Artigos de autores paraibanos são premiados nos Congressos da ANPCONT e USP - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Artigos de autores paraibanos são premiados nos Congressos da ANPCONT e USP



A Paraíba ganhou destaque em 2012 através da premiação em congressos de artigos de autores da área de Contabilidade. Diversos trabalhos receberam reconhecimento, especialmente nos congressos da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (ANPCONT) e da Universidade de São Paulo (Usp).

O VI Congresso da ANPCONT foi realizado na cidade de Florianópolis (SC) no último mês de junho e teve como tema central: “Contabilidade e desenvolvimento organizacional frente às dinâmicas sociais”. Foi composto por palestras, sessões temáticas (apresentação de trabalhos), painéis e workshops.

O evento é um dos mais importantes na área contábil tem como objetivo estabelecer uma ligação entre estudos acadêmicos e aplicações em organizações, possibilitando aos participantes conhecer mais profundamente os diversos enfoques dos estudos nas Ciências Contábeis.

As sessões temáticas são divididas em quatro áreas: Controladoria e contabilidade gerencial; Contabilidade para usuários externos; Mercados financeiro, de crédito e de capitais; e Educação e pesquisa em contabilidade, e premia o melhor trabalho de cada área.

Neste ano, o trabalho intitulado: O PROCESSO DE CONVERGÊNCIA ÀS IFRS E A CAPACIDADE DO LUCRO E DO FLUXO DE CAIXA EM PREVER OS FLUXOS DE CAIXA FUTUROS: EVIDÊNCIAS NO MERCADO BRASILEIRO, dos autores Augusto Cezar da Cunha e Silva Filho (mestrando), Márcio André Veras Machado e Aldo Leonardo Cunha Callado (professores), que fazem parte do Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, formado pela Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi escolhido como melhor trabalho na área de Contabilidade para usuários externos.

A premiação de autores paraibanos continuou no 12º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, um dos mais prestigiados congressos do segmento da América Latina, que ocorreu em São Paulo no mês de Julho. O objetivo do congresso é promover o debate e a divulgação de ideias inovativas sobre a teoria e a prática de Controladoria e Contabilidade. Neste ano, o tema do evento foi: Incentivando a conversão dos trabalhos em publicações definitivas.

O evento contou com palestras e apresentações de trabalhos científicos, os quais estão divididos nas seguintes áreas: Controladoria e Contabilidade Gerencial; Contabilidade para Usuários Externos; Mercados Financeiros de Crédito e Capitais; Educação e Pesquisa em Contabilidade; Atuária; e Contabilidade Governamental e do Terceiro Setor, também havendo premiação para o melhor trabalho de cada área.

Autores paraibanos foram contemplados com prêmios em três dessas áreas:

Mercados Financeiros de Crédito e de Capitais – artigo: A Avaliação de Empresas e a Probabilidade de Negociação Com Informação Privilegiada no Mercado de Capitais Brasileiro, dos autores Luiz Felipe de Araújo Pontes Girão (mestrando), Orleans Silva Martins (doutorando) e Edilson Paulo (professor).

Contabilidade Governamental e do Terceiro Setor – artigo: O Regime de Competência no Setor Público Brasileiro – Uma Pesquisa Empírica Sobre A Utilidade da Informação Contábil, dos autores Adriana Fernandes de Vasconcelos (doutoranda), Rossana Guerra de Sousa (doutoranda), Roberta Lira Caneca (doutoranda) e o professor Jorge Katsumi Niyama.

Os dois trabalhos são de autores vinculados ao Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB e UFRN. Além destes, o Programa ainda levou prêmio de melhor trabalho na área de Educação e Pesquisa em Contabilidade, com o artigo: Convergência das Normas Internacionais de Contabilidade: Uma Análise A Luz das Teorias da Educação de Paulo Freire e Libaneo Nas Instituições de Ensino do Distrito Federal, dos autores Ednei Morais Pereira, Jorge Katsumi Niyama e Fátima de Souza Freire, todos do núcleo Brasília.

Na área de Educação e Pesquisa em Contabilidade a professora paraibana Marcleide Maria Macêdo Pederneiras, junto com os demais autores: Priscila Karla da Silva Wink, Jorge Expedito de Gusmão Lopes, Carlos Renato Theóphilo e Robson dos Santos Costa, também ganharam premiação com o artigo: Dissertações e Teses em Contabilidade do Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade da Fea/usp: Análise dos Pólos Teórico e Técnico.
Adicionar legenda

O presidente do CRCPB Gilsandro Costa de Macedo e o vice-presidente de Desenvolvimento Institucional do CRCPB, Brunno Sitônio recepcionaram alguns dos professores premiados

A professora Marcleide Pederneiras salientou a relevância da premiação lembrando que o maior fórum de discussão da área de pesquisa contábil do país está na USP e que o recebimento desses prêmios é motivo de estímulo para novos pesquisadores.

Para os alunos do Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB e UFRN o programa, que existe há 11 anos, é fator de muita importância para o aumento da qualificação de professores e pesquisadores da área contábil na região Nordeste, pois até a década de 90 só existiam três programas de contabilidade no país: da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), USP e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Já a doutoranda Rossana Guerra observou que “o prêmio na área de Contabilidade Governamental, com enfoque em aplicação empírica, revela as possibilidades de pesquisa nessa área, que ainda tem produção bastante escassa”.

Os autores destacaram ainda a importância do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB) no reconhecimento dos prêmios ganhos nestes congressos, bem como dos avanços na área de educação contábil do Estado, e consideram importante haver essa integração entre o CRC, órgão profissional e as entidades de educação.

O presidente do CRCPB, Gilsandro Costa de Macedo enfatizou também o papel fundamental da integração, reafirmando o compromisso da entidade com a capacitação profissional. “Através das Comissões de Integração Estudantil e Acadêmica, estamos estreitando o relacionamento entre o CRCPB, professores e acadêmicos de contabilidade do Estado. Procuramos reconhecer e valorizar o profissional formado em Ciências Contábeis, aprimorar a formação dos futuros profissionais e despertar nos profissionais que já atuam no mercado a consciência de que a Educação Profissional Continuada é fator fundamental para o desempenho de suas funções e de sua valorização profissional”, declarou ele.

Fonte: CRC-PB

2 comentários:

  1. Luiz, esse trabalho referente aos "Determinantes do nível de divulgação das recomendações do pilar 3 e do Acordo da Basiléia 2 nas demonstrações financeiras de instituições bancárias que atuam no Brasil" não esta aí,por engano? Acho que o Trabalho não é esse não...

    At.
    Lidiano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lidiano, é isso mesmo, foi engano. O CRC publicou o trabalho o título errado. O Professor Márcio percebeu e me pediu para informar a eles, solicitando também a retificação do erro. vou ajustar aqui.

      Obrigado.

      Excluir

Translate