Mayara é psicóloga clínica e organizacional, especialista em gestão de pessoas, autora de um blog com vários textos legais publicados diariamente, também é autora de dois livros ("Entre nós e laços" e "No compasso do amor"), além de trabalhar, atualmente, com publicidade em uma clínica.
Vamos às dicas!
Dicas para uma entrevista de emprego
Para um bom desempenho comportamental num processo seletivo, faz-se necessário seguir certos padrões comportamentais que irão colaborar na conquista de uma nova oportunidade de trabalho. São eles:
- Conheça a empresa que está oferecendo a vaga;
- Planeje o seu dia para não chegar atrasado na entrevista, o ideal é apresentar-se 10 minutos antes do horário agendado;
- Desligue o celular, ou mantenha no silencioso, pois um celular que toca durante uma entrevista de emprego pode ser visto como uma falta de interesse por parte do candidato a vaga;
- Como as empresas têm diferentes códigos sobre trajes, é importante descobrir com antecedência o estilo da mesma para saber que roupa é mais indicada nas entrevistas;
- Não fale mal do antigo emprego ou chefe; respeite as experiências que vivenciou;
- Se questionado sobre o motivo que o levou a abandonar o emprego anterior, seja discreto na resposta, mas não engane quanto à real situação;
- Não crie habilidades que você não possui; eventualmente, até conseguirá a vaga, mas, com certeza, perderá o emprego e marcará negativamente sua carreira.
- Seja um bom ouvinte. Não interrompa o entrevistador em hipótese alguma;
- Evite falar mentiras ou gírias;
- Tenha atenção especial à linguagem, evitando cometer erros de português, tanto na comunicação oral, quanto na escrita.
- Questione se houver dúvidas demonstre interesse em relação à oportunidade;
- Reflita com antecedência sobre seus pontos fortes e fracos, todos temos ambos, então, não responda que possui “apenas qualidades” ou “apenas defeitos”.
- Se achar necessário, fale sobre sua carreira em frente ao espelho, apenas com o objetivo de sentir-se confortável com a construção oral de um discurso.
A linguagem não verbal também influi na percepção do candidato, pois é uma representação do nosso mundo interior e pode indicar características da personalidade: manter os braços cruzados e olhar o relógio toda hora são indicativos de uma pessoa fechada e ansiosa; entretanto, cumprimentar com um aperto de mão firme e manter contato visual com o entrevistador são atitudes simples, mas que podem ser positivas na avaliação do candidato.
Por fim, seja flexível às situações que podem surgir a fim de destacar-se frente aos outros participantes. O importante é agir naturalmente, buscando um equilíbrio entre a imagem que quer passar e o que a empresa precisa para escolhê-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário