Três estudos interessantes foram apresentados no Congresso da Anpcont, que se realizou em Natal em 2010. 
Três doutorandos (Bruno Fernandes, Diogo Lima e Eduardo Vieira),  juntamente com o Jorge Katsumi Niyama, todos do Programa Multi, fizeram  uma pesquisa  entre 190 docentes dos cursos de graduação de contabilidade no Brasil. A  percepção dos docentes é que a convergência é importante, já que  reduziria os custos de elaboração das demonstrações contábeis e melhoria  a inserção das empresas brasileiras no mercado internacional.  Entretanto, o fato da profissão contábil não ser relevante pode ser um  obstáculo. É interessante notar que os docentes sentem-se preparados  para lecionar (excesso de otimismo?), mas as instituições de ensino não  estão. 
Vinicius Lima, em conjunto com Gerlando Lima, Iran Lima e Luiz Carvalho, todos da Universidade de São Paulo, estudaram  os benefícios econômicos que induzem a convergência. As empresas  maiores, voltadas ao mercado externo e que possuem maior necessidade de  financiamento, são mais propensas a adotar as novas normas. 
Jorge Katsumi, Paulo Cavalcante e Isabelle Rezende discutem  a área de construção civil, através de um estudo de caso. Analisando os  efeitos do reconhecimento da receita e a confrontação da receita,  comparando as normas brasileiras, do Fasb e do Iasb, os autores  mostraram as potenciais distorções que podem ocorrer. É sempre bom  lembrar que a área de construção civil é uma das mais afetadas pela  convergência internacional.
Fonte: Blog Contabilidade Financeira 
Nenhum comentário:
Postar um comentário