Casas Bahia no 3T23: Desafios Atuais e Possíveis Estratégias de Turnaround - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Casas Bahia no 3T23: Desafios Atuais e Possíveis Estratégias de Turnaround

A Casas Bahia, uma gigante no varejo brasileiro, vem navegando por águas turbulentas nos últimos anos, conforme evidenciado por sua trajetória financeira recente. Analisando os principais indicadores financeiros da empresa, é possível fazer um exercício criativo para propor algumas ideias de estratégias de turnaround para que a empresa possa superar os desafios atuais.

Sendo assim, nas próximas seções eu faço uma análise bruta dos números puros, sem entrar muito em questões qualitativas, para no final trazer algumas ideias para a companhia tentar superar mais esse turn-around.

Vamos nessa?


Análise Bruta das Principais Linhas do Resultado da Casas Bahia



Tendências da Receita Operacional Líquida e o Cenário de Saturação

Até 2017, a Casas Bahia apresentou um aumento constante na Receita Operacional Líquida, simbolizado por barras pretas ascendentes em nosso gráfico, refletindo uma expansão bem-sucedida e uma demanda crescente por seus produtos. 

Contudo, um platô subsequente e uma ligeira tendência de queda sugerem um mercado talvez saturado. Este estagnamento, mesmo após o ajuste inflacionário, levanta questões sobre a competição intensificada e uma possível mudança nas preferências dos consumidores.

A Queda Acentuada do Lucro Bruto da Casas Bahia e o Aumento de Custos

Acompanhando de perto a Receita, o Lucro Bruto (representado por barras roxas) atingiu seu ápice antes de sofrer uma queda acentuada. Esse padrão indica um aumento nos Custos das Mercadorias Vendidas (COGS), que pode ser atribuído a uma variedade de fatores, incluindo a elevação dos preços dos fornecedores, além de uma mudança na composição dos produtos vendidos, com um foco maior em itens de margem mais baixa (mas provavelmente um impacto mais forte do crescimento do market place).

Volatilidade e Decréscimo do Lucro Operacional (EBIT) da Casas Bahia

O Lucro Operacional (EBIT), ilustrado por barras verde claro, mostra volatilidade e uma clara tendência decrescente. Isso aponta para custos operacionais em ascensão e possíveis investimentos em áreas que ainda não estão gerando o retorno esperado. 

A deterioração do EBIT é uma preocupante indicação de que a eficácia operacional da Casas Bahia em gerar lucros está sendo comprometida ao longo do tempo.

Declínio no Lucro Líquido: um sinal de alerta ainda mais forte

A queda no Lucro Líquido, marcada por barras verde escuro, é um sinal alarmante. Isso aponta que, além dos desafios operacionais, a empresa pode estar lidando com encargos financeiros relevantes, como dívidas, impactando negativamente o resultado final.

Ideias de Estratégias de Turnaround para a Casas Bahia

Para navegar por este cenário desafiador, a Casas Bahia pode considerar as seguintes estratégias de recuperação, pensando de forma ampla e usando a criatividade. 


No final das contas, esse texto é mais voltado para ajudar os meus alunos a entenderem o que pensar quando estiverem analisando uma empresa nesse cenário. Acredito que a gestão da empresa já tenha pensado nessas questões e já esteja trabalhando nisso:

  • Análise de Mercado: investigar as tendências do consumidor e a dinâmica competitiva para adaptar o portfólio de produtos e a estratégia de precificação.

  • Eficiência Operacional: enfatizar a redução de custos, melhorando a cadeia de suprimentos, renegociando contratos com fornecedores e aprimorando a logística.

  • Transformação Digital: pensar melhor sobre os investimentos em e-commerce e soluções tecnológicas para captar a demanda crescente do mercado online.

  • Reestruturação Financeira: revisar o perfil de capital e explorar opções de refinanciamento para diminuir o serviço da dívida e fortalecer a liquidez.

  • Renovação de Marca e Marketing: revitalizar a marca com campanhas direcionadas e aprimorar a experiência do cliente tanto no ambiente digital quanto nas lojas físicas.

A administração da Casas Bahia precisa, na minha visão, abordar esses pontos,  buscando aprimoramentos operacionais e a inovação em suas estratégias de mercado.

Conclusão e Perspectiva para Investidores


À medida que a Casas Bahia se esforça para implementar essas mudanças estratégicas, é vital que os investidores e partes interessadas acompanhem os desenvolvimentos de perto. Acompanhar os indicadores financeiros e os resultados das iniciativas de turnaround será essencial para avaliar o sucesso dessas ações e o potencial de recuperação da empresa.

Quer ter acesso a mais materiais gratuitos sobre análise fundamentalista de investimentos? Sugiro entrar no Hub do Valuation, no Telegram, e acompanhar o Blog da L4 Capital, clicando nos links abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate