PREÇO DA AÇÃO, DISCLOSURE E ASSIMETRIA DE INFORMAÇÃO: O CASO OGX - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

quinta-feira, 7 de abril de 2016

PREÇO DA AÇÃO, DISCLOSURE E ASSIMETRIA DE INFORMAÇÃO: O CASO OGX

Esse é mais um artigo relacionado ao tema que pesquiso em minha tese e que já venho pesquisando junto com os Professores Orleans Martins (sua tese também foi sobre este tema) e Edilson Paulo (nosso orientador no doutorado).

Aqui nós tentamos captar movimentações anormais em torno de alguns "fatos relevantes" relacionados à OGX. Alguns desses fatos não eram publicamente disponíveis na época de algumas negociações e isso gerou algumas denúncias à empresa, a exemplo de: 1, 23 e 4 (veja tudo sobre insider trading e OGX).

Abaixo vocês podem ler o resumo e aqui podem ter acesso ao artigo completo.



PREÇO DA AÇÃO, DISCLOSURE E ASSIMETRIA DE INFORMAÇÃO: O CASO OGX
Orleans Silva Martins, Edilson Paulo, Luiz Felipe de Araújo Pontes Girão


Resumo

Este estudo investigou a relação entre o preço da ação, a divulgação de informações corporativas e a probabilidade de negociação com informação privilegiada (PIN) da OGX entre os anos de 2008 e 2014. Para isso, apoiou-se em uma revisão de literatura sobre os reflexos da disclosure e da assimetria de informação sobre o preço da ação, analisando 1.631 dias de negociação por meio de modelos de microestrutura de mercado, correlação e regressão. Nos resultados, verificou-se que o índice de disclosure apresentou relação negativa com o preço e não afetou a assimetria de informação. Quanto à cada tipo de informação, o preço foi positivamente afetado pelas notícias no site da empresa e comunicados ao mercado, e negativamente pelos fatos relevantes e formulários ICVM 358. Já a assimetria de informação foi influenciada positivamente apenas pelas informações financeiras trimestrais. Ainda, observou-se que o mercado precificou a PIN apenas até meados de 2011, quando houve uma quebra estrutural na variável preço. 


Palavras-chave: Informação Privada; Insider Trading; Probabilidade de Negociação com Informação Privilegiada; PIN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate