Organização no processo de elaboração da monografia - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Organização no processo de elaboração da monografia

Estou começando a orientação dos meus novos orientados de monografia e as primeiras orientações que eu sempre dou são as seguintes:

1) Uso do controle de alterações: é importantíssimo que vocês saibam usar essa ferramenta do Word, para que seu orientador possa controlar melhor o que você está fazendo, evitando que ele tenha que reler o trabalho todo ou que tenha que chamar você para explicar o que foi feito. Quem não conhece essa ferramenta, recomendo que dê uma lida no site do Office ou que procure por alguns vídeos no YouTube, como esse abaixo:




2) Outra dica que vai economizar muito do tempo dos alunos que estão elaborando suas monografias é a criação do sumário automático, referências etc. Para isso, apenas é preciso que você marque os "níveis" das suas seções, de modo que o Word entenda o que é o quê. O vídeo abaixo mostra um exemplo disso. Essa ideia poderá ser utilizada também com a criação de outras listas, como a de tabelas.

2.1 Sumário

2.2 Listas

2.3 Numeração a partir de uma determinada página


Uma dica adicional é o uso do Mendeley. Um amigo me recomendou a utilização, porém ainda não iniciei. Todavia, para quem tiver interesse, deixo também esse vídeo:




Após a postagem desse post no Facebook, algumas pessoas sugeriram outras ferramentas como: LaTeX e Zotero. Obrigado a Fabio Motoki e Paulo Victor Novaes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate