Informação contábil para a tomada de decisão - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Informação contábil para a tomada de decisão

Esse é um artigo técnico de uma consultoria feita por nós para uma instituição de ensino fundamental e médio da cidade de João Pessoa, Paraíba. Resolvemos apresentar os resultados desse trabalho em um evento, ano passado, e enviar a um periódico neste ano.

Esperamos que sirva de contribuição e estímulo aos contadores. Devemos fornecer informações úteis para a tomada de decisão. Não apenas informações obrigatórias, legalmente. Sejamos relevantes!

Segue o resumo:


A contabilidade, por meio das Demonstrações Contábeis, objetiva subsidiar seus usuários com informações gerais sobre a entidade que reporta a informação. Porém, informações gerais podem não ser úteis o suficiente para que o usuário interno possa atuar de forma mais competitiva em um novo mercado. O estudo em tela teve como objetivo geral apresentar a importância da informação contábil-gerencial na decisão de investimentos em uma escola de Ensino Médio, analisando a troca de equipamentos de condicionamento de ar em 3 salas da Instituição, com o intuito de evidenciar a redução de custos operacionais para a entidade. Para tanto, foi utilizado como ferramenta principal para o estudo de caso a análise do Valor Presente Líquido do investimento na troca dos equipamentos, para apurar a viabilidade ou não do investimento. Como ferramenta secundária foi utilizado o cálculo do Payback Time demonstrando em quanto tempo o investimento será recuperado. Chegou-se ao resultado de que a troca dos equipamentos em dois dos três casos analisados é viável, do ponto de vista econômico. O caso que apresentou inviabilidade deve ser analisado sob a perspectiva de outras variáveis, como a satisfação do cliente, e.g., não caracterizando objetivo deste estudo.

PALAVRAS-CHAVE: Redução de custos. Análise de Investimentos. Informação Contábil-Gerencial. Instituição de ensino.

Para acessar o artigo completo, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate