Um fato curioso foi divulgado recentemente e coloca em prova o nosso processo de avaliação. John Bohannon escreveu um estudo falso e cheio de problemas metodológicos para revistas gratuitas. O resultado disso é que ele conseguiu 157 aprovações desse artigo.
Na minha opinião, o problema não é a revista ser gratuita, por apenas ser gratuita. O problema é que muitas vezes nós recebemos artigos para avaliar de áreas que nós não somos pesquisadores, pelo fato de que são muitas submissões de artigos para poucos avaliadores - principalmente em revistas menores e com Qualis mais baixo (por experiência), além de termos um prazo curto para avaliação, considerando que temos diversas outras atividades. E o pior, não recebemos nada (diga-se dinheiro) por isso.
Uma possível solução seria, de fato, cobrar algum valor pela submissão do artigo e para a publicação. Isso inibiria alguns pesquisadores que submetem artigos que ainda não estão prontos para serem submetidos, o que implica em uma "superpolução" de artigos a serem avaliados.
Além de diminuir a quantidade de artigos que ainda não estão no nível da submissão, poderíamos remunerar o trabalho do editor e do avaliador, que é muito árduo.
Quem sabe um dia consigamos implantar esse sistema no Brasil, melhorando a qualidade das nossas avaliações e, consequentemente, publicações, eliminando/reduzindo esse problema.
Leia mais no blog do Estadão.
quarta-feira, 9 de outubro de 2013
Pesquisa falsa é aceita em mais de 150 periódicos
Tags
# Educação
# pesquisa
Luiz Felipe de Araújo Pontes Girão
Doutor em Contabilidade.
Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais e compartilhar nosso conteúdo com seus amigos!
pesquisa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Mas e qual a recompensa para quem gasta tempo e dinheiro pra produzir o artigo???
ResponderExcluirGanhar a publicação.
ExcluirA perseguição por títulos acadêmicos está cada vez mais preocupante.
ResponderExcluir