Infelizmente ainda não foi dessa vez. Pesquisador não é profissão ainda.
Por que teríamos uma Profissão Pesquisador, se os Professores das Instituições Públicas de Ensino fazem o trabalho 3 em 1 (3 trabalhos, recebendo por 1)? Temos que ser Professores: ensino, pesquisa e extensão. 3 em 1.
Segue um texto publicado pela Professora (não é Pesquisadora) Suzana Hercula-Houzel, sobre a Lei 13.180/15:
SANCIONADA a lei que regulamenta a profissão do cientista! O texto saiu com "artesão" no corpo da Lei 13.180, mas isso é apenas um detalhe. Afinal, nós:
- desempenhamos nossas atividades profissionais de forma individual, associada ou cooperativada;- exercemos atividade predominantemente manual, que pode contar com o auxílio de ferramentas e outros equipamentos, desde que visem a assegurar qualidade, segurança e, quando couber, observância às normas oficiais aplicáveis;- fomentamos a valorização da identidade e cultura nacionais;- precisamos adquirir matéria-prima e equipamentos imprescindíveis ao trabalho;- integramos nossa atividade com outros setores e programas de desenvolvimento econômico e social;- precisamos de qualificação permanente dos nossos profissionais e de estímulo ao aperfeiçoamento dos nossos métodos e processos de produção;- precisamos de certificação da qualidade do nosso trabalho;- e precisamos de divulgação do fruto do nosso trabalho.- precisamos adquirir matéria-prima e equipamentos imprescindíveis ao trabalho;- integramos nossa atividade com outros setores e programas de desenvolvimento econômico e social;- precisamos de qualificação permanente dos nossos profissionais e de estímulo ao aperfeiçoamento dos nossos métodos e processos de produção;- precisamos de certificação da qualidade do nosso trabalho;- e precisamos de divulgação do fruto do nosso trabalho.
Não é? Jovens cientistas, digo, artesãos, declarem-se como tais e vocês terão direito a ter direitos!
E agora, Helena Nader? Como é que você justifica cientista não ser profissão, se nos qualificamos até mesmo como artesãos?
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluir