[Programa Top] Acesso Direto ao Mercado - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

[Programa Top] Acesso Direto ao Mercado

Essa é a primeira postagem da série sobre o Programa Top (a postagem 0 aconteceu dia 08/02/2014, com a divulgação de um link para download dos materiais).

No primeiro dia das apresentações uma delas foi sobre o funcionamento da BM&FBovespa. Uma coisa me chamou a atenção, pois me remeteu à minha entrevista do doutorado, onde fui questionado pelo Professor César A. Tibúrcio Silva (do Blog Contabilidade Financeira) sobre as negociações de alta frequência, se elas não poderiam prejudicar os resultados da minha futura tese.

Nessa apresentação muito foi falado sobre negociações de alta frequência e utilização de algoritmos, porém outra coisa que me chamou a atenção (que também pode ter impacto na minha tese e em vários outros artigos que eu tenho desenvolvido): o Acesso Direto ao Mercado (DMA, na sigla em inglês - mais usual).

Os DMAs podem funcionar conforme a figura abaixo (retirada da apresentação):


Qual é a implicação disso? O primeiro ponto é que se eu opero por uma corretora (usando o DMA 1) e minha corretora tem muitos clientes, minha ordem pode chegar atrasada em relação a uma pessoa que opera utilizando o sistema DMA 3 ou 4.

Então como pode o sistema de preços ser eficiente dessa forma? Uma possível resposta para isso é que nós, pequenos investidores, passamos longe de ser formadores de preço. Não temos nenhum impacto nos preços dos ativos negociados. Os peixes maiores (tubarões) que se mordam utilizando o DMA 4 e 3. Nós ficaremos com as sobras.

Duas semanas antes do treinamento um primo meu me questionou sobre algo semelhante a isso, pois ele enviava uma ordem de compra/venda e percebia que as da corretora dele estavam chegando "atrasadas". Esse pode ser o problema, pois algumas pessoas têm acesso direto ao sistema da bolsa. Outras precisam concorrer com os outros clientes da corretora até chegar à bolsa.

Saiba mais sobre os sistemas DMA aqui e aqui.

Uma novidade que foi interessante para mim, por isso compartilho com vocês, é que a BM&FBovespa está desenvolvendo um Homebroker para aluguel de ações, facilitando nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate