Turmas, abaixo vocês podem conferir algumas informações sobre as disciplinas que ficarão sob a minha responsabilidade neste semestre.
Para ter acesso ao planejamento das aulas da graduação, clique aqui, e para as da pós-graduação, clique aqui (Obs.: o planejamento de Métodos Quantitativos I ainda não está disponível porque o semestre da pós ainda não foi finalizado).
Tabela de Horários para GRADUAÇÃO:
Salas de aula: turma da tarde na CCSA 219 e turma da noite na CCSA 207.
FINANÇAS APLICADA I (1202299): clique aqui para acessar o planejamento da turma da tarde e aqui para o planejamento da turma da noite.
Objetivo: Introduzir os alunos ao pensamento financeiro, com os conceitos clássicos e fundamentais da moderna teoria financeira.
Conteúdo: Introdução à ciência das Finanças. Ambiente Financeiro Brasileiro. Valor do Dinheiro no Tempo. Risco e Retorno. Teoria do Portfólio. Modelo de Precificação de Ativos.
Habilidades e competências: O aluno desenvolverá habilidades quanto à análise das relações entre risco e retorno dos ativos, estimação da exposição de determinados ativos ao risco sistemático, bem como desenvolverá habilidades quanto ao gerenciamento de carteiras de investimentos.
Metodologia: Serão utilizados em sala de aula, os seguintes procedimentos: (a) aula expositiva com o auxílio do quadro; (b) aula expositiva com o auxílio do datashow; (c) aulas práticas, com aplicações de estudos de casos; (d) aulas práticas no laboratório e (e) apresentações de seminários.
Avaliação:
- 1ª nota: 10% da nota será consequência da postura e da participação do aluno nas aulas, 10% é a soma de exercícios e trabalhos realizados em sala de aula (ou fora dela), 30% será baseada em uma apresentação de seminário e 50% é decorrente de uma prova.
- 2ª nota: a nota será 10% em consequência da postura e da participação do aluno nas aulas, 20% da soma dos exercícios e trabalhos realizados e 70% decorrente de uma prova.
- 3ª nota: a nota será 10% em consequência da postura e da participação do aluno nas aulas, 10% da soma dos exercícios e trabalhos realizados, 40% decorrente do relatório final da carteira que foi trabalhada durante o semestre (apresentação oral e documental) e 30% decorrente de uma prova.
Referências básicas:
ELTON, Edwin J. et al. Moderna teoria das carteiras e análise de investimentos. 8ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.Referências complementares (apenas os livros - os demais materiais estão disponíveis no SIGAA):
FABOZZI, Frank J.; MARKOWITZ, Harry M. (Ed.).The theory and practice of investment management. John Wiley & Sons, 2002.
ROSS, Stephen A. et al. Fundamentos da administração financeira. 9ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.
ASSAF NETO, Alexandre; LIMA, Fabiano G. Curso de administração financeira. 2. Atlas. 2011
BERK, Jonathan; DEMARZO, Peter; HARFORD, Jarrad. Fundamentals of corporate finance. 2. pearson. 2012
BRUNER, Robert F. Estudos de casos em finanças: gestão para criação de valor corporativo. 5. Mc Graw-Hill. 2009
COCHRANE, John H. Asset Pricing. . Princeton university press. 2009
OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
Os materiais impressos estão na "xerox" de Júnior. A pasta de Finanças I é a Div18, Finanças II é Div10 e Finanças III é a Con24.
É importante que os alunos assinem a newsletter do Blog, para receber os materiais postados diretamente em seu email.
Além disso:
1) curtam a nossa Fanpage;
2) assinem o canal do YouTube;
3) sigam-nos no Instagram e no Twitter; e
4) acessem os slides das turmas passadas poderão no SlideShare.
Para fazer o download dos slides no SlideShare, siga os seguintes passos: 1) busque pelo botão "download" na página do slide que você quer baixar; 2) aparecerá uma janela pedindo para que você faça o login; 3) Você pode fazer o login criando uma conta no site, ou acessando pela sua conta do LinkedIn (a escolha é sua) - quem não tem conta no LinkedIn, recomendo que façam, pois é uma rede social para fazer networking e procurar emprego; e 4) após o login, o download começará automaticamente.
Além disso:
1) curtam a nossa Fanpage;
2) assinem o canal do YouTube;
3) sigam-nos no Instagram e no Twitter; e
4) acessem os slides das turmas passadas poderão no SlideShare.
Para fazer o download dos slides no SlideShare, siga os seguintes passos: 1) busque pelo botão "download" na página do slide que você quer baixar; 2) aparecerá uma janela pedindo para que você faça o login; 3) Você pode fazer o login criando uma conta no site, ou acessando pela sua conta do LinkedIn (a escolha é sua) - quem não tem conta no LinkedIn, recomendo que façam, pois é uma rede social para fazer networking e procurar emprego; e 4) após o login, o download começará automaticamente.
Tabela de Horários para GRADUAÇÃO:
Horários | Seg | Ter | Qua | Qui | Sex | Sab |
14:00 - 14:50 | --- | 120299 | --- | --- | 120299 | --- |
14:50 - 15:40 | --- | 120299 | --- | --- | 120299 | --- |
20:40 - 21:30 | --- | 120299 | 120299 | --- | --- | --- |
21:30 - 22:20 | --- | 120299 | 120299 | --- | --- | --- |
Salas de aula: turma da tarde na CCSA 219 e turma da noite na CCSA 207.
Horários de atendimento dos monitores: a ser definido entre os alunos e os monitores, com a restrição de ocorrer apenas uma vez na semana e em um horário em que a maioria dos alunos possa estar presente.
