Comitê de auditoria em empresas brasileiras listadas - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Comitê de auditoria em empresas brasileiras listadas


Em “Audit Committee: um Estudo das Características das Empresas Listadas na BM&FBovespa”, Milena Araújo Rego Amorim, Carla Lira Miranda, Donizete Reina, Diane Rossi Maximiano Reina e Mirian Albert Pires compararam as características dos comitês de auditoria de 65 empresas listadas na BM&FBovespa nos anos de 2014 e 2015, com as obtidas anteriormente nos anos de 2012 e 2013.

Auditoria, governança, ativismo e proteção aos investidores (esse tópico, especialmente, tem muito espaço para pesquisa no Brasil) são sempre temas muito importantes, principalmente em mercados menos desenvolvidos como o nosso, para que os investidores sintam mais segurança em investir, auxiliando, assim, no nosso desenvolvimento econômico.

Portanto, alguns dos achados desta pesquisa chamam muito a nossa atenção: falta de independência dos membros dos comitês de auditoria, entre alguns descumprimentos de regulamentos relacionados a este tema.

O artigo completo poderá ser acessado no link abaixo:
http://periodicos.ufpb.br/index.php/recfin/article/view/30794/16920

A RECFin atualmente está classificada como B3 no Qualis de Administração, Ciências Contábeis e Turismo e aceita novas submissões de artigos continuamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate