Leonardo Pereira (Presidente da CVM) participou de uma reunião do CPC no dia 06/09/2013. Dentre as suas maiores preocupações em relação às IFRS estão: (a) capacitação dos profissionais atuantes no mercado de capitais; e (b) qualidade das informações contábeis versus quantidade.
Que as IFRS têm potencial para melhorar a qualidade das informações nós sabemos e já temos algumas evidências empíricas sobre isso (leia mais aqui e aqui). Contudo, o número de informações também aumentou muito o que, na minha opinião, pode acabar dificultando o entendimento de alguns pontos. Isso porque algumas empresas detalham tanto as notas explicativas que chega até ficar chata a leitura (sem contar com aquelas que copiam algumas partes do CPC).
Para quem gosta de pesquisar com análise de conteúdo, nós temos agora um grande volume de informações a serem pesquisadas. Além disso, esse "detalhamento" e volume das notas explicativas pode ser um bom campo (fértil) para tentar ludibriar alguns leitores, o que também gera um bom campo para pesquisa.
Devemos ter cuidado com isso. Como dizia o saudoso rapper Sabotage: quantidade não muito importante, eu quero qualidade o quanto antes.
Fonte: Boletim CPC 52
Nenhum comentário:
Postar um comentário