Contador amigo: faça você mesmo a sua contabilidade?! - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Contador amigo: faça você mesmo a sua contabilidade?!

Um determinado site propõe que o pequeno empresário faça ele mesmo a sua contabilidade. Porém esqueceram de contar ao site que isso que eles chamam de contabilidade passou longe de ser contabilidade.

É como usar o Google Maps e dizer que você mesmo escreverá seu livro de Geografia (aos Geógrafos, eu sei que isso não é geografia, é apenas uma comparação com base no raciocínio do citado site... kkk).

Aos empresários, cuidado com esse tipo de coisa. Uma empresa sem contabilidade não tem história, e sem história, muito provavelmente, ela não terá futuro. O contador pode ser seu parceiro nos negócios. Procurem bons contadores!

A notícia é meio antiga, mas vi o pessoal compartilhando isso no facebook, então resolvi postar sobre.

A propósito: já conhece o facebook do blog? Curta nossa página clicando aqui.

Leia mais sobre a notícia aqui.

7 comentários:

  1. SOU CONTADOR e acho que aprendemos "errado" na universidade, estão brigando por coisas obvias que várias empresas ensinam isso como qualquer curso técnico (Microlins, Sebrae, Senac...) nós contadores temos que ver que contabilidade vai bem além e que se existe esses curso técnicos isso não é contabilidade propriamente dita mais sim nicho tanto prova que pra fazer isso a pessoa não precisa ter registro no conselho e se fosse contabilidade propriamente dita com certeza o conselho impediria e exigiria o CRC.
    CRC é exigido pra contabilidade, o que não precisa de registro "não é contabilidade" e sim fontes de informações pra gerar uma contabilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. Isso não é contabilidade. O problema é que o site diz que é o "contador amigo".

      Excluir
  2. Sou usuário do Contador Amigo, o site é perfeito para micro empresas e MEI's, não cabe discutir se é ou não contabilidade, o fato é que atende as necessidades contábeis e fiscais destes tipos de empreendedores e por um preço extremamente justo, além do fato de ser um sistema que deixa o empresário mais informado a respeito do seu próprio negócio e da legislação vigente. É natural que os contadores criem mil e uma críticas ao referido serviço afinal se a moda pega, sobrará para os escritórios de contabilidade somente as empresas de médio e grande porte e essa fatia do mercado está nas mãos de muito poucos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, cabe sim discutir se é ou não contabilidade. Como eu disse, isso passa longe de ser contabilidade.

      Isso quer dizer que é ruim para a sua empresa? Não sei do seu caso. Pode ser que atenda a todas as suas necessidades, mas não diga por aí que você faz a sua contabilidade, porque vc definitavemente não faz.

      Um contador bom não terá problemas se "essa moda pegar", até porque isso não é contabilidade. Os contadores fazem para ganhar um dinheiro extra.

      Retirado do site deles:

      "E seu eu precisar de contador?
      Caso você precise preparar um balanço para participar de alguma concorrência, ou de uma Declaração de Rendimentos (DECORE) para obter financiamento em banco, o Contador Amigo possui parceria com escritórios de contabilidade nas principais capitais do Brasil e poderá indicar-lhe um profissional competente. "

      Ou seja: isso não é contabilidade,

      O site é muito bom para os pequenos empresários, só erra ao vender como "contador amigo".

      Boa sorte em seus negócios!

      Excluir
  3. Aos interessados, leiam isso: http://contabilidademq.blogspot.com.br/2012/03/nao-se-pode-gerenciar-aquilo-que-nao-se.html

    ResponderExcluir
  4. O comentário do João é perfeito.
    Não vi nenhuma crítica substancial ao site, apenas chororo por parte dos contadores que não querem ver seu cartel destruído por forte concorrência.
    O Brasil infelizmente é um país extremamente burocrático. E todo país burocrático gera oportunidades para os "facilitadores", despachantes, e contadores que na prática não fazem contabilidade nenhuma, apenas ajudam as pessoas a cumprir prazos, emitir guias, declarações e notas. A maioria esmagadora dos pequenos empresários contrata serviços de contabilidade apenas para lidar com as burocracias governamentais (emitir guias, prazos, pagamentos, etc...). Pouca gente precisa de balanços contábeis, declarações mais complexas e outros cálculos. Como a maioria dos escritórios tradicionais de contabilidade cobra por volta de um salário mínimo por mês, esse é um custo que acaba pesando muito para o pequeno empresário, e o surgimento de serviços como o site ajuda a dar fôlego ao negócio.

    ResponderExcluir
  5. Show de bola este site do contador amigo!

    ResponderExcluir

Translate