Como instalar um programa (.ado) no Stata que não está na SSC? - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Como instalar um programa (.ado) no Stata que não está na SSC?

Quando você precisa de algo no Stata, pode procurar pela solução em vários locais. Eu geralmente coloco o teste no Google (how to test blablablabla in Stata - normalmente não encontramos nada em português, por isso estou fazendo alguns posts aqui no blog).

Após a pesquisa no Google, eu encontro o nome do programa (que é comando que temos que usar, a exemplo da regressão quantílica, qreg, que está começando a ser muito usada nas pesquisas de contabilidade e finanças) e uso o comando ssc install nome_do_programa.

Todavia, nem todos os programas estão na base da SSC, então você precisar programar (criar o programa) ou procurar por alguém que já tenha feito isso (no Google, nos fóruns do Stata etc). 

No meu exemplo, eu estava tentando instalar o Mishkin test (o criador deste ado tem vários outros interessantes para a nossa área). Após encontrar e baixar o arquivo ".ado", basta proceder da seguinte forma:

1) Copie ele na pasta C:\ado\plus\m;
2) Use o programa à vontade.

A letra m no caminho daquela pasta que coloquei no item 1 é porque o programa começa com a letra m (mishkin.ado). Se fosse com a letra f, você copiaria na pasta f. Caso você não tenha ainda a pasta m, basta criá-la.

Mais uma vez, caso alguém queira complementar o post, basta me avisar. Não sou especialista em programas. Uso o Stata há pouco tempo e tenho visto alguns colegas com algumas dificuldades em utilizá-lo, sendo esta a motivação para fazer esses posts.

Até o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate