Carreira na contabilidade: cooperativismo - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Carreira na contabilidade: cooperativismo

Hoje temos a participação da contadora Jiuliharleane Gomes, bacharel em Ciências Contábeis pela UFES e especialista em direito tributário. Jiuli foi minha "chefa" quando eu fui estagiário no setor de controladoria do SICOOB-NE. Foi uma experiência muito boa para mim, pois lá pude ter um pouco da experiência do "mercado".



Segue o texto escrito por ela, para contribuir um pouco com o nosso objetivo de apresentar as diversas oportunidades de carreira na contabilidade.



COOPERATIVISMO: UM MERCADO PROMISSOR!

Desde a primeira vez que ouvi falar sobre cooperativismo, percebi algo diferente... E bem diferente!

Comecei minha carreira neste segmento quando um colega de faculdade, que acabara de ingressar no quadro de empregados da instituição na qual trabalhamos até hoje, me falou sobre uma vaga de assistente contábil. Como estava na reta final do curso de graduação em ciências contábeis e precisava entrar na área (até então trabalhava em atividades ligadas a área administrativa), topei na hora, porém, logo me veio o questionamento: o que é uma cooperativa?

Cooperativismo é um movimento, filosofia de vida e modelo socioeconômico capaz de unir desenvolvimento econômico e bem-estar social. Pessoas que se unem em prol do desenvolvimento de alguma atividade econômica, onde se atuassem sozinhas, não sobreviveriam ao mercado.

Sua base é fundamentada em participação democrática, solidariedade, independência e autonomia, além de ser, obviamente, um excelente negócio, e existem 13 ramos específicos do cooperativismo: Agropecuário, consumo, crédito, educacional, habitacional, especial, infraestrutura, mineração, produção, saúde, trabalho, transporte, turismo e lazer.

E a partir do marco da união, nos tornamos ‘associados’. O papel do associado é integral, desde constituição da cooperativa, da execução dos trabalhos e vai até a divisão dos resultados.

Hoje, atuo em uma cooperativa do ramo crédito, que oferece serviços financeiros a seus associados, porém, de forma limpa, clara e objetiva: você é dono do negócio e usufrui dos frutos e da rentabilidade que apresenta. Não somos banco, porém, contamos com toda a estrutura de produtos e serviços financeiros de qualquer instituição financeira bancária.

Trilhei minha carreira focada na área de contabilidade, transitando nos macroprocessos de área tributária, trabalhista e de análise de balanço. E nos últimos meses redirecionei para gestão organizacional.

O mercado de trabalho voltado para essa área está em ampla ascensão para as diversas áreas de negócios: contabilidade, administração, ciências econômicas e direito, visto o aumento da competividade no mercado financeiro, uma vez que as cooperativas de crédito já ‘morderam’, em média, 6% das operações no sistema financeiro nacional nos últimos anos.

Para os interessados a ingressar nessa área, recomendo que o ponto de partida seja aprofundar conhecimento sobre cooperativismo e se inscrever em um dos vários processos seletivos desse tipo de instituição, além é claro, de buscar cursos específicos sobre mercado financeiro como CPA’s 10 e 20, redação empresarial, contabilidade de instituições financeiras, técnicas de vendas de produtos financeiros e afins.

Nos processos seletivos, os candidatos passarão por no mínimo 3 fases: prova técnica, avaliação psicológica e entrevista presencial com o gestor da área. Os principais pontos a serem observados serão: capacidade de se expressar verbalmente e por escrito, orientação para resultados, iniciativa, criatividade, trabalho em equipe e principalmente comprometimento.

No mais, concluo que valerá apena! Trabalhar na área técnica na qual você buscou se especializar e ainda em uma entidade que preza valores focados em desenvolvimento mútuo como sua essência é indescritível.

Para mais informações indico o site www.brasilcooperativo.coop.br e a leitura da lei 5.764/71 que define a Política Nacional de Cooperativismo, institui o regime jurídico das sociedades cooperativas, e dá outras providências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate