Uma possível explicação:
A rentabilidade de determinado produto para uma empresa, pode ser gerada em função de dois elementos: Giro e Margem.
Sabe-se que, apesar do orégano ter várias utilidades, acredito que dificilmente em uma casa se consuma 1kg da erva. Dessa forma, infere-se que esse produto não apresenta um giro alto. Logo, para que o produtor possa manter suas culturas é necessário que o mesmo pratique um preço de venda com uma margem elevada para que possa manter o seu negócio.
Segue um exemplo:
Suponha que a empresa "Oregopólio" opere com dois produtos no mercado: 1) Colorífico e 2) Óregano. Sem levar em consideração outras variáveis, considere que a rentabilidade exigida da empresa seja de 20%.
Considerando que o produto 1 apresenta um giro médio de 1,5, para que se consiga a rentabilidade desejada, seria necessário uma margem de 13,33%.
Rentabilidade = 1,5 x 13,33% = 20%
Por outro lado, considerando que o produto 2 (orégano) apresente um giro médio de 0,2, para que se consiga a rentabilidade exigida da empresa é necessário uma margem de 100%.
Rentabilidade = 0,2 x 100% = 20%
Com base nisso e no que foi levantado na postagem anterior, o preço do orégano pode ter seu valor justificado, visto que é um produto que tem procura, porém não tão elevada - uma vez que suas aplicações, possivelmente, são poucas popularizadas. Então, para que sua produção seja justificada, os produtores têm que utilizar uma margem alta.
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