Viés do meio de comunicação ou do analista de investimentos? - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Viés do meio de comunicação ou do analista de investimentos?

Estava pesquisando um pouco sobre o histórico das NTN-B Principal, quando acabei encontrando a seguinte "manchete": Renda fixa oferece muito risco para pouco retorno, diz gestor.

Após isso eu parei para pensar no conceito de risco que eu geralmente uso, baseado na variabilidade do retorno. Ora, se a renda é fixa, o meu retorno não vai variar, já que eu acordei com o Tesouro que quero receber o que combinamos, corrigido pelo IPCA.

Com isso, o leitor desavisado pode ler o título da matéria e acabar criando uma ideia que não é a correta sobre esse tipo de investimento. A única forma de você receber algo diferente (pode ser mais ou menos) do acordado é quando o investidor vende o título antes do vencimento.

Considerando que todos conhecem os termos do negócio e não precisaremos resgatar antes do prazo, não teremos variabilidade nenhuma no retorno obtido, pois é pré-fixado.

Em um dos parágrafos a matéria toca nesse assunto, porém o título dá outra ideia. Sejamos cautelosos...

P.S.: o único risco de fato (que eu até chamaria, na verdade, de custo de oportunidade) é de o investidor deixar de ganhar mais em uma outra oportunidade que apareceu depois de ela ter aplicado o recurso. Porém ninguém deve aplicar todos os recursos de uma única vez em um único local. Também devemos analisar a diversificação na renda fixa. Minha crítica foi ao sensacionalismo do título da matéria.
"Renda fixa oferece pouco retorno para muito risco", diz gestor - InfoMoney
Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/onde-investir/renda-fixa/noticia/3025025/renda-fixa-oferece-pouco-retorno-para-muito-risco-diz-gestorRen

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate