Curso Completo de Finanças 1 com Slides e Vídeos - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Curso Completo de Finanças 1 com Slides e Vídeos

Nesse post, à medida em que formos tendo as aulas, eu farei uma atualização com os materiais: vídeos e slides.

Recomendo que os interessados no assunto leiam os slides com antecedência e resolvam os exercícios antes das aulas.




Adicionalmente, após a aula, para aprofundamento, estudem os livros indicados no plano de ensino. Quem conseguir se planejar para estudar pelos livros antes das aulas, se beneficiará muito mais.

Para acessar o plano de ensino da disciplina, clique aqui.

Abaixo eu listo os principais livros que eu utilizo na disciplina:

Esse é o principal, que cobre o conteúdo completo de Finanças 1, boa parte de Finanças 2 e praticamente tudo de Finanças 3:



Adicionalmente, recomendo os seguintes livros:







Para não perder nenhum conteúdo nosso, se inscreva em nosso canal do Youtube e nos sigam nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn.


Objetivo: Introduzir os alunos ao pensamento financeiro, com os conceitos clássicos e fundamentais da moderna teoria financeira.

Conteúdo: Introdução à ciência das Finanças. Ambiente Financeiro Brasileiro. Valor do Dinheiro no Tempo. Risco e Retorno. Teoria do Portfólio. Modelo de Precificação de Ativos.

Habilidades e competências: O aluno desenvolverá habilidades quanto à análise das relações entre risco e retorno dos ativos, estimação da exposição de determinados ativos ao risco sistemático, bem como desenvolverá habilidades quanto ao gerenciamento de carteiras de investimentos.

Metodologia: Serão utilizados em sala de aula, os seguintes procedimentos: (a) aula expositiva com o auxílio do quadro; (b) aula expositiva com o auxílio do datashow; (c) aulas práticas, com aplicações de estudos de casos; (d) aulas práticas no laboratório e (e) apresentações de seminários.



Quem tiver dificuldade de baixar, sugiro que siga essas recomendações:

Para fazer o download dos slides no SlideShare, siga os seguintes passos: 1) busque pelo botão "download" na página do slide que você quer baixar; 2) aparecerá uma janela pedindo para que você faça o login; 3) Você pode fazer o login criando uma conta no site, ou acessando pela sua conta do LinkedIn (a escolha é sua) - quem não tem conta no LinkedIn, recomendo que façam, pois é uma rede social para fazer networking e procurar emprego; e 4) após o login, o download começará automaticamente.




1) INTRODUÇÃO ÀS FINANÇAS CORPORATIVAS E PESSOAIS 

Nas primeiras aulas nós discutimos sobre os conceitos básicos de finanças corporativas e pessoais, bem como passamos pelos principais tópicos da Moderna Teoria Financeira, que serão discutidos em mais detalhes durante as 3 disciplinas de finanças do curso: Finanças 1, Finanças 2 e Finanças 3.


Introdução às Finanças from Felipe Pontes


2) VALOR DO DINHEIRO NO TEMPO


Nas aulas de Valor do Dinheiro no Tempo, nós veremos aplicações de matemática financeira que nos importam em finanças (principalmente em valuation).

Recomendo que todos os meus alunos de Finanças I leiam esses slides e façam os exercícios em casa, preferencialmente antes das aulas.

Parte 1: aqui nós estudaremos os princípios básicos de valor do dinheiro no tempo, aplicados à valuation de ativos em geral.





Parte 2: na parte 2 nós estudaremos as aplicações dos conceitos de perpetuidade e anuidade na avaliação de títulos de longo prazo. Você sabia que temos como estimar o valor do infinito? Saiba como nesta aula!



Vídeos da aula 2 de Valor do Dinheiro no Tempo:

Vídeo 1: valor presente de uma perpetuidade com crescimento constante  (série de pagamentos infinita)




Vídeo 2: valor presente de uma perpetuidade crescente (série de pagamentos infinita)




Vídeo 3: valor presente de uma anuidade sem crescimento (série de pagamentos finita)





Vídeo 4: valor presente de uma anuidade com crescimento (série de pagamentos finita)




Curiosidade da aula 2 de valor do dinheiro no tempo: por que os juros são chamados de cupons e as ações são chamadas de papeis? Clique aqui e saiba o porquê!

Outros materiais relacionados a esse assunto:



3) RISCO E RETORNO


Nas aulas de Risco e Retorno nós revisaremos o básico das estatísticas do risco e do retorno que são usadas na Moderna Teoria Financeira.

Risco é a incerteza que importa, mas nesse caso em específico, nós mensuramos isso por meio da volatilidade.

Todavia, para investidores fundamentalistas, volatilidade não é risco e, pelo contrário, pode gerar muitas oportunidades de compra. Leia mais sobre isso clicando aqui, com um exemplo da série Billions.



Vídeo com resumo da aula de risco e retorno:




Vídeo explicando o cálculo do retorno anual composto (CAGR) ou retorno médio geométrico:




Outros materiais relacionados a risco e retorno:



4) TEORIA DAS CARTEIRAS


Nas aulas de Teoria das Carteiras os alunos terão contato com o "Big Bang" da Moderna Teoria Financeira, com os conceitos relacionados a risco aplicados à otimização de carteiras de investimentos.

Para acessar os slides das aulas de Teoria das Carteiras, clique aqui.

Demonstração da fórmula de cálculo da variância de uma carteira, usando a Teoria das Carteiras de Markowitz:




Explicação da fronteira eficiente de Markowitz
(mais abaixo há um vídeo sobre como estimar no Excel e o no vídeo exatamente abaixo desse há o passo a passo para fazer isso no R):



Como otimizar uma carteira de investimentos gratuitamente usando o software livre R:


Outros materiais relacionados à teoria das carteiras:




5) MODELOS DE PRECIFICAÇÃO DE ATIVOS DE RISCO


Nas aulas de Precificação de Ativos os alunos terão contato com os desenvolvimentos que foram trazidos após o "descobrimento" da Teoria das Carteiras, em especial o modelo CAPM e o conceito de beta.




Vídeo resumo sobre a aula do CAPM:






Outros materiais sobre modelos de precificação de ativos:






6) AVALIAÇÃO DE CARTEIRAS E FUNDOS DE INVESTIMENTOS

Nas aulas de Avaliação de Carteiras e Fundos de Investimentos estudaremos alguns conceitos gerais relacionados a fundos de investimentos (o que são fundos, estratégia de investimento ativa x passiva, Índice de Sharpe, Índice de Treynor, Alfa de Jensen etc), veremos alguns casos e faremos algumas análises aplicadas às carteiras de investimento que vocês estão montando na disciplina.

ATENÇÃO! A cada aula que finalizarmos, do Índice de Sharpe em diante, vocês deverão fazer a aplicação na sua própria carteira. Na aula da semana que vem, por exemplo, estudaremos o Índice de Sharpe. Dessa forma, na aula seguinte vocês deverão trazer o cálculo desse índice para a sua carteira para podermos discutir sobre o número e comparar com as carteiras de todos da turma.




O que são fundos de investimentos?





O que é o Índice de Treynor para avaliação de carteiras:





O que é o Alfa de Jensen usado para avaliação de carteiras e fundos de investimentos:





Indicadores para avaliação de carteiras e fundos (vídeo mais completo, desde a otimização, até a avaliação da carteira):



Explicação do artigo Buffett's Alpha (O Alpha de Buffett):




Veja no vídeo abaixo como analisar informações quantitativas relacionadas a fundos de investimentos por meio da lâmina de informações essenciais da Economatica:




Como calcular o Índice de Sharpe com o Desvio Padrão anualizado no Excel:



Outros materiais relacionados à avaliação de carteiras e fundos de investimentos:





7) GALERIA DOS ALUNOS COM AS MELHORES NOTAS EM FINANÇAS 1

Clique aqui para acessar a galeria com os premiados em cada ano e os livros que eles ganharam!


Maiores informações sobre a disciplina podem ser acessados clicando aqui.

Para não perder nenhum conteúdo nosso, não se esqueça de se inscrever em nosso canal do Youtube e nos sigam nas redes sociais: InstagramFacebookTwitter e LinkedIn.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate