Quem somos - Contabilidade & Métodos Quantitativos

Contabilidade & Métodos Quantitativos

Contabilidade & Métodos Quantitativos

Quem somos

Somos o Blog Contabilidade & Métodos Quantitativos. Ou só ContabilidadeMQ!

Nossos trabalhos foram iniciados junto com o ano de 2011, quando o recém bacharel em Contabilidade e recém aprovado no mestrado Luiz Felipe de Araújo Pontes Girão (Felipe Pontes) (atualmente Professor Dr. do Departamento de Finanças e Contabilidade da UFPB) resolveu criar um blog para "disseminar a utilização da Contabilidade, auxiliada pelos Métodos Quantitativos, para uso acadêmico e empresarial".

A ideia inicial era tratar sobre contabilidade societária, internacionalização da contabilidade, mercado financeiro (com ênfase em ações e métodos de análise) etc. Hoje continuamos tratando desses assuntos, porém focando mais em valuation (avaliação de empresas), investimentos e métodos quantitativos aplicados.

Mas antes de chegarmos ao que somos hoje, ainda nos primeiros meses de 2011 outros coautores foram adicionados à equipe do ContabilidadeMQ: Vinícius Gomes Martins (atualmente Professor Dr. do Departamento de Contabilidade e Atuária da UFPE) e Augusto Cezar da Cunha e Silva Filho (atualmente Professor da UFERSA), esses autores puderam contribuir mais com posts mais relacionados à contabilidade societária e Teoria da Contabilidade.

Em 2016 recebemos mais uma grande adição à equipe do ContabilidadeMQ, com o ingresso do Professor Dimas Barreto de Queiroz (atualmente Professor Dr. do Departamento de Finanças e Contabilidade da UFPB), focando seus textos para a área pública/governamental.

Atualmente, estão ainda como autores do ContabilidadeMQ os seguintes Professores:

Felipe Pontes (texto retirado do Lattes)
Possui doutorado (2013-2016 - UnB/UFPB/UFRN), mestrado (2011-2012 - UnB/UFPB/UFRN) e graduação (2007-2010 - Faculdade de Ciências Contábeis Luiz Mendes) em Contabilidade. Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal da Paraíba (Departamento de Finanças e Contabilidade, nos cursos de graduação e pós-graduação), onde é Editor Geral da Revista Evidenciação Contábil & Finanças (RECFin), coordena o Projeto de Extensão Olimpíada Interna de Contabilidade e o Projeto de Monitoria em Finanças Quantitativas, além de orientar alunos de PIBIC e manter os blogs Contabilidade & Métodos Quantitativos (contabilidademq.blogspot.com) e Finanças Aplicadas Brasil (financasaplicadasbrasil.blogspot.com). É vice-coordenador do Projeto Sala de Ações (Departamento de Economia) e tem experiência com avaliação de empresas, análise fundamentalista e seleção de carteiras.


Vinícius Martins (texto retirado do Lattes)

Doutor em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional - UnB-UFPB-UFRN. É Mestre em Ciências Contábeis pelo mesmo programa e graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba. Atualmente, é professor do Curso de Ciências Contábeis e do Programa de Pós-Grauação em Ciências Contabeis da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Tem concentrado suas pesquisas na área de Contabilidade para Usuários Externos, com ênfase em Qualidade da Informação Contábil e Finanças.

Dimas Queiroz (texto retirado do Lattes)

Doutor em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN (2015). Mestre em Ciências Contábeis pelo mesmo Programa (2011). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Atualmente é Professor Adjunto I do Departamento de Finanças e Contabilidade (DFC) e membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. É editor adjunto da Revista Evidenciação Contábil & Finanças (RECFin). É líder do grupo de pesquisa Gastos Públicos, Desenvolvimento Humano e Ciclos Politico-Orçamentários. Tem concentrado suas pesquisas na área de Contabilidade e Finanças Públicas.Tem experiência como contador e consultor na área de Contabilidade Pública.

Siga-nos em nossas redes sociais para saber mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate