Tendências na educação brasileira com o uso do ChatGPT para alunos e professores - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

sexta-feira, 28 de abril de 2023

Tendências na educação brasileira com o uso do ChatGPT para alunos e professores

 Preparem-se! O futuro da educação está sendo transformado pela inteligência artificial!

Para todos verem: a imagem apresenta um robô resolvendo equações matemática em um quadro de giz. A imagem foi retirada do e-Learning Industry.



Muitas pessoas acreditam que essa tecnologia pode ser prejudicial, ameaçando o emprego de professores e comprometendo o desenvolvimento intelectual dos alunos. Mas eu acredito que a IA pode ser uma grande aliada na educação e temos três tendências que podem revolucionar o setor:

1) Personalização do ensino: esse é um dos maiores desafios para o ensino. Aulas padronizadas para atender a um público amplo não são tão legais e podem gerar desinteresse especialmente daqueles alunos mais criativos e hiperativos (#TDAH como eu, por exemplo). Com o uso da IA poderemos personalizar o ensino, com análise de dados, de forma mais rápida e fácil para atender às necessidades individuais dos alunos (dentro do possível para uma sala de aula).

2) Aprendizado em tempo real: eu tenho estudado umas coisas novas e tenho usado muito o #ChatGPT como se fosse uma espécie de tutor/monitor/professor particular. Tenho conseguido aprender coisas muito mais rápido do que quando eu apenas leio algum material ou vejo vídeos na internet. Não necessariamente as minhas dúvidas estarão nos livros, vídeos ou outros materiais que eu tenha acesso.

3) (Quase)Autodidatismo: com o uso da IA é possível melhorar a experiência de estudar de forma independente, sem estar matriculado num curso formal. Eu gosto muito de estudar sozinho e a AI tem me ajudado bastante. Por exemplo, eu costumo checar quais são os principais assuntos para se estudar sobre determinado assunto e qual seria a literatura mais relevante sobre o tema. Estimular isso nos alunos pode ajudá-los a aprender melhor, dentro do seu próprio ritmo, e também a terem mais responsabilidade pelo seu próprio aprendizado.

Eu acredito que essas tendências de uso da IA na educação ajudarão a melhorar a qualidade do ensino. Os alunos poderão aprender melhor, mais rápido e no seu próprio tempo e os Professores terão mais tempo para focar em coisas mais "pessoais" de experiência que ainda não podemos encontrar na IA.

Logicamente, como em tudo na vida, alguns usuários da IA aplicarão da melhor forma e outros não.

Que tipo de usuário da IA você quer ser e quer que os seus alunos sejam?

Esse texto foi originalmente publicado no meu LinkedIn: clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate