Mestre em Administração da UFPB ganha Prêmio Anbima - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

sábado, 17 de dezembro de 2011

Mestre em Administração da UFPB ganha Prêmio Anbima

Rebeca Cordeiro é a primeira estudante do Nordeste a receber premiação da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais


“A influência do índice Book-to-market e do ROE na explicação dos retornos das ações brasileiras”. Esse é o título da dissertação de mestrado que fez de Rebeca Albuquerque Cordeiro, do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), uma das ganhadoras do 7º Prêmio Anbima de Mercado de Capitais. Com isso, ela se tornou a primeira acadêmica de universidade do Nordeste a conquistar o prêmio outorgado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais ((Anbima), que contempla projetos de dissertação de mestrado e teses de doutorado sobre temas relevantes para o desenvolvimento do Mercado de Capitais Brasileiro.

Os vencedores do Prêmio Anbima de Mercado de Capitais recebem uma premiação em dinheiro, um certificado e, caso indicados pela comissão julgadora, poderão ter os seus trabalhos publicados em livro pela própria Anbima. “O prêmio é um importante reconhecimento, em nível nacional, para o trabalho realizado, uma vez que é concedido por uma instituição de grande relevância na área. Isso demonstra que a dissertação contribui não só em âmbito acadêmico, mas também para aplicações práticas na área de Finanças”, comentou Rebeca, que teve orientação do professor Márcio André Veras Machado, do departamento de Administração da UFPB.

Rebeca Cordeiro explicou que seu trabalho teve como objetivo analisar a influência de três variáveis fundamentalistas na explicação dos retornos do mercado de capitais brasileiro: o índice book-to-market e as expectativas futuras do índice book-to-market e do Retorno sobre o Capital Próprio (ROE). Foram pesquisadas empresas não-financeiras, com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa), no período de 1995 a 2010. “Os resultados obtidos mostram que uma variável de previsão agregada, composta pela combinação das três variáveis fundamentalistas analisadas, influencia a explicação dos retornos das ações brasileiras, inclusive, apresentando capacidade explicativa superior aos modelos de precificação tradicionais”, argumenta.

A mestranda acrescenta que, como contribuição teórica, o trabalho enfoca a Abordagem Fundamentalista, uma perspectiva alternativa de análise das anomalias de mercado que possui poucas evidências empíricas, sobretudo em países emergentes. “Os resultados obtidos no estudo podem contribuir para o estabelecimento de estratégias de investimento no mercado de ações, uma vez que a combinação do índice book-to-market atual com as previsões do índice book-to-market e do ROE, para o ano seguinte, foram capazes de explicar parte das variações dos retornos das ações no mesmo período”, ressalta.

Contatos pelo fone (83) 3216.7454, do Programa de Pós-Graduação em Administração, ou pelo e-mail rebecacordeiro1@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate