O desdobramento da Magazine Luiza será bom? - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

O desdobramento da Magazine Luiza será bom?

No último dia 16, a Magazine Luiza divulgou um fato relevante informando que haverá uma AGE para decidir se a empresa desdobrará (stock split) suas ações na proporção de 8 ações para cada 1 ação existente atualmente.

Contextualizado o post, já adianto que a minha resposta para a pergunta do título é NÃO SEI. Não sei, mas, pensando como um value investor que tento ser, não vejo isso com bons olhos e explicarei o motivo.

O CASO DA MAGAZINE LUIZA

Tenho visto muita gente falando apenas sobre o lado bom dessa decisão da empresa (que ainda precisa ser aprovada em AGE) que é basicamente apoiado por dois pontos: A) redução do preço da ação que levará ao aumento da acessibilidade de mais pessoas a ela (para comprar um lote padrão de 100 ações é preciso desembolsar perto de R$ 50.000,00 hoje) e B) possibilidade de entrar no Ibovespa, dando maior visibilidade à ação (veja isso, por exemplo).

Todavia, a primeira vantagem que eu citei e que está sendo mais comentada pode trazer um sério problema: excesso de especuladores.

Tenho que confessar que, apesar de gostar muito da empresa, $MGLU3 tem atraído muito a atenção de especuladores, contudo, boa parte desses especuladores não tem coragem de entrar numa ação que está sendo negociada próximo a R$ 500,00, rompendo topo histórico todos os dias.

Com o desdobramento, esse pessoal do "pozinho", da especulação etc, começará a entrar e isso pode ser bom no curto prazo, mas pode ser muito ruim para a criação de valor de uma empresa que ainda tem muito resultado para entregar - levando a gestão a pensar no curto prazo e efeito no preço.

Acredito que a decisão do desdobramento tenha a ver com o follow-on que a Magazine Luiza está para fazer... então vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate