Quem é esse Pokémon?! Valor de mercado da Nintendo sobe 70% - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Quem é esse Pokémon?! Valor de mercado da Nintendo sobe 70%

Eu ainda não instalei o Pokémon Go no meu celular (tentei, mas descobri que ainda não está liberado no Brasil), mas confesso que estou um pouco curioso. Eu gostava de assistir ao desenho e jogar alguns jogos durante a minha infância/adolescência, então acho que será legal relembrar o passado.

Contudo, supondo que esse aumento de 70% no valor de mercado da Nintendo (que investe na The Pokémon Company) tenha sido por causa do Pokémon Go: será que isso é sustentável, ou em breve deve haver uma "reversão à média"? Será que não houve uma espécie de overreaction com o hype gerado pelo lançamento do jogo? 

Até onde eu sei (não tenho acompanhado muito a área) a Nintendo tem tido alguns problemas, pois não tem conseguido concorrer com a Sony e a Microsoft no mercado de video games (consoles). 

Qual é o jogo que você lembra de cabeça, exclusivo dos consoles da Nintendo? A franquia de Mario, apenas... 

Além disso, os jogos da Nintendo são "muito de criança", o que pode limitar as vendas, dificultando a concorrência com as demais (aqui você pode ver que a Nintendo está perdendo feio o market share de vendas de consoles). O Xbox 360 e One da Microsoft, por exemplo, agradam a qualquer faixa etária.  O Kinect, além de agradar a qualquer faixa etária, é muito melhor do que aqueles "controles" que temos no Wii.

Milhões de unidades de consoles vendidos pelo mundo


O valor de uma empresa deveria ser gerado pela expectativa de fluxos de caixas que essa empresa pode gerar para os seus investidores, em valor presente. O fluxo de caixa é dependente da capacidade de geração de receitas. Assim, a Nintendo além de estar perdendo na venda de consoles, ainda está longe do top 3 dos editores de jogos, conforme o gráfico abaixo

A Sony, que é a líder do mercado, tem próximo a 3 vezes mais receitas do que a Nintendo, que está em 4º lugar. Para entrar no top 3, a Nintendo deveria quase dobrar sua receita e esperar que a Microsoft estagnasse. Será possível?

Receita dos editores de video games em bilhões de euros

Como a Nintendo pode aumentar tanto o seu valor de mercado dados esses números e com um jogo gratuito, como é o Pokémon Go? Pensem sobre isso!

P.s.: existem muitas outras variáveis que devemos analisar, porém não tive acesso a demonstrações financeiras da empresa. Estou analisando apenas esses números apresentados e desconfiando muito desse aumento no valor de mercado. 

Eu também pensei em algumas respostas para as perguntas que lancei acima. Contudo deixarei só as perguntas, para que os meus alunos e leitores também pensem sobre elas. 

Um comentário:

Translate