Como continuar aprendendo e ser um beta perpétuo - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

terça-feira, 18 de abril de 2017

Como continuar aprendendo e ser um beta perpétuo

No dia 03 de março de 2017 eu postei uma extensa review do "Superprevisores: a arte e a ciência de antecipar o futuro" (clique aqui para ler).

Para quem leu, eu enfatizei algumas coisas que achei muito importantes sobre o capítulo 8 (beta perpétuo) e, por isso, gostaria de voltar a ele e comentar com mais ênfase sobre a seção "juntando tudo" e compartilhar um vídeo com vocês sobre esse assunto.

Recapitulando, essas são as características, após juntar tudo, dos superprevisores:

A) Do ponto de vista filosófico:  cautelosos, humildes, não deterministas ("o que acontece não está destinado a acontecer e não tem de acontecer, necessariamente");
B) Sobre suas capacidades e estilo de pensar:  mente ativamente aberta ("crenças são hipóteses a serem testadas, não tesouros a serem protegidos"), têm necessidade de cognição ("intelectualmente curiosos, apreciam enigmas e desafios intelectuais"),  reflexivos e matematicamente dotados;
 C) Sobre os métodos de previsão: pragmáticos ("não se prendem a ideias ou interesses pessoais"), analíticos, olhos de libélula ("valorizam visões diversificadas e sintetizam numa visão própria"), probabilísticos ("emitem juízo usando muitos graus de talvez"), atualizadores ponderados ("quando os fatos mudam, eles mudam de opinião"), bons psicólogos intuitivos; e
D) Sobre a ética de trabalho: atitude mental de crescimento determinados.

Porém o fator mais forte de todos é o beta perpétuo.

Os superprevisores buscam a todo momento atualizar as suas convicções e aperfeiçoamento. Por isso eles são versão beta (de um programa) para sempre.

O vídeo abaixo, indicação do meu professor de inglês (David Swingler, a quem agradeço por ter me enviado o link), fala sobre como melhorar no que você faz, porque muitas vezes parecemos não estar melhorando, mesmo buscando melhorar:



Para finalizar, destaco mais uma vez: nem todo superprevisor dispõe de todos os atributos. Não fique triste, por exemplo, se você não tem "olhos de libélula".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate