Existirá distância entre o ensino/pesquisa e a prática? (PARTE 2) - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Existirá distância entre o ensino/pesquisa e a prática? (PARTE 2)

Neste carnaval encontrei com alguns amigos de longa data e tive o desprazer de escutar deles que ao participar de um evento "prático", ouviram que a graduação de contabilidade não ensina contabilidade e que há um "acordo" entre o MEC e as Universidades de só permitir a entrada de mestres, o que atrapalha o ensino da contabilidade, porque "donos" de escritórios de contabilidade não têm tempo de fazer mestrado. Ora, se eles não tem tempo de fazer mestrado, terão tempo de preparar boas aulas? O mestrado acadêmico é basicamente preparação de aulas, pois o mestrado acadêmico forma PROFESSORES! Então se você tem plena convicção de que pode dar boas aulas, se inscreva no mestrado acadêmico, pois é isso que você irá fazer durante um ano: dar aulas em forma de seminários!

O principal argumento para a crítica ao ensino da contabilidade é que na Faculdade nós não ensinamos o aluno sequer a preencher guias, folha de pagamento, muito menos a fazer declaração de imposto de renda etc. Que absurdo... Da parte deles, claro!! Esse é um trabalho puramente braçal. 

Na Faculdade nós ajudamos o aluno a aprender a pensar na contabilidade como o melhor sistema de informações gerenciais. Se o aluno entende os conceitos, a teoria e aprende a pensar... preencher declaração de imposto de renda é algo que ele aprenderá a fazer sozinho, sem o menor problema. Aí a partir disso, ele poderá trabalhar de graça para o Governo (pois isso é o que muitos desses críticos acham que é contabilidade, que pena).

Sobre a questão de tempo para fazer mestrado, eu poderia citar diversas pessoas (não farei porque não sei se elas querem ser citadas) que fizeram mestrado ao mesmo tempo em que estavam trabalhando em escritórios ou empresas de porte muito maior e em cargos muito importantes. 

Na minha opinião, isso é uma questão de prioridade. Para Professores de nível superior, o mestrado deve ser uma prioridade. Se você quer ser Professor, arranjará tempo para fazer seu mestrado. Será difícil, mas se você realmente quiser, você conseguirá. E eu estou aqui para dar informações e ajudar no que for possível, basta pedir.

E vamos juntos em busca da melhoria contínua do ensino de Contabilidade no Brasil!

Caso tenha interesse, leia a Parte 1 dessa postagem (05/09/2011). Veja aqui também um texto do Professor César Augusto Tibúrcio Silva sobre isso.

Um comentário:

  1. Sempre existirá uma distância entre a Universidade e a prática, e a explicação para isso você deu em suas palavras. A experiência de mercado associada ao conhecimento teórico, deixam o profissional muito melhor e com um diferencial gigante.

    ResponderExcluir

Translate