Temos sido bombardeados de notícias na mídia relacionadas à uma possível bolha imobiliária no Brasil (esse site faz um levantamento de tudo quanto é notícia ruim do setor) e sabemos que existem muitas vantagens na decisão de não comprar imóveis.
Na verdade, existem vantagens em se ter o imóvel próprio e também desvantagens.
Atualmente, minha preferência (devido à características específicas minhas), seria morar de aluguel.
Pode ser que daqui a 10 anos eu tenha o dinheiro para comprar um imóvel à vista e mesmo assim não queira comprar, ou pode ser que eu não tenha o dinheiro e queira comprar um imóvel financiado. Vários fatores influenciam nessa decisão e nem todos eles são financeiros e facilmente mensurados.
Contudo, o objetivo do post não é discutir sobre isso. Meu objetivo aqui é única e exclusivamente apresentar esse gráfico que recebi por email de Einar da Economática:
O gráfico evidencia uma queda muito forte no valor de mercado das empresas do setor de construção, desde o seu pico.
Será que vivemos mesmo essa tão falada bolha imobiliária brasileira e isso é só a antecipação de sua explosão? Será que esse desaquecimento recente do mercado imobiliário é só um desaquecimento ou é a explosão da bolha?
Só a título de comparação, aqui está o gráfico do Ibovespa:
Os preços descontam tudo e o mercado é eficiente! Talvez os formadores de preço não saibam tanto assim! Saberemos no futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário