Após isso eu parei para pensar no conceito de risco que eu geralmente uso, baseado na variabilidade do retorno. Ora, se a renda é fixa, o meu retorno não vai variar, já que eu acordei com o Tesouro que quero receber o que combinamos, corrigido pelo IPCA.
Com isso, o leitor desavisado pode ler o título da matéria e acabar criando uma ideia que não é a correta sobre esse tipo de investimento. A única forma de você receber algo diferente (pode ser mais ou menos) do acordado é quando o investidor vende o título antes do vencimento.
Considerando que todos conhecem os termos do negócio e não precisaremos resgatar antes do prazo, não teremos variabilidade nenhuma no retorno obtido, pois é pré-fixado.
Em um dos parágrafos a matéria toca nesse assunto, porém o título dá outra ideia. Sejamos cautelosos...
P.S.: o único risco de fato (que eu até chamaria, na verdade, de custo de oportunidade) é de o investidor deixar de ganhar mais em uma outra oportunidade que apareceu depois de ela ter aplicado o recurso. Porém ninguém deve aplicar todos os recursos de uma única vez em um único local. Também devemos analisar a diversificação na renda fixa. Minha crítica foi ao sensacionalismo do título da matéria.
"Renda fixa oferece pouco retorno para muito risco", diz gestor - InfoMoney
Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/onde-investir/renda-fixa/noticia/3025025/renda-fixa-oferece-pouco-retorno-para-muito-risco-diz-gestorRen
Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/onde-investir/renda-fixa/noticia/3025025/renda-fixa-oferece-pouco-retorno-para-muito-risco-diz-gestorRen
Nenhum comentário:
Postar um comentário