Carreira na contabilidade: auditoria - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Carreira na contabilidade: auditoria

Hoje a postagem é sobre auditoria. Mais especificamente, a postagem é sobre o processo seletivo para uma das maiores empresas de auditoria e sobre como é o trabalho desses profissionais.

A colaboradora do dia é Bruna Stefhany Pereira de Souza, formada em Ciências Contábeis pela UFPB (2011). Bruna é Auditora Assistente Pleno na PwC, uma das 4 maiores empresas de auditoria do mundo. Além disso, Bruna foi minha "sócia" no Desafio Sebrae, em 2009, quando ficamos com a terceira colocação na etapa estadual, aqui na Paraíba (até hoje não me conformo com isso, pois perdemos a primeira posição na última rodada!).



Interesse pela auditoria

Apesar de desde o início de meu ensino técnico (em Administração, na ETEJK-RJ) já ter ouvido falar da carreira de auditoria e já saber de alguns objetivos e dificuldades da profissão que está intimamente ligada à Contabilidade, o forte interesse em me candidatar a uma vaga de uma das quatro maiores empresas de auditoria do mundo surgiu durante a graduação (em Ciências Contábeis, na UFPB). Fui apresentada ao ritmo intenso e elaborado dos processos seletivos das Big Fours* através da convivência com dois alunos do curso que estavam participando da seleção de uma delas, a Deloitte. O interesse foi acentuado durante a cadeira de Auditoria, onde pude entender algumas ferramentas utilizadas, os principais reflexos da opinião de um auditor e me encantar com uma carreira que pudesse me proporcionar uma vida profissional de plena inserção em empresas de diversos segmentos do mercado e de intenso aprendizado, com possibilidades de chegar à sociedade em um tempo razoável. Cada vez mais para o final do curso, fui tendo a certeza de que era realmente a carreira que eu queria seguir e consegui conquistar às vésperas de me formar. Hoje, como auditora na PricewaterhouseCoopers (PwC), sou muitas vezes questionada sobre como fiz para ingressar nesta área, desta forma selecionei alguns dos principais questionamentos de quem possui interesse em fazer parte de uma dessas empresas:


Processo seletivo – Dicas para se preparar

De forma geral, o programa de seleção das empresas de auditoria consiste em selecionar profissionais que geralmente ainda estão na graduação ou que já se formaram há até dois anos. Porém, nada impede que alguém fora desta regra também seja admitido, basta que o candidato possua o perfil que a empresa busca.

Para me candidatar à vaga, inicialmente, busquei informações sobre as empresas nos seus sites corporativos e me inscrevi nos processos de seleção das empresas que mais me identifiquei. Entre os requisitos básicos, estão: nível intermediário de inglês, estar cursando ou ser formado em Ciências Contábeis, Administração ou Economia, disponibilidade para viagens.

As etapas do processo seletivo, geralmente consistem em:

- análise curricular: quando incluímos o currículo no site das empresas já estamos aptos a participar desta primeira triagem, portanto, seja claro e objetivo nas informações descritas;

- prova online (inglês, raciocínio lógico, português e matemática): aconselho responder as provas que possuem tempo curto para conclusão em local calmo, arejado, com boa iluminação, boa conexão com à internet, e sozinho! Seja honesto com o processo seletivo, afinal eles estão avaliando o seu rendimento e não o dos seus amigos;

- dinâmica de grupo (solução de cases): Além de ser a parte em que podemos demonstrar nosso conhecimento técnico, como o próprio nome já diz, a dinâmica é em grupo, por isso não adianta querer aparecer mais do que os outros, afinal isso não é ter espírito de liderança, a maioria das empresas busca um espírito de equipe;

- apresentação individual: essa é a hora de mostrar para que veio, porém exige uma preparação do candidato quanto ao curto tempo para se apresentar;

- entrevistas: é bom estar preparado para os mais diversos tipos de perguntas que os gerentes e sócios podem fazer, assim como também estar apto a apenas bater um papo descontraído com estes líderes, afinal eles só querem lhe conhecer mais a fundo para decidirem se contratam ou não.

Prós e contras do processo seletivo e da profissão
- Como na época morava em João Pessoa, e os processos seletivos mais próximos ocorriam em Recife, a partir da etapa da dinâmica de grupo, tive que me deslocar para a capital pernambucana em busca do meu objetivo;

- No primeiro ano de participação não fui selecionada, porém, não desisti e no ano seguinte consegui ingressar como trainee na PwC. Acredito que o fato de ter demonstrado sincero interesse na profissão e estar disposta a assumir as responsabilidades exigidas contribuíram para o meu ingresso, além da minha experiência com o processo seletivo anterior;

- Após ser contratada, precisei mudar de cidade, deixando família, amigos e namorado e diminuindo o ritmo com que os via;

- É uma profissão que exige muito interesse profissional, onde às vezes é necessário abdicar da vida social em prol da conclusão de um projeto. Em determinadas épocas do ano a imersão no trabalho chega a ser total, devido à necessidade de cumprir prazos de diversos clientes ao mesmo tempo;

- Dependendo dos clientes em que for designado a trabalhar, o profissional pode ter que viajar para diversas cidades, desde as litorâneas até às no meio da floresta amazônica (por exemplo), passando interiores e ribeirinhas.

- Devido à profissão exigir muito conhecimento técnico, as empresas investem em treinamentos dos mais diversos tipos de temas contábeis e metodologias praticadas, e dependendo do ramo dos clientes, ainda é possível que se aprenda sobre agrobusiness, energia, abastecimento de água, instituições financeiras etc.

- A rede de relacionamentos é amplamente engrandecida, pois ficamos em contato com os mais diversos tipos de clientes e profissionais, desde operários até CFO’s.

Conclusão

O fato de ter sido selecionada antes de ter concluído o curso de Ciências Contábeis, assim como os demais colegas que entraram nessa vida no mesmo ano que eu, me fez perceber que o profissional contábil é muito requisitado nas mais diversas áreas e, sim, existe lugar ao sol, basta a decisão do profissional de se qualificar e se interessar pelas diversas oportunidades que surgem durante a graduação.

Para profissionais interessados em uma vida que não tem rotina, que gostam de desafios e buscam pleno aprendizado, um dos caminhos mais congruentes para isto é a auditoria.


_____________________________________________________________________________



* Nomenclatura utilizada para se referir às quatro maiores empresas contábeis especializadas em auditoria e consultoria do mundo. Fazem parte deste seleto grupo as empresas PricewaterhouseCoopers, Deloitte Touche Tohmatsu, KPMG e Ernest & Young.
Confira a postagem anterior desta série, sobre os projetos de extensão em contabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate