Adoção das IFRS pelos EUA - Contabilidade & Métodos Quantitativos

Contabilidade & Métodos Quantitativos

Contabilidade & Métodos Quantitativos

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Adoção das IFRS pelos EUA

Será que agora vai? Enquanto houver amanhã, os EUA utilizarão as normas internacionais de contabilidade.

Desde que comecei a estudar o tema (porém isso acontece há muitos anos) vejo declarações de que os EUA irão convergir. De repente sai uma notícia adiando. Em seguida sai outra afirmando que haverá mais reuniões entre os órgãos para "acertar" ou "acelerar" o processo. Resta-nos aguardar. Porém, conhecendo o perfil norte-americano, será que devemos esperar mudanças em prol da adoçao desse país? Espero que não tenhamos que nos adequar a eles.

Segue o post retirado do Contabilidade Financeira, postado pelo professor César Tibúrcio.

Apesar das normas internacionais de contabilidade, as IFRS, serem adotadas por mais de cem países, segundo apregoa o Iasb, o principal mercado acionário do mundo (e a maior economia) sempre manteve distância das IFRS. Até agora.

Uma declaração do contador chefe da SEC, que regula o mercado acionário das empresas dos Estados Unidos, parece indicar que em poucos meses a maior potência mundial irá endossar as IFRS. A declaração ocorreu num painel em Londres, justamente onde fica a sede do Iasb.

As declarações foram bem recebidas pelo Iasb e também pelas grandes empresas de auditoria, que fizeram (e estão fazendo) um grande investimento nas normas internacionais. Uma declaração de um executivo da Deloitte afirma que os termos usados por Kroeker, o contador chefe da SEC, confirma claramente que os EUA irão usar as IFRS.

O presidente do Iasb, o historiador Hans Hoogervorst, afirmou: "acho que eles estão no caminho certo".

Entretanto, apesar do otimismo daqueles que são favoráveis as normas internacionais, as palavras de Kroeker não são plenamente precisas. Ele usou o termo "poucos meses", mas isto é realmente vago. Este mesmo termo foi usado em dezembro, durante uma conferência do AICPA. No passado a SEC usou o termo "condorsement" para descrever como seria o processo de adesão dos Estados Unidos. Agora parece que Kroeker rechaçou este termo ao afirmar que não seria uma boa ideia inventar palavras. Sua preferência parece ser pelo termo "aval" (endorsement). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate