Foco no estudo: método para reduzir a procrastinação - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Foco no estudo: método para reduzir a procrastinação

Nas últimas semanas eu estava com pouco foco na hora de trabalhar, procrastinando muito (leia mais sobre isso aqui e aqui) e sem muito ânimo. Então lembrei de um método de estudo que usei durante a minha dissertação e preparação para o meu concurso. O nome disso é Técnica de Estudo Pomodoro (conheci por meio do site Pós-graduando).



Hoje eu voltei a usar o método e já consegui perceber uma melhoria na minha produtividade (hoje na verdade é 02/09/2013, porém eu programei a postagem para o dia 05/09, para distribuir melhor as postagens durante a semana).

Fonte: sbcoaching.com.br

Essa técnica consiste em distribuir o tempo de estudo em ciclos com intervalos curtos e um intervalo mais longo entre um ciclo e outro. Eu, por exemplo, faço 4 séries de estudo de 25 minutos, com intervalo de 5 minutos entre as séries, dando um intervalo maior ao término das 4 séries (15 minutos). Assim eu consegui escrever a dissertação e me preparar para o concurso (além de dar aula e coordenar um curso de graduação numa IES particular, naquela época). Dessa forma, eu estudo 1 hora e 40 minutos e descanso 30 minutos, aí volto tudo de novo.

A quantidade de ciclos você quem definirá. Isso aí dependerá do quanto você tem que estudar. Lembrando que um ciclo é composto de 4 séries de estudo de 25 minutos (dá 1h40m), com 3 intervalos curtos de 5 minutos e um intervalo longo de 15 minutos (dá 30 minutos no total). É uma espécie de musculação cerebral.

Recomendo que baixem o software Focus Booster para ajudar a controlar o tempo de estudo.

Lembro ainda que o objetivo da técnica e do software são o de aumentar o seu foco, fazendo com que você, naquele período de tempo, se dedique ao máximo às suas tarefas. Então você precisa estar disposto a não quebrar a regra: nada de perder o foco! Não atenda o celular, não acesse o email, o facebook, nem o Blog Contabilidade e Métodos Quantitativos. Faça isso apenas nos intervalos.

Leia também o post "Você sabe estudar?", com algumas dicas de estudo.

Atualização do dia 26/08/2021: agora estou usando uma extensão do Google Chrome chamada "Marinara: Assistente Pomodoro".

2 comentários:

Translate