel:






Explicação para os juros das debêntures serem chamado de cupons:

Por que os juros dos títulos (bonds) são chamados de cupons ("coupons")? . Muito antigamente os bonds vinham acompanhados do título principal para você resgatar o valor de face depois de alguns anos e esses cupons (papéis pequenos na parte de baixo) eram os pagamentos dos juros (normalmente) semestrais. . Você destacava o cupom e ia trocar por dinheiro a cada 6 meses. . Do mesmo jeito que as ações são chamadas de papéis por alguns até hoje... Quando vamos comprar um título desse, nós verificamos se ele tem ou não cupom. . Abaixo informações sobre esse título em específico que roubei do Professor @orleansmartins. Eu dei essa debênture de presente a ele em 2014. . Debênture da Companhia Petropolitana, do ano 1899, sob coordenação do Banco Alliança do Porto (Potugal). A Petropolitana Tecidos, fundada em 1873, com sede no Rio de Janeiro, hoje tem sua fábrica em Petrópolis tombada pelo Patrimônio Público Federal. . . #Investimentos #Investing #InvestimentoEmAções #BolsaDeValores #Bovespa #EducaçãoFinanceira #FinancialEducation #Aposentadoria #Retirement #Bovespa #StockMarket #Valuation #FundamentalAnalysis #AnáliseFundamentalista #EquityResearch #ContabilidadeMQ
Uma publicação compartilhada por Felipe Pontes (@felfelipepontes) em





quarta-feira, 11 de abril de 2018

Esse vídeo faz parte da Monitoria de Finanças Aplicadas I, do curso de Ciências Atuariais da UFPB e traz a demonstração da fórmula usada para calcular a variância de uma carteira com dois ativos.

Os slides da aula completa podem ser acessados no blog: http://contabilidademq.blogspot.com.br/2018/04/slides-teoria-das-carteiras-markowitz.html

Para fazer este trabalho no Excel e com muitos ativos, recomendo que assistam a este vídeo:
https://youtu.be/11x_JgYMskk

Como plotar a fronteira eficiente no Excel:
https://youtu.be/9WXW1I62VHQ






segunda-feira, 9 de abril de 2018

E o dia finalmente chegou!

O finalmente não é bem uma comemoração, apesar de termos muito a comemorar. O Programa Multi (como é carinhosamente conhecido) foi criado por um grupo de Professores que que queriam contribuir com o desenvolvimento da contabilidade no Brasil, porém não conseguiam criar um programa de mestrado de doutorado sozinhos e por isso se juntaram para criar aquele que viria a ser o segundo curso de doutorado no Brasil, depois de muitos anos apenas com o curso da USP.

Obrigado aos Professores envolvidos, à UnB, UFPB, UFPE e UFRN (na ordem que estava no nome do programa inicial) por terem aceitado esse desafio.

Hoje temos Professores do Multi, com mestrado e doutorado, pelo Brasil todo. Além disso, temos os programas individuais que agora têm capacidade de caminhar sozinho.

Aqui está o anúncio da última defesa, assinado pelo Professor Jorge Katsumi Niyama (um dos fundadores e atual coordenador):



Prezados alunos, ex-alunos, docentes e ex-docentes do Programa Multi-institucional e Inter-regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFRN,

Convidamos todos os discentes, ex-discentes, docentes, ex-docentes e simpatizantes do PPGCC UnB/UFPB/UFRN a prestigiar a última defesa de Tese de Doutorado, que será defendida pela aluna Charline Barbosa Pires, a realizar-se no dia 13/04/2018, às 9h30, no Auditório Azul da FACE.
Título: "Critérios de reconhecimento, mensuração e evidenciação de heritage assets: um estudo comparativo em museus australianos, ingleses e neozelandeses utilizando abordagem da teoria institucional".
Banca examinadora:
Prof. Dr. Jorge Katsumi Niyama (presidente/orientador)
Prof.ª Dr.ª Andréa de Oliveira Gonçalves (membro interno não vinculado – PPGCont/Un B)
Prof. Dr. Ernani Ott (membro externo não vinculado – UNISINOS)
Prof.ª Dr.ª Ilse Maria Beuren (membro externo não vinculado – UFSC)
Prof. Dr. Paulo Roberto Nóbrega Cavalcante (suplente –UnB/UFPB/UFRN)
Com essa defesa, o Programa Multi encerra formalmente suas atividades, tendo contribuído para a titulação de 313 Mestres e 64 Doutores em Ciências Contábeis.
Atenciosamente,

Prof. Jorge Katsumi Niyama
Coordenador-geral do Programa Multi-institucional e Inter-regional de
Pós-graduação em Ciências Contábeis

Esse é o o quarto e último de uma série de 4 vídeos em que eu comento sobre a prova para analista fundamentalista - CNPI, certificado pela APIMEC. No vídeo eu respondo a perguntas específicas sobre a preparação para a prova.

Os vídeos são baseados nesse post que fiz no blog: http://contabilidademq.blogspot.com.br/2018/03/perguntas-sobre-prova-para-analista.html
Caso tenha gostado do vídeo, aproveite para dar um like e se inscrever no canal!


domingo, 8 de abril de 2018

Na semana passada nós introduzimos o modelo clássico de regressão linear, falando de regressões simples. Nesta semana, nós avançaremos mais um pouco, falando sobre o processo de estimação matricial da regressão, regressão múltipla, significância do modelo (teste F) e ajuste ( e R² ajustado).

Para acessar os materiais da aula passada, clique aqui.



1 SLIDES



2 ARQUIVOS
Dados do exemplo do slide 6
Respostas do exercício do slide 6
Passos para estimação da regressão de forma braçal
Exercício adicional resolvido
Planilha "macro"
Do-file do exercício "macro"



3 DO-FILE DOS PRINCIPAIS COMANDOS DA AULA

** Estimação da regressão simples

reg var1 var2

* Na múltipla o comando é o mesmo. A única diferença é que você terá a primeira variável como sendo ainda a dependente, porém terá mais de uma variável independente. Exemplo com 3 variáveis independentes:

reg var1 var2 var3 var4

** Teste F

* O teste F que usamos na regressão para avaliar a significância do modelo já nos é dado pelo Stata automaticamente. Todavia, às vezes queremos testar outras restrições múltiplas. Assim, devemos proceder da seguinte forma, por exemplo:

* Para testar se o retorno do mercado spot é igual 1 e o retorno do mercado spot é igual à constante, eu uso o comando abaixo.

test (retspot=1) (retspot=_cons)

* Perceba que esse é um teste múltiplo, pois usa a estatística F. Para rejeitar a H0, é preciso que APENAS uma daquelas restrições que eu inseri acima sejam válidas. Se apenas uma delas for válida, a hipótese do teste F é rejeitada. Não é preciso que todas sejam rejeitadas individualmente, para que o teste conjunto seja rejeitado, conforme vimos na aula passada.

sábado, 7 de abril de 2018

Aqui estão os slides usados na palestra deste sábado, no 7º Simpósio de Atuária, que ocorreu na UFPB.








sexta-feira, 6 de abril de 2018

Semana passada eu compartilhei no Facebook a minha opinião sobre a questão de saúde mental dos pós-graduandos e nos comentários um dos meus amigos me pediu três dicas para mestrandos (bem específico).

Após o post em que compartilhei a minha opinião, compartilharei algumas coisas que podem ajudar vocês na jornada da pós-graduação.






O mestrado foi a fase mais difícil da minha vida, sem sombra de dúvidas. O mestrado foi tão difícil para mim que fez o doutorado parecer fácil!

Vejam só a foto abaixo. Nem para cortar o cabelo eu saía de casa, olhos roxos e só o couro e osso kkk


Nós com o Professor Jorge





Como Jefferson Santos me pediu três dicas, começarei com elas e depois apresento alguns textos daqui do blog que poderão te ajudar:

  1. Humildade: seja humilde! Com raras exceções, os alunos que entram no mestrado foram os melhores alunos das suas turmas na graduação. Quando você chega no mestrado isso não vale de muita coisa. Você levará muita porrada e é preciso ter humildade para absorver isso como sendo uma coisa boa. Além disso, a humildade é importante para saber que é impossível você ser perfeito em todas as disciplinas. É preciso saber balancear as coisas e ser o melhor que você puder no tempo que você tem.
  2. Foco: dispensa comentários adicionais né?
  3. Cuide da saúde: às vezes ficamos tão focados nas coisas que acabamos deixando a saúde de lado. No meu mestrado eu ficava o dia todo trancado no meu quarto estudando e, quando saía, basicamente era para comer. Nem beber água eu bebia direito. O resultado é que eu vivia doente e tive uma crise pesada de cálculo renal. Após isso, um belo dia, meu orientador (Professor Edilson Paulo) me chamou para conversar e disse uma das frases (foi uma pergunta retórica, na verdade) que mais mudaram a minha vida: Felipe, se tu morrer quem é que vai defender a tua dissertação?
Para complementar essas três dicas, compartilho aqui com vocês alguns textos que eu publiquei aqui no blog e que poderão ajudá-los (cliquem nos títulos para ter acesso):



