Benefícios pós-emprego - IAS 19 - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Benefícios pós-emprego - IAS 19

Ontem o IASB publicou a versão final da IAS 19, que trata de Benefícios pós-emprego. No Brasil, temos o equivalente CPC 33 (Benefícios a empregados).

As alterações que ocorreram tiveram por objetivo:

1. melhorar a comparabilidade e a confiabilidade das demonstrações, eliminando a opção de diferir perdas ou ganhos (corridor method). Talvez esse seja um grande trabalho que o IASB tenha a fazer: eliminar algumas opções. Estávamos estudando contabilidade para entidades que extraem recursos  minerais e demonstramos o impacto que causa para o usuário externo (que, na sua essência, não conhece bem contabilidade) a divulgação dos resultados usando o métodos dos esforços bem-sucedidos ou o método do custo total. Quanto aos benefícios pós-emprego, isso parece ter sido resolvido.

2. Racionalizar a apresentação das alterações nos ativos e passivos relacionados aos benefícios definidos, inclusive com a "remensuração" sendo apresentada como "outros resultados abrangentes".

3. Exigência de aumento nas divulgações dos planos de benefícios definidos, com maiores explicações sobre as características do plano e os riscos que a entidade está exposta, pela participação no plano.

Fonte: IFRS Foundation

Um comentário:

Translate