[REVIEW] Valuation - Como Avaliar Empresas e Escolher as Melhores Ações - Contabilidade & Métodos Quantitativos

Contabilidade & Métodos Quantitativos

Contabilidade & Métodos Quantitativos

terça-feira, 9 de abril de 2019

[REVIEW] Valuation - Como Avaliar Empresas e Escolher as Melhores Ações

Tive que furar um pouco a fila para falar desse livro e essa não é uma coisa que faço com muita frequência, mas senti que era necessário.

Na verdade, eu nunca pensei em fazer uma resenha do "Valuation - Como Avaliar Empresas e Escolher as Melhores Ações" porque esse não é o melhor livro do Professor Aswath Damodaran.

Mas antes de entrar nos comentários, faço um disclaimer: eu não li a versão em português. O livro que li foi a versão em inglês, cujo título é "The Little Book of Valuation: How to Value a Company, Pick a Stock, and Profit".

Essa resenha será menor do que o comum porque eu li o livro alguns anos atrás e não fiz as anotações que frequentemente faço quando leio um livro. Apenas li em uma viagem, então precisei dar uma relida rápida nele para relembrar a ideia geral.




Quem quiser saber mais sobre o Professor Damodaran e o seu trabalho, clique aqui.

Agora vamos ao que interessa!





QUEM É O AUTOR

Aswath Damodaran: é Professor da Universidade de Nova York (NYU), sendo uma das principais referências em avaliação de empresas no mundo. Recomendo que acompanhem o seu blog e o seu canal do Youtube. No site dele na NYU você encontra, gratuitamente, várias bases de dados que podem ser úteis nos estudos de finanças corporativas valuation.





UMA VISÃO GERAL

Esse é de fato um livro de bolso que busca apresentar um breve resumo do processo de valuation, então não espere profundidade. Por outro lado, você deve esperar muita objetividade e a didática que é característica do Professor Damodaran.

O livro todo é dividido em 3 partes, da seguinte forma:

  1. Composição: capítulo 1 ao 4, que trata do processo básico de valuation, tanto avaliação intrínseca (fluxo de caixa descontado), quando da avaliação relativa (por múltiplos);
  2. Composição:  capítulo 5 ao 8, que trata do efeito do ciclo de vida no processo de valuation; e
  3. Composição: capítulo 9 ao 11, que trata de situações especiais, como commodities.
Por fim, mas não menos importante, o livro traz uma seção de conclusão que vale à pena ler e eu comento nos trechos de destaque abaixo.


Tudo isso é apresentado em apenas 230 páginas de um livro que é um pouco maior do que o meu celular.

Leitura rápida e fácil!






TRECHOS DE DESTAQUE

Por ser basicamente um resumo de todos os outros livros, não há muito o que destacar, porém eu gostaria de destacar o seguinte, da parte final do livro (última página mesmo):

Não deixe os experts e profissionais de investimentos intimidarem você. Com muita frequência, eles estão usando a mesma informação que você está e o conhecimento deles em valuation não é mais profundo que o seu. Não tenha medo de cometer erros. (...)



Normalmente nós vemos aqueles analistas/youtubers/twitteiros/instagreiros metidos a sabichões, esbanjando arrogância, frases de efeito prontas e termos bonitos em inglês, para tentar fazer com que o trabalho deles pareça tão importante e difícil que ninguém mais consegue fazer, senão eles.

A verdade não é essa. Basta estudar (MUITO!) e se dedicar (MUITO!) que você consegue até fazer melhor do que ele, porque o incentivo e a cobrança é diferente. Mas isso leva tempo. Você precisa entender a teoria, maturar o conhecimento, aplicar... só depois de um tempo perceberá os resultados.

(estou me referindo a um tipo bem específico, mas existem vários analistas bons).


Além dessa frase da última página, recomendo que imprimam as "10 Rules for the Road" e preguem na porta do seu quarto. Vale à pena lê-las com frequência.



NÍVEL DE PROFUNDIDADE/ACESSIBILIDADE

O nível de profundidade é baixíssimo. Qualquer leitor atento conseguirá entender a ideia do livro e isso aumenta a acessibilidade.



A QUEM É INDICADO

Eu indicaria esse livro para quem quer ter uma visão geral, bem resumida, do que é valuation e o processo de equity research.






VALE À PENA?

O livro não traz muitas novidades em relação a todos os outros livros de valuation já publicados pelo Professor Damodaran.

O título em inglês é muito mais informativo do que o título em português, porque no título em inglês você sabe que se trata de um "little book". 

Ou seja: não espere nenhuma profundidade de conteúdo. Ele é um bom livro de bolso para você levar para uma viagem e relembrar de algumas coisas, caso já tenha conhecimento do assunto, ou para você ter uma introdução geral ao tema.

Todavia, dado o seu preço - principalmente aqui no Brasil - eu recomendaria que os interessados no assunto fossem direto nos livros mais completos, cujos links estão no final desse texto.

A escolha é sua: se quiser um livro de bolso bem resumido sobre o assunto, vá fundo. Se quiser se aprofundar no conteúdo, vá nos livros mais completos listados abaixo no final do texto.

Essa é a primeira resenha que eu publico aqui de um livro que eu não recomendo comprar, porque os que eu não recomendo eu simplesmente não escrevo sobre eles, ou não termino de ler.

Mas enfatizo: não é que o livro seja ruim. Mas existem opções melhores do mesmo autor, dado o nível de preço (análise de preço x valor). 

Se for comprar esse livro, em português, por R$ 78,75, eu preferiria muito mais comprar esse aqui mais completo, porém um pouco mais caro: clique aqui para saber qual é o livro (ainda não fiz resenha dele).

P.s.: ouvi falar que a tradução para o português do Little Book é muito ruim. Eu sempre prefiro as versões em inglês, para evitar qualquer viés de interpretação e de incompetência do tradutor.

Caso queira comprar os livros, os links estão abaixo (mas sempre recomendo que pesquisem os preços):




OUTROS LIVROS DO AUTOR

Livros em português (recomendo sempre a versão original em inglês, que é o que eu leio):




Livros em inglês:



ÚLTIMAS REVIEWS PUBLICADAS NO BLOG



3 comentários:

  1. https://imgur.com/472o2Oz
    o último somatorio é facil de indentificar q é uma PG haha e usei a formula pra PG...

    ResponderExcluir
  2. voce gosta da idéia de fazer um regressao linear da receita de uma empresa de commodities(tipo petrobras) pelo preço do oleo bruto? e avaliar considerando a receita mais recente usando essa regressao (igual ao damodaran) e manter o preço do petroleo bruto constante e supor que o preço segue uma destribuição normal em torno do preço de hoje no crystal ball e chegar numa distribuição de valores dependendo do preço do petroleo? vi q vc comento sobre a compra de petr3 no twitter ? nessa compra vc incorpora a premissa de preços do petroleo subindo? excelente conteudo como sempre :) eu sou o unknow de cima haha e te mandei um email (renan Palma) hoje :)

    ResponderExcluir
  3. O grupo ultra anunciou recentemente um desdobramento de 1 pra 2 nas suas ações... o valuation que te mandei foi feito um pouco antes só dobrar o numero de ações q eu considerei pra poder comparar com a cotação atual...

    ResponderExcluir

Translate