terça-feira, 3 de abril de 2018

Esse é o terceiro de uma série de 4 vídeos em que eu comento sobre a prova para analista fundamentalista - CNPI, certificado pela APIMEC. No vídeo eu respondo a algumas perguntas mais gerais. No próximo vídeo responderei a perguntas específicas sobre preparação para a prova.






segunda-feira, 2 de abril de 2018

Aqui estão os slides que utilizaremos nas aulas sobre Teoria das Carteiras.

Clicando aqui vocês encontrarão a lista de revisão para a segunda prova e clicando aqui vocês encontrarão as respostas em vídeo para cada questão.

Clique aqui para acessar os slides.






Esse vídeo faz parte da Monitoria de Finanças Aplicadas I, do curso de Ciências Atuariais da UFPB e traz uma revisão das estatísticas básicas de retorno e risco em finanças.

Os slides da aula completa podem ser acessados no blog: http://contabilidademq.blogspot.com.br/2018/03/slides-risco-e-retorno.html






Acessem os nossos blogs e redes sociais para mais materiais sobre esse tema:

**Contabilidade & Métodos Quantitativos : http://contabilidademq.blogspot.com.br/

 **Finanças Aplicadas Brasil:
https://goo.gl/Fj9HjH

** Instagram:
http://instagram.com/felfelipepontes

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**Twitter: https://www.twitter.com/ContabilidadeMQ




domingo, 1 de abril de 2018

Aqui estão algumas afirmações para que os meus alunos digam se são mentira ou verdade.

Toda resposta deve ser justificada.

O prazo para entrega é na quarta-feira e valerá 0,5 ponto ADICIONAL para a segunda prova. Essa é uma atividade extra e não obrigatória, visto que nem todo o conteúdo das questões foi visto por vocês. Resumindo: faz quem quer e quem quer, pesquisa!




As questões foram elaboradas pelos estagiários de docência.


  1. O investidor é sempre racional.
  2. Do ponto de vista conceitual, as taxas dos títulos públicos federais são livres de risco.
  3. A diversificação de uma carteira de ações só traz benefícios.
  4. É preciso ser profissional do mercado financeiro para poder investir.
  5. Só posso investir em mais de uma empresa, não apenas em uma.
  6. Uma empresa com bons fundamentos sempre gerará ganho de capital.
  7. Os títulos públicos têm volatilidade zero.

Nesta semana nós iniciaremos os trabalhos com análise de regressão (modelo clássico de regressão linear). Para acessar os materiais da aula passada, clique aqui, sobre inferência e testes de hipóteses.



1 SLIDES (não consegui fazer o upload do arquivo novo, mas muda pouca coisa)


2 ARQUIVOS
Base de dados dos preços no mercado à vista e futuro
Recomendo a leitura desse post, sobre sinais "errados" na regressão




3 DO-FILE DOS PRINCIPAIS COMANDOS
** Estimação da regressão
regress var1 var2
* Esse comando estima a regressão em que a variável "var1" é a minha variável dependente e a "var2" é a minha variável independente.
* É possível estimar essa mesma regressão com o comando abaixo
reg var1 var2
* Para quem não usa os botões do Stata, mas digita os comandos, isso pode evitar alguns segundos em cada regressão que for rodada. Como, geralmente, rodamos várias em um trabalho, isso gera uma boa economia de tempo e de desgaste dos dedos e dos teclados.

** Teste de Wald
* Primeiro temos que rodar uma regressão
reg var1 var2
* Após isso, podemos rodar um teste de Wald para verificar algo que queiramos
* Por exemplo, posso testar se "var2" é igual ou diferente de 2.
test _b[var2]=2

Para mais materiais sobre métodos quantitativos clique nos seguintes marcadores: