Estou postando aqui um artigo que escrevi pro Portal da Classe Contábil quando estava tendo o primeiro contato com o que viria a ser minha monografia. Segue o artigo e no final tem um link para a página onde ele está publicado com o final e algumas dicas.
Hoje é cada vez mais comum o uso de métodos quantitativos, também  conhecidos como Ciência da Administração, sejam eles: estatísticos,  probabilísticos e os computacionais – uso de softwares específicos,  planilhas etc. – nas grandes empresas. Mas, só nas grandes empresas não é  o bastante! Os cursos de graduação da área de negócios precisam  incentivar, estimular o uso desses métodos para AUXILIAR as pequenas e  médias empresas a criar a cultura do Planejamento Financeiro, da  Projeção do Fluxo de Caixa, do uso da Programação Linear, Análise de  Regressão etc.
Para que o Gestor possa utilizar esses métodos em seu processo  decisório, ele necessita de profissionais aptos a calcular, projetar  essas ações e mostrar de uma maneira compreensível o seu resultado. Esse  profissional pode ser um administrador financeiro, contador gerencial, Economista  – entedam aqui como engenheiro dos negócios. O papel desse engenheiro  dos negócios é, entre outros tantos: analisar qual é a maneira mais  eficiente que os insumos podem ser empregados, analisar alternativas de  investimentos, maximizar o lucro, aumentar a qualidade no serviço  prestado, diminuir danos ao meio ambiente etc.
Um caso bem simples do uso de alguns métodos matemáticos usados na  gestão empresarial, e que qualquer intraempreendedor pode perceber, é de  um estudo recente em que o colaborador percebeu que os aparelhos de  ar-condicionado antigos consumiam energia bem acima dos equipamentos  novos. 
Em uma das salas em que são usados os equipamentos, foi feito o  cálculo da necessidade em BTU’s, que é de 40.000. Nessa sala, há dois  equipamentos antigos, que somados têm 33.500 BTU’s e consomem R$  499,20/mês de energia, todos os meses. Percebam que os equipamentos têm  9.500 BTU’s a menos, ou seja, não atendem às necessidades do ambiente,  logo, a empresa não está satisfazendo algumas necessidades dos  clientes.  Trocando esses dois aparelhos por um de 40.000 BTU’s, o  consumo diminuiria para R$ 196,80/mês. Haveria uma redução no custo de  R$ 302,40/mês. Em um ano o custo total  que era de R$ 5.990,40, passa a  ser de R$ 2.361,60 totalizando uma redução de R$ 3.628,80 por ano, em  apenas uma das salas da empresa.
A empresa, mantendo esse equipamento, está  tendo um Custo de oportunidade  de R$ 3.628,80/ano, pensando só na finalidade, que é o lucro. Sem  contar, ainda, com a insatisfação dos clientes, que pode gerar uma  imagem negativa e o aumento da Demanda por energia que pode ocasionar na construção de novas hidrelétricas, termoelétricas, causando impactos ambientais.
Essa é uma informação simples e fácil de ser obtida. Qualquer pessoa  pode gerá-la, desde que haja um estímulo do seu uso, desde a graduação.   Você que trabalha em empresas e percebe o alto consumo de água,  energia, papel, deslocamento de materiais que podem ser reduzidos, entre  muitas outras coisas, pode usar a Pesquisa Operacional, Métodos  Quantitativos, Ciência da Administração e outras tantas denominações que  podem ser usadas para diminuir esse custo e melhorar os processos da  empresa. Você é a alma do negócio.
Algumas dicas para tornar sua empresa mais eficiente no uso dos recursos, reduzindo alguns desperdícios: clique.
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