O contato comigo fora de sala, sobre a disciplina, poderá ser feito por email (luizfelipe@ccsa.ufpb.br) ou no Ambiente dos Professores número 67, nas quartas-feiras das 18h00 às 20h00 (caso queira me procurar entre 18h00 e 18h40, favor avisar previamente por email).
Abaixo está nossa "estrutura conceitual". Leia com atenção!
- Avaliação dos seminários e debates
Quanto à apresentação de seminários, análise e apresentação de artigos, ficará a critério dos apresentadores utilizar recursos didáticos como quadro ou datashow. Isso também ficará sob sua responsabilidade, devendo reservar junto ao Departamento ou órgão responsável pela reserva do datashow; o tempo de cada apresentação será definido no dia do sorteio dos temas; um “sumário” (ou cronograma) da apresentação deverá ser entregue a todos os presentes na aula, inclusive ao professor; todo o grupo deverá dominar TODA a apresentação. Se alguém faltar, isso não poderá ser usado como desculpa para não apresentar.
Se forem utilizar datashow, os slides devem ser enviados ao email do professor com pelo menos 3 dias de antecedência, ou o aluno deverá levar o seu próprio computador.
A avaliação será feita com base no desempenho da apresentação e com base nas respostas dadas às perguntas que serão feitas pela turma ou pelo professor ao término da apresentação.
2. Telefone celular em sala de aula – silencioso. Se tocar, o aluno poderá atendê-lo fora de sala de aula, nunca na sala. Isso demonstra respeito para com os outros colegas e o professor. A desobediência a essa regra implicará em dedução da nota relacionada à “postura e participação” do aluno;
3. A participação de vocês é de extrema importância para o desenvolvimento da disciplina e para o seu aproveitamento individual. Sua participação agregará mais valor ao conhecimento dos colegas, professor e o seu;
4. Os exercícios deverão ser entregues feitos a mão, nunca em computador, exceto se o professor assim solicitar (se for por email solicite a confirmação do recebimento);
5. Geralmente surge algum conceito que não é comum no dia-a-dia da Faculdade, por ser muito específico de alguma área de estudo. O professor cobrará que os alunos pesquisem sobre esse conceito, trazendo na aula seguinte, também feito à mão;
6. Dúvidas devem ser sanadas sempre, nunca deixe a dúvida para o dia seguinte, isso poderá prejudicar o seu aprendizado;
7. Nas provas, eventualmente, precisaremos utilizar calculadoras. Não será permitida a utilização de nenhum outro recurso eletrônico que não seja uma simples calculadora (científica, financeira etc). Celulares, tablets, notebooks, netbooks e semelhantes não tem utilização permitida;
8. As provas poderão ser feitas com lápis grafite, porém não haverá correção após a devolução das mesmas.
9. É permanentemente proibida a comunicação entre alunos durante o período de prova. Cada vez que for identificada a comunicação, será anotado o nome do aluno. A partir da segunda vez, será descontado 10% da nota a cada ocorrência. O Professor também pode optar por atribuir nota ZERO à prova;
10. Na prova, será permitido ao aluno sanar uma dúvida (apenas uma) com o professor, desde que a pergunta não leve a uma resposta explícita. A interpretação faz parte da avaliação.
11. As provas terão início no horário normal da aula. Após a saída de algum aluno da sala, nenhum outro aluno poderá entrar para fazer prova. Se por algum motivo muito especial o aluno precisar chegar atrasado, comunique com antecedência ao professor para que possa pedir aos colegas de turma que esperem;
12. Incentivo à pesquisa: o artigo será desenvolvido durante a disciplina, para os interessados e valerá como parte da última nota. Esse artigo não é obrigatório, porém quem fizer um bom artigo terá uma boa nota no último estágio;
13. Além da bibliografia básica e complementar, recomendo que o aluno busque material extra, principalmente artigos científicos, revista e jornais técnicos (Capital Aberto e Valor Econômico, e.g.) e sites/blogs (contabilidademq.blogspot.com e contabilidadefinanceira.blogspot.com, são sites que trazem materiais de finanças);
14. Ligação para o professor: nenhum aluno está autorizado a fazer ligação ao celular do professor. Tudo deverá ser resolvido por email. Eu respondo emails muito rápido (desde que seja necessário). O Professor solicitará o telefone de alguns alunos da turma, para entrar em contato no caso de uma urgência;
15. Trabalhos enviados por email: não serão aceitos. Todos os trabalhos deverão ser enviados pelo SIGAA;
16. Resenha do livro: a leitura e resenha (de até 3 páginas) do livro faz parte da nota de trabalhos (quando informada previamente). Contudo, toda semana, um aluno voluntário fará uma breve apresentação do capítulo, ganhando meio ponto na prova. A entrega será feita por email no dia da primeira aula da semana, a partir da semana que se inicia no dia __/__/_____. As apresentações ocorrerão toda segunda aula da semana;
17. Slides para apresentação: o aluno deverá levar seu próprio notebook ou solicitar ao Departamento no qual o seu curso está vinculado;
18. As aulas não podem ser gravadas;
19. Os alunos que ficarem com média final entre 6,7 e 6,9 poderão fazer um trabalho complementar, de modo que a sua média seja arredondada para 7,0, para que o aluno não precise fazer prova final. Provavelmente o trabalho será uma resenha de 3 capítulos do livro “Outliers”. Os demais que não obtiveram nota maior ou igual a 7,0 terão que fazer a prova final;
20. Eu costumo fazer cold calls, então é importante que os alunos estudem previamente o material da aula, para não ficar sem saber o que responder;
20. Eu costumo fazer cold calls, então é importante que os alunos estudem previamente o material da aula, para não ficar sem saber o que responder;
20. Dúvidas dos alunos quanto à metodologia ou outros pontos do curso? Casos omissos serão resolvidos pelo professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário