Ensino a Distância - Você faz algum? Ou está interessado? Fique por dentro de algumas mudanças que virão! - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Ensino a Distância - Você faz algum? Ou está interessado? Fique por dentro de algumas mudanças que virão!

Nos últimos anos, temos presenciado uma quantidade elevada de cursos técnicos e graduações pela modalidade do Ensino a Distância (EAD). O que de início parecia ser mais uma forma de “comercialização de diplomas”, com o passar do tempo vivenciamos a expansão dessa modalidade para as instituições públicas.
Entretanto, o ensino a distância tem sido alvo de inúmeros questionamentos quanto a qualidade na formação profissional dos discentes, uma vez que os mesmos exigem muita autodisciplina e não existe (ou não existia) um acompanhamento tão assíduo do processo de aprendizado dos alunos em comparação com os cursos presenciais (que também possui limitações).
Portanto, você que faz um desses cursos, ou está interessado em fazer algum, mas tem medo do mesmo não atender as suas expectativas, veja abaixo, quatro mudanças que irão acontecer nessa modalidade de ensino que poderão contribuir para a melhoria desses cursos (Fonte: Infomoney):

1 – Estudo internacional
O mundo está diminuindo e, hoje em dia, é muito mais fácil entrar em contato com pessoas de outros países. Podemos falar com estrangeiros de forma rápida e acessível e, por conta disso, a educação internacional será muito mais acessível. Salas de aulas com alunos de diversas naturalidades serão comuns e tão eficientes quanto viajar para o exterior.

2 – Aprender na prática
As habilidades que um curso presencial exige de um aluno só irão aumentar nos cursos à distância. Habilidades como aprendizagem, adaptação, comunicação, analise de dados, uso de tecnologias, realizar pesquisas e trabalhar em grupo serão essenciais para todos os tipos de curso. Além do mais, todas essas características irão ajudar os alunos a aprender na prática o que estão estudando.

3 – Adaptações
Com o aumento de usuários interessados em aprendizagem à distância, os cursos online terão que se adaptar às novas demandas: flexibilidade de tempo, diminuição de barreiras geográficas, aumento da competitividade, menos ênfase em aulas de leitura, tecnologia avançada, que irá aproximar os alunos, diversidade cultural, desenvolvimento baseado na perspectiva do indivíduo e da organização e material atualizado.

4 – O que precisa mudar?

Algumas mudanças, entretanto, não irão acontecer tão cedo, mesmo com a demanda atual. Entre elas, estão: conseguir provar o seu valor para o aprendizado adulto, antecipar as necessidades dos alunos, procurar formas criativas de lecionar, além de criar parcerias com editoras e outras instituições.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate