Autoavaliando a minha avaliação pelos alunos em 2016.2 - Contabilidade & Métodos Quantitativos

Contabilidade & Métodos Quantitativos

Contabilidade & Métodos Quantitativos

sábado, 9 de dezembro de 2017

Autoavaliando a minha avaliação pelos alunos em 2016.2

Finalmente recebemos a nossa avaliação feita pelos alunos em 2016.2.

Os alunos, e até alguns Professores, costumam criticar essas avaliações feitas pelos alunos.

A crítica dos alunos é que a avaliação não tem servido de nada. Isso está mais ou menos certo ou mais ou menos errado, dependendo do ponto de vista.

Realmente eu nunca soube de nenhum caso de Professor que teve que passar por reciclagem, que foi punido, que teve que ser acompanhado por algum psicólogo ou pedagogo, por ter sido consistentemente mal avaliado.

Por outro lado, alguns Professores - e eu me incluo nisso desde que a avaliação foi implantada - realmente levam a sério a avaliação e analisam ela de modo a buscar melhorar algumas coisas que foram problemáticas na disciplina e o Professor não percebeu.

Gosto de citar o meu próprio exemplo: sempre estive disponível por email e sempre respondi rápido aos emails dos alunos. Eu achava isso era suficiente, mas percebi, nos dois primeiros semestres de avaliações, que minha nota era boa em todos os quesitos, menos atendimento ao aluno fora de sala. Dessa forma, eu deixo um turno na semana para que os alunos possam ir me visitar em minha sala sem marcar horário, nem avisar. É só chegar. Poucos fazem isso, mas agora ninguém mais pode reclamar.

Já os Professores reclamam que a avaliação não mede nada, que os alunos descontam as notas baixas na disciplina por meio dessa avaliação. É possível que isso aconteça sim. Do mesmo jeito que temos Professores sem noção e que caíram de pára-quedas na sala de aula, temos alunos também sem noção e que caíram de pára-quedas na Universidade.

Todavia, quando é uma turma inteira detonando uma avaliação... algo só pode estar errado. É assim que eu vejo a avaliação.

Algumas vezes fico até chateado, apesar de nunca ter tido uma nota média baixa por turma, mas um ou outro aluno que me detonam colocando um 5, quando o resto da turma colocou notas altas realmente chateiam. Mas nem Ohlson, Ball, Brown e Beaver - e Fama - agradaram a todos. Quem sou eu para agradar? Eu tento tirar informações boas disso, para ajudar a me tornar um Professor melhor. Esse é, para mim, o objetivo da avaliação institucional.

Mas vamos aos fatos desta última avaliação divulgada:

FINANÇAS 3

            3.1.1    Considerando os itens abaixo, quais deles cada professor PRECISA AJUSTAR? (caso ache que o professor não precisa ajustar, não precisa marcar).
(a)        Cumprimento do plano de curso 2/22
(b)       Relacionamento com a turma 3/22
(c)        Comparecimento às aulas 2/22
(d)       Cumprimento do horário de início e de término das aulas 2/22
(e)        Atualização dos conteúdos 2/22
(f)        Clareza na exposição dos conteúdos 1/22
(g)       Disponibilidade para atendimento fora da sala de aula 3/22
(h)       Qualidade da bibliografia 1/22
(i)        Qualidade das avaliações 3/22

COMENTÁRIOS DOS ALUNOS: apenas 1 aluno comentou. “Excelente professor!”. Agradeço pelo elogio. Todo semestre tento ser melhor do que fui no anterior.

Adicionalmente, gostaria de fazer um pequeno comentário analisando os dados:

1) O aluno ou aluna número 12 foi o único a marcar que eu precisaria mudar tudo na minha disciplina e ele se auto avaliou com nota 10. Todavia, ele marcou 10 na satisfação comigo, indicando que estava totalmente satisfeito. 

Essa eu fiquei sem entender. A mesma coisa aconteceu com Adm Financeira em Contabilidade, quando um dos alunos marcou que eu precisava mudar tudo na disciplina, mas me deu nota 10.


Lembrando que não sabemos quem é quem. Os alunos são sorteados aleatoriamente.

Em geral, as coisas que eu mais preciso melhorar, segundo essa turma, são "qualidade das avaliações" (nessa turma eu não fiz nenhuma prova. Foram apenas estudos de caso e as notas foram dadas por mim, pelo grupo apresentador do caso para cada membro e por toda a turma), "disponibilidade para atendimento fora de sala" (sem comentários adicionais) e "relacionamento com a turma" (poxa, eu contava várias piadas!). 

3 dos 22 alunos que responderam à avaliação disseram que eu precisava melhorar isso. Vou pensar no que fazer, com certeza.

ADM FINANCEIRA EM CONTABILIDADE

            3.1.1    Considerando os itens abaixo, quais deles cada professor PRECISA AJUSTAR? (caso ache que o professor não precisa ajustar, não precisa marcar).
(a)        Cumprimento do plano de curso 1/28
(b)       Relacionamento com a turma 1/28
(c)        Comparecimento às aulas 1/28
(d)       Cumprimento do horário de início e de término das aulas 2/28
(e)        Atualização dos conteúdos 2/28
(f)        Clareza na exposição dos conteúdos 5/28
(g)       Disponibilidade para atendimento fora da sala de aula 2/28
(h)       Qualidade da bibliografia 1/28
(i)        Qualidade das avaliações 1/28

COMENTÁRIOS DOS ALUNOS: nessa turma eu tive 3 comentários.

PROFESSOR PREOCUPADO COM O DESEMPENHO DE CADA um , EXPÕE O Assunto,tem conhecimento...passa muita atividade.”

Super chato... brincadeira kkk vc foi o melhor. Continue assim.” (semestre passado, dois alunos disseram que sou chato e me acho muito... para vermos como são as coisas, gosto é muito pessoal)

A didática do professor é ótima!!” (no semestre passado, se não me engano, um aluno disse que minha didática é péssima - não dá para agradar a todos)

Sobre o primeiro comentário, a parte da preocupação com o desempenho de cada aluno é realmente uma prioridade minha. Não quero nenhum aluno sem entender o conteúdo. 

Às vezes é bem difícil, mas seguirei tentando. Um exemplo para mim é o Professor Ivan Ricardo Gartner, da UnB. Foi o Professor mais atencioso que eu já tive e eu tento fazer algo parecido.

Sobre as muitas atividades, não sei se o aluno gostou ou não, mas é outra grande verdade. Meu aluno tem que suar muito. Por outro lado, não costumo fazer prova e quando faço prova, é tão fácil que uma coisa compensa a outra.

Sobre o “super chato”, eu já estou acostumado. Até minha mãe diz que sou chato kkk. Mas sou um chato legal!

Obrigado a todos pelos elogios. É bom saber que agradamos um pouco!

Sobre o item que mais preciso melhorar, segundo essa turma: "clareza na exposição do conteúdo". Para quem acompanha o meu trabalho aqui no blog, onde divulgo todos os meus materiais de aula, todo semestre eu mexo nos slides e penso em formas para facilitar a vida dos alunos. Isso é uma coisa contínua. Com certeza continuarei melhorando nesse quesito. 5 dos 28 alunos disseram isso.

COMENTÁRIO GERAL

Em geral, se vocês perceberem, não tenho nenhum quesito que não tenha nada a melhorar. Algum aluno marcou X em tudo, dizendo que eu preciso melhorar tudo.

Podemos ver isso de algumas formas: a) ele ou ela realmente não gostou da disciplina ou de mim; b) ele ou ela não entendeu o questionário; ou c) ele ou ela não levou o questionário a sério.

Assim, deixo um pedido aos alunos: preste atenção ao questionário e respondam com seriedade. Isso é importante para a melhoria do ensino na Universidade.

Finalizando, as notas foram iguais nas duas turmas: 9,36.

Vamos lá, rumo a mais um semestre!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate