Curso completo de Valuation (Finanças 2) - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

segunda-feira, 17 de junho de 2019

Curso completo de Valuation (Finanças 2)

Nesse post você poderá ter acesso gratuito a todos os materiais que eu disponibilizo aos meus alunos do curso de valuation  (Finanças II) para a graduação de ciências atuariais na UFPB. Os materiais são basicamente compostos por slides e vídeos disponíveis no meu canal do Youtube (clique aqui para se inscrever e não perder nada).

Recomendo que me acompanhe também no instagram (@felfelipepontespara mais conteúdos relacionados a investimentos e educação financeira.

Para ter acesso ao planejamento das aulas da graduação, clique aqui.

Aqui está um vídeo completo, do começo ao fim do processo de valuation. Assistindo a este vídeo você não deverá aprender exatamente como fazer o seu modelo, mas você terá uma visão geral do curso.



Aqui está a ementa do curso:



Recomendo que os interessados no assunto leiam os slides com antecedência e resolvam os exercícios antes das aulas.

Adicionalmente, após a aula, para aprofundamento, estudem os livros indicados no plano de ensino. Quem conseguir se planejar para estudar pelos livros antes das aulas, se beneficiará muito mais.

Abaixo eu listo os principais livros indicados para a disciplina:

O principal (em inglês e português):





Livros adicionais (dos brasileiros, o de Póvoa é o melhor! Mas eu discordo de algumas coisas do livro, como na página 142 que ele diz que a emissão de dívida não aumenta o valor de mercado da empresa, mas sim a emissão de ações):





FINANÇAS APLICADA II (1202300):

Objetivo: Proporcionar aos alunos conhecimentos básicos sobre avaliação de ativos com base no valor intrínseco, bem como decisões sobre estrutura de capital e política de dividendos.

Conteúdo: Títulos de Dívida. Ações e sua Avaliação. Custo de Capital. Estimativa dos Fluxos de Caixa.  Avaliação Baseada em Valor. Orçamento de Capital. Decisões de Estrutura de Capital. Política de Dividendos.

Habilidades e competências: 1) Modelagem financeira; 2) Projeções; 3) Valuation; 4) Redação de relatórios de análise e recomendações de investimentos.

Metodologia: Serão utilizados em sala de aula, os seguintes procedimentos: (a) aula expositiva com o auxílio do quadro; (b) aula expositiva com o auxílio do datashow;  (c) aulas práticas, com aplicações de estudos de casos; (d) aulas práticas no laboratório e (e) apresentações de seminários.

Avaliação
  • 1ª nota: 10% da nota será consequência da postura e da participação do aluno nas aulas, 20% é a soma de exercícios e trabalhos realizados em sala de aula (ou fora dela) e 70% é decorrente de uma prova. 
  • 2ª nota: 10% em consequência da postura e da participação do aluno nas aulas, 20% da soma dos exercícios e trabalhos realizados, 30% decorrente da apresentação de uma valuation elaborada por uma grande empresa e 40% é decorrente de uma prova. 
  • 3ª nota: 10% em consequência da postura e da participação do aluno nas aulas, 10% da soma dos exercícios e trabalhos realizados, 40% decorrente do relatório de valuation escrito e 40% da apresentação do relatório de valuation de uma empresa previamente escolhida pelo grupo de alunos.

Referências básicas:

AIUBE, Fernando A.L. Modelos quantitativos em finanças com enfoque em commodities. . Bookman. 2013.

DAMODARAN, Aswath. Investment valuation: tools and techniques for determining the value of any asset. 2. John Wiley & Sons. 2002.

ROSS, Stephen A. et al. Fundamentos da administração financeira. 9. AMGH. 2013


Referências complementares (apenas os livros - os demais materiais estão disponíveis no SIGAA):

BERK, Jonathan; DEMARZO, Peter; HARFORD, Jarrad. Fundamentals of corporate finance. 2. Pearson. 2012.

BRUNER, Robert F. Estudos de casos em finanças: gestão para criação de valor corporativo. 5. Mc Graw-Hill. 2009.

DAMODARAN, Aswath. The little book of valuation: how to value a company, pick a stock, and profit. . John Wiley & Sons. 2011.

KOLLER, Tim; GOEDHAR, Marc; WESSELS, David. Valuation: measuring and managing the value of companies. 5. John Wiley & Sons. 2010.

VERNIMMEN, Pierre et al. Corporate finance: theory and practice. 2. John Wiley & Sons. 2009.


OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES:


É importante que os alunos assinem a newsletter do Blog, para receber os materiais postados diretamente em seu email. Além disso, curtam a nossa Fanpage e assinem o canal do YouTube. Os slides das turmas passadas poderão ser acessados no meu SlideShare.

Para fazer o download dos slides no SlideShare, siga os seguintes passos: 1) busque pelo botão "download" na página do slide que você quer baixar; 2) aparecerá uma janela pedindo para que você faça o login; 3) Você pode fazer o login criando uma conta no site, ou acessando pela sua conta do LinkedIn (a escolha é sua) - quem não tem conta no LinkedIn, recomendo que façam, pois é uma rede social para fazer networking e procurar emprego; e 4) após o login, o download começará automaticamente.

Tabela de Horários para GRADUAÇÃO:
AINDA NÃO SEI O HORÁRIO DA TURMA DA TARDE



DisciplinaSegTerQuaQuiSexSab
120230014h00---16h00---------
120230015h40---18h00---------
120230020h40---20h40
------
120230022h00---22h00---------


Salas de aula: a turma da noite será no Bloco A da Central de Aulas, sala 102. A turma da tarde eu ainda não sei.


Horários de atendimento dos monitores: a ser definido entre os alunos e os monitores, com a restrição de ocorrer apenas uma vez na semana e em um horário em que a maioria dos alunos possa estar presente.

O contato comigo fora de sala, sobre a disciplina, poderá ser feito por email (luizfelipe@ccsa.ufpb.br) ou no Ambiente dos Professores número 67, nas quintas-feiras das 16h00 às 18h00 - ou em outro horário agendado previamente por email.


SLIDES E VÍDEOS


Aula 1: Introdução




Atividades:

1) Façam um resumo do histórico da empresa, em que mercado ela atua e coisas desse tipo. Entenda bem o negócio da empresa.

2) Faça tudo o que está no slide 35 (parte 1 apenas, mas fique à vontade para já fazer a parte 2): http://www.contabilidademq.com.br/2019/05/curso-completo-de-valuation.html

3) Responda às 15 questões de Fisher que podem ser encontradas aqui: http://www.contabilidademq.com.br/2019/06/resenha-livro-acoes-comuns-lucros-extraordinarios-fisher.html


Aula 2
Mitos, Verdades e Abordagens de Valuation





Aula 3: Fermização de Problemas


Slides da aula:


Vídeo da aula:


Recomendo a leitura do livro abaixo para aprender melhor sobre esse assunto:



Aqui está também a resenha que fiz do livro: Clique aqui.

Atividades:
Antes da aula os alunos deverão responder à alguns problemas de Fermização e fazer um resumo sobre a resenha do "Superprevisões".


Aula 4: Modelagem Financeira e Balanços Pro-Forma

Slides e vídeos em breve.

Atividades:
Os alunos deverão resolver o caso "The Body Shop International PLC 2001: uma introdução à modelagem financeira" (Livro de Bruner). Além disso, deverão explicar o que são demonstrações financeiras pro forma, incluindo exemplos e para que serve esse tipo de informação.





Aula 5: Estrutura de Capital
Slides e vídeos em breve.

Estudo de caso 28 - Estrutura de Capital e Valor das Empresas:



Atividades
Os alunos deverão ler o caso 28 e o caso do Pão de Açúcar (Nakamura). Livro de Bruner.



Aula 6: Orçamento de Capital e Análise de Projetos





Aula 7: Orçamento de Capital e Análise de Projetos


Continuação da aula anterior.

Atividades:
Os alunos deverão resolver os casos que estão nos slides e não foram resolvidos em sala, além das questões conceituais do final dos slides.

Com relação ao trabalho em grupo, das empresas que estão avaliando, cada grupo deverá analisar os últimos 3 orçamentos de capital divulgados pela sua empresa. A empresa vem colocando em prática o que estava orçado?

Aula 8: Prova




Aula 9: Reinvestimento dos Lucros (CAPEX)

Slides em breve.




Aula 10:

Slides e vídeos em breve.


Aula 11:

Slides e vídeos em breve.

Aula 12:

Slides e vídeos em breve.


Abaixo está nossa "estrutura conceitual". Leia com atenção!



  1. Avaliação dos seminários e debates
Quanto à apresentação de seminários, análise e apresentação de artigos, ficará a critério dos apresentadores utilizar recursos didáticos como quadro ou datashow. Isso também ficará sob sua responsabilidade, devendo reservar junto ao Departamento ou órgão responsável pela reserva do datashow; o tempo de cada apresentação será definido no dia do sorteio dos temas; um “sumário” (ou cronograma) da apresentação deverá ser entregue a todos os presentes na aula, inclusive ao professor; todo o grupo deverá dominar TODA a apresentação. Se alguém faltar, isso não poderá ser usado como desculpa para não apresentar.
Se forem utilizar datashow, os slides devem ser enviados ao email do professor com pelo menos 3 dias de antecedência.
A avaliação será feita com base no desempenho da apresentação e com base nas respostas dadas às perguntas que serão feitas pela turma ou pelo professor ao término da apresentação.
2.      Telefone celular em sala de aula – silencioso. Se tocar, o aluno poderá atendê-lo fora de sala de aula, nunca na sala. Isso demonstra respeito para com os outros colegas e o professor. A desobediência a essa regra implicará em dedução da nota relacionada à “postura e participação” do aluno;
3.      participação de vocês é de extrema importância para o desenvolvimento da disciplina e para o seu aproveitamento individual. Sua participação agregará mais valor ao conhecimento dos colegas, professor e o seu;
4.      Os exercícios deverão ser entregues feitos a mão, nunca em computador, exceto se o professor assim solicitar (se for por email solicite a confirmação do recebimento);
5.      Geralmente surge algum conceito que não é comum no dia-a-dia da Faculdade, por ser muito específico de alguma área de estudo. O professor cobrará que os alunos pesquisem sobre esse conceito, trazendo na aula seguinte, também feito à mão;
6.      Dúvidas devem ser sanadas sempre, nunca deixe a dúvida para o dia seguinte, isso poderá prejudicar o seu aprendizado;
7.      Nas provas, eventualmente, precisaremos utilizar calculadoras. Não será permitida a utilização de nenhum outro recurso eletrônico que não seja uma simples calculadora (científica, financeira etc). Celulares, tabletsnotebooksnetbooks e semelhantes não tem utilização permitida;
8.      As provas poderão ser feitas com lápis grafite, porém não haverá correção após a devolução das mesmas.
9.      É permanentemente proibida a comunicação entre alunos durante o período de prova. Cada vez que for identificada a comunicação, será anotado o nome do aluno. A partir da segunda vez, será descontado 10% da nota a cada ocorrência. O Professor também pode optar por atribuir nota ZERO à prova;
10.  Na prova, será permitido ao aluno sanar uma dúvida (apenas uma) com o professor, desde que a pergunta não leve a uma resposta explícita. A interpretação faz parte da avaliação.
11.  As provas terão início no horário normal da aulaApós a saída de algum aluno da sala, nenhum outro aluno poderá entrar para fazer prova. Se por algum motivo muito especial o aluno precisar chegar atrasado, comunique com antecedência ao professor para que possa pedir aos colegas de turma que esperem;
12.  Incentivo à pesquisa: o artigo será desenvolvido durante a disciplina, para os interessados e valerá como parte da última nota. Esse artigo não é obrigatório, porém quem fizer um bom artigo terá uma boa nota no último estágio;
13.  Além da bibliografia básica e complementar, recomendo que o aluno busque material extra, principalmente artigos científicos, revista e jornais técnicos (Capital Aberto e Valor Econômico, e.g.) e sites/blogs (contabilidademq.blogspot.com e contabilidadefinanceira.blogspot.com, são sites que trazem materiais de finanças);
14.  Ligação para o professor: nenhum aluno está autorizado a fazer ligação ao celular do professor. Tudo deverá ser resolvido por email. Eu respondo emails muito rápido (desde que seja necessário). O Professor solicitará o telefone de alguns alunos da turma, para entrar em contato no caso de uma urgência;
15.   Trabalhos enviados por email: apenas contarão para a nota os trabalhos que o professor confirmar o recebimento do email; 
16.  Resenha do livro: a leitura e resenha (de até 3 páginas) do livro faz parte da nota de trabalhos (quando informada previamente). Contudo, toda semana, um aluno voluntário fará uma breve apresentação do capítulo, ganhando meio ponto na prova. A entrega será feita por email no dia da primeira aula da semana, a partir da semana que se inicia no dia __/__/_____. As apresentações ocorrerão toda segunda aula da semana;
17.  Slides para apresentação: o aluno deverá levar seu próprio notebook ou solicitar ao Departamento no qual o seu curso está vinculado;
18.  As aulas não podem ser gravadas;
19.  Os alunos que ficarem com média final entre 6,7 e 6,9 poderão fazer um trabalho complementar, de modo que a sua média seja arredondada para 7,0, para que o aluno não precise fazer prova final. Provavelmente o trabalho será uma resenha de 3 capítulos do livro “Outliers”. Os demais que não obtiveram nota maior ou igual a 7,0 terão que fazer a prova final;
20. Eu costumo fazer cold calls, então é importante que os alunos estudem previamente o material da aula, para não ficar sem saber o que responder;
20.  Dúvidas dos alunos quanto à metodologia ou outros pontos do curso? Casos omissos serão resolvidos pelo professor.

12 comentários:

  1. Muito legal o seu canal no YouTube. Achei interessante os assuntos nele abordados.

    Também comecei um canal no YouTube sobre investimentos há pouco tempo.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
  2. Este é um anúncio público para todos que querem vender um rim, temos pacientes que precisam de um transplante de rim, por isso, se você estiver interessado em vender um rim, por favor entre em contato conosco em nosso e-mail em iowalutheranhospital@gmail.com
    Você também pode ligar ou escrever para nós no whatsapp em +1 515 882 1607.

    OBSERVAÇÃO: Sua segurança está garantida e nosso paciente concordou em pagar uma grande quantia de dinheiro para qualquer pessoa que concordar em doar um rim para salvá-lo. Esperamos ouvir de você, para que você possa salvar uma vida.

    ResponderExcluir
  3. Tem previsão das outras aulas ficarem disponíveis?

    ResponderExcluir
  4. Professor no caso da VIVT4, quando eu subtraio as ativos circulantes(Não caixa) dos passivos circulantes (Não Caixa) o resultado é negativo:
    2018 2013
    Capital de Giro: -337.061 -712.851 -1.297.588 -2.746.267 -2.569.500 -5.236.013
    Nesse caso eu ainda devo subtrair o ano atual pelo anterior? Pois fazendo isso (-)(-) o NGC para cada ano ficara positivo...
    Neste caso eu devo fazer EBIT ajustado + ou - o NGC?
    Veja também que a cada ano ele fica menos negativo, neste ano ja esta se invertendo para positivo...O que fazer neste caso?Como projetar?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Nick. Infelizmente eu não tenho como, no momento, olhar o teu caso específico. Todavia, o "investimento" em capital de giro pode ser positivo ou negativo. A empresa pode reduzir o capital de giro, nesse caso, então, o investimento é negativo (ou seja, é um desinvestimento de capital de giro, como sendo uma entrada de caixa).

      Excluir
  5. Eles são um conjunto irrestrito e sofisticado de hackers que estão em serviço e atendem às expectativas ao longo dos anos de maneira séria. Seus serviços são seguros e protegidos com total perspicuidade e garantia sendo o conjunto de legendwizardhackers que aclamam a comiseração humana ao máximo, eu sou um testemunho de sua competência, contate este grupo de hackers via: LEGENDWIZARDHACKERS@GMAIL.COM Eles terminaram vários anos em a esfera do hacking como uma lenda em todos os campos do hacking e eles ainda continuam sendo os especialistas em hackers mais confiáveis ​​e confiáveis, entre em contato com: LEGENDWIZARDHACKERS@GMAIL.COM
    Eles são lendas no seguinte campo:
    * hack de mudanças de ano escolar
    * Hackear notas e transcrições da universidade
    * Hack de título universitário
    * Apagar registros criminais hack
    * penetração do site e banco de dados
    * Vendas de cartões de despejo de todos os tipos
    * Hackear computadores individuais
    * Controlar dispositivos hackear remotamente
    * Burner Numbers hack
    * Hack de contas Paypal verificadas
    * Qualquer hack de conta de mídia social
    * Hack para Android e iPhone
    * aumentar sua pontuação de crédito
    * Hack de interceptação de mensagem de texto
    * hack de interceptação de e-mail
    * desbloqueio de carteira criptografada congelada
    * Aumente o tráfego do blog
    * Hack do Skype
    * Hack de contas bancárias
    * empréstimo grátis
    * hack de contas de e-mail
    * Site falhou hack
    * ajuda Inscreva-se no ILLUMINATI e fique famoso mais rápido
    * exclua vídeos do YouTube ou aumente as visualizações
    * transferência de escola e falsificação de certificado
    * hack do servidor travado
    * Recuperação de arquivos ou documentos perdidos
    * Hacker de cartões de crédito
    * carregamento de bitcoin
    para mais perguntas, entre em contato com sua equipe via: LEGENDWIZARDHACKERS@GMAIL.COM para que você também possa testemunhar sobre seus bons trabalhos para o mundo em geral

    ResponderExcluir
  6. TESTEMUNHO SOBRE COMO RECEBI MEU EMPRÉSTIMO DE UMA EMPRESA DE FINANÇAS NA ÚLTIMA SEMANA E-mail para resposta imediata: drbenjaminfinance@gmail.com

    Você precisa de um empréstimo para abrir um negócio ou pagar suas dívidas? {Dr.Benjamin Scarlet Owen} também pode ajudá-lo com uma oferta de empréstimo legítima. Ele também ajudou alguns outros colegas meus com o financiamento de um empréstimo. Obtenha o seu Cartão ATM em Branco ou CARTÃO DE CRÉDITO entregue à sua porta que funciona em todas as máquinas ATM em todo o mundo com a ajuda da BENJAMIN LOAN FINANCE. Os cartões ATM podem ser utilizados para levantamentos em Máquinas ATM ou furto, em lojas e POS. eles distribuem esses cartões a todos os clientes interessados em todo o mundo. Se você precisar de um empréstimo sem custo / estresse, ele é o credor certo para eliminar seus problemas financeiros e crises hoje. BENJAMIN LOAN FINANCE contém todas as informações sobre como obter dinheiro de forma rápida e sem dor via WhatsApp +19292227023 Email drbenjaminfinance@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. OLÁ, eu sou David e sou um hacker e também um programador. Trago boas notícias para você. Você sabia que existe um cartão chamado Cartão ATM em Branco? Você sabia que com este cartão em sua posse, você pode sacar entre 5.000 a 20.000 todos os dias em qualquer caixa eletrônico?

    Sim, é verdade. Você pode usar este cartão para sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico em todo o mundo.

    A maioria das pessoas ainda não está ciente do recente desenvolvimento do CARTÃO ATM em branco. Ao longo dos anos, desenvolvemos este cartão ATM e usamos uma máquina MSR para crone esses cartões. Este cartão ATM pode mudar sua vida financeira em poucos dias.

    O cartão ATM em branco é um cartão que pode ser usado para sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico. Esses cartões vêm em Visa / MasterCard. Portanto, funciona em qualquer caixa eletrônico que aceite Visa / MasterCard em todo o mundo, e não há risco de ser pego por qualquer forma de segurança, se você seguir corretamente nossas instruções.

    Isso pode parecer bom demais para ser verdade, mas é verdade.

    Para obter mais informações sobre o cartão, entre em contato comigo por meio do endereço de e-mail abaixo:
    (immaculateblankatmcard@gmail.com) ou
    escreva-me diretamente pelo WhatsApp: +17727746806

    Em vez de pedir um empréstimo e ficar em dívida, adquira este cartão multibanco porque mudará a sua vida.

    SEJA INTELIGENTE E TORNE-SE RICO EM MENOS DE 3 DIAS

    ResponderExcluir
  8. Olá, como novato no comércio de criptomoedas, perdi muito dinheiro tentando navegar no mercado por conta própria. Na minha busca por um trader genuíno e confiável, encontrei Anderson Johnny, que me orientou e me ajudou a obter tanto lucro até $ 40.000. Fiz meu primeiro investimento com $ 1.000 e obtive um ROI de $ 9.400 em menos de 8 dias. Você pode entrar em contato com este trader especialista através do e-mail tdameritrade077@gmail.com ou no WhatsApp +447883246472 e estar pronto para compartilhar seu próprio testemunho

    ResponderExcluir
  9. Tudo graças ao Sr. Anderson por ajudar com meus lucros e tornar possível minha quinta retirada. Estou aqui para compartilhar uma incrível oportunidade de mudança de vida com você. são chamadas de opções de negociação Bitcoin / Forex. é um negócio altamente lucrativo que pode render até $ 2.570 em uma semana com um investimento inicial de apenas $ 200. Eu sou a prova viva desta grande oportunidade de negócio E também ele pode te ajudar a recuperar seu bitcoin perdido. Se alguém estiver interessado em negociar bitcoin ou qualquer criptomoeda e quiser uma negociação bem-sucedida sem perder, notifique o Sr. Anderson agora.Whatsapp: (+447883246472)
    E-mail: tdameritrade077@gmail.com

    ResponderExcluir

Translate