[ENADE - Quants] Questão de 2009 - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

[ENADE - Quants] Questão de 2009

Dando continuidade ao post anterior, agora com as questões de 2009. Quem não está entendendo o que está acontecendo, clique aqui para ver os comentários das questões de 2006 e aqui para saber o porquê desses posts.

Em 2009 eu só achei uma questão interessante (considerando que meu tempo era limitado e eu tinha outras questões melhores para escolher). Ela está no slide 12

QUESTÃO DO SLIDE 12

DICA GERAL: nessa questão não tem muito o que dar como dica. Eu só pensaria, após ler a questão, em: qual é o objetivo do CFO e qual é o objetivo do investidor?

A questão 30 da prova de 2009 traz duas assertivas e começa falando sobre o papel do diretor financeiro (CFO), dizendo que ele tem que se preocupar com decisões de financiamento e investimento; e que os investidores financiam empresas e governos. No final da primeira assertiva, a questão diz que as decisões de investimentos dos CFOs e investidores comuns são, normalmente, semelhantes. De forma geral, são: ambos querem maximizar a riqueza que eles estão gerenciando (da empresa ou sua própria).

Na segunda assertiva, a questão tenta justificar a primeira, todavia ela troca as “bolas”. Logo, a segunda assertiva é falsa.

Só com base nisso, já eliminamos as alternativas A, D e E. Sobraram as alternativas B e C, temos 50% de chance de acertar. Contudo, pelo princípio da prudência, que normalmente me faria eliminar a alternativa B, pois o sentido de investidor passado na questão é de investidor em ativos financeiros e o sentido de CFO é de uma pessoa que foca em ativos reais. Dessa forma, apesar de o objetivo ser de maximizar a riqueza que está sendo gerenciada, isso ocorre por meios diferentes.

Confesso que fiquei muito em dúvida nessa questão, mas, segundo a banca do ENADE, a resposta correta é a letra C: as duas assertivas estão incorretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate