Entenda o que é e como funciona a análise fundamentalista de ações - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

sexta-feira, 24 de abril de 2020

Entenda o que é e como funciona a análise fundamentalista de ações

Análise Fundamentalista de Ações: conheça tudo o que você precisa saber


Eu não estou mais mantendo postagens tão ativas aqui no ContabilidadeMQ porque tenho postado novos textos quase que diariamente no TC School, plataforma educacional e gratuita do TradersClub.

Porém, sabendo que ainda tem muita gente que vem por aqui, resolvi postar esse guia de análise fundamentalista de ações para que vocês todos possam acompanhar e entender bem o funcionamento desse tipo de análise. Este guia funcionará como um livro gratuito de análise fundamentalista, cheio de links para você se aprofundar no assunto.

Eu separei esse guia para o bom entendimento da análise fundamentalista nos seguintes tópico:

  1. Educação Financeira básica para investidores iniciantes
  2. Os primeiros passos do investidor
  3. Vídeos gratuitos com os primeiros passos do investidor
  4. Contabilidade financeira para investidores fundamentalistas
  5. Matemática financeira básica pra investidores fundamentalistas
  6. Análise fundamentalista de ações e valuation
  7. O mercado de ações
  8. Certificações do mercado financeiro
  9. Cursos para aprender tudo o que você precisa sobre análise fundamentalista

Educação financeira básica para investidores iniciantes

Antes de começar sua vida como investidor, utilizando a análise fundamentalista, é importante que o futuro investidor tenha um bom controle da sua vida financeira. 

Não dá para investir se não tiver dinheiro, confere? Na verdade até dá para investir sem dinheiro, mas com operações alavancadas e extremamente arriscadas que eu não recomendo que você faça - pelo menos no início da sua vida como investidor.


A primeira coisa que precisamos fazer é não ter preconceito com dinheiro. Aquela história de que para ganhar dinheiro, principalmente em ações, é preciso agir de forma ilegal é mentira. Existem vários casos de investidores bem sucedidos que não precisaram recorrer a operações ilegais, como Luiz Barsi Filho, Luiz Alves Paes de Barros e o próprio Warren Buffett - um dos pais da análise fundamentalista.



Só com educação financeira, você poderá se tornar um bom investidor usando a análise fundamentalista!

Leia mais textos de educação financeira clicando aqui.


Os primeiros passos do investidor

Agora que você já sabe que é importante ter educação financeira antes de sair por aí usando a análise fundamentalista para ganhar dinheiro na bolsa com ações, é preciso entender quais deverão ser os seus primeiros passos como investidor.



O início da sua jornada poderá não ser fácil, porque é preciso ter paciência e disciplina, mas estou sempre disponível em minhas redes sociais para te ajudar. Se ainda não me segue, segue lá no twitter e instagram e envia sua pergunta que terei o maior prazer em respondê-las!

Por falar na jornada, você precisará escolher uma corretora para investir. Veja aqui algumas dicas sobre como encontrar a corretora ideal para os seus investimentos.

Entendendo que é preciso muito estudo, paciência e persistência... depois de abrir a conta na sua corretora, veja aqui como você poderá fazer operações na bolsa.

Mas tenha calma, ainda não saia comprando ações sem saber o que fazer. Você precisa fundamentar sua escolha na análise fundamentalista, que veremos mais para frente neste texto.


Vídeos gratuitos com os primeiros passos do investidor

Nós, além do vasto conteúdo sobre análise fundamentalista, também preparamos alguns vídeos básicos e gratuitos para que você possa dar os seus primeiros passos como investidor de ações!

Clicando aqui neste link, sem fazer nenhum cadastro, você terá acesso gratuito a vários vídeos com gestores que te ensinarão o básico sobre o investimento não só em ações, mas também em renda fixa.

Você entenderá o porquê de começar a investir hoje, quais são as opções de investimentos disponíveis no mercado, quais são as alternativas que você tem, como começar a investir em ações, como evitar investimento fraudulentos etc.

Passando desta fase, você estará apto a começar a entender o processo básico de análise fundamentalista. É isto que te apresento no guia abaixo sobre análise fundamentalista.


Contabilidade financeira para investidores fundamentalistas

A contabilidade é a linguagem dos negócios, já dizia o maior investidor fundamentalista de todos os tempos: Warren Buffett.

Dessa forma, para entender a análise fundamentalista, você precisa primeiro entender o funcionamento da contabilidade e como analisar as informações contábeis das empresas sem ser enganado. Aqui temos um curso, inclusive, em que você poderá aprender tudo sobre contabilidade para investidores fundamentalistas diretamente comigo.

Primeiramente, você precisa entender que contabilidade e investimentos são dois irmãos que devem sempre andar juntos. Isso é básico para uma boa análise fundamentalista.



Em seguida, você deve entender como funcionam os conceitos básicos de contabilidade e a natureza das contas contábeis. Aqui você poderá acessar um texto completo falando sobre esse assunto em detalhes.

Após entender os conceitos básicos, você deve se aprofundar no estudo das principais demonstrações contábeis, ou demonstrações financeiras, quais sejam:

Mas não se esqueça de sempre analisar as notas explicativas. Elas são muito importantes para entender os detalhes sobre os números contábeis que foram reportados pelas empresas!

Sabendo disso tudo, agora é importante saber como analisar os números com conjunto. Particularmente, eu gosto de dar uma olhada geral nos balanços, sem calcular nada, só fazendo "conta" de cabeça... como se estivesse montando um quebra-cabeça. Entenda melhor clicando aqui.

P.s.: antes de tudo, fique muito de olho no relatório de auditoria para checar se não existe nada muito "anormal" nos números divulgados pelas empresas. Não adianta de nada fazer uma análise fundamentalista bem completa se os números não são confiáveis.

Matemática financeira básica pra investidores fundamentalistas

Agora que você já aprendeu o básico da contabilidade, é preciso aprender também o básico da matemática financeira para poder aplicar os conceitos na sua própria análise fundamentalista.

Saber o básico da matemática financeira é muito importante para que você possa aplicar o conceito em técnicas de valuation, por exemplo. A perpetuidade de uma empresa nada mais é do que a aplicação de uma soma de uma PG infinita numa série infinita de descontos a valor presente.

Matemática financeira pura aplicada à finanças. Veja mais sobre isso clicando aqui.


Análise fundamentalista de ações e valuation

Finalmente entramos nos materiais gratuitos sobre tudo o que você precisa saber sobre análise fundamentalista!


Na minha opinião, entrando especificamente neste assunto, a primeira coisa que você precisa entender é como estimamos o valor justo (ou valor intrínseco) de uma ação na bolsa de valores. Neste texto aqui nós explicamos o processo de forma bem direta e didática.

As análise top-down e bottom-up são dois conceitos super importantes na análise fundamentalista de ações, porque são abordagens que você escolhe usar para proceder com a sua análise antes de escolher investir em uma ação em específico. Na top-down você parte do setor da economia, para encontrar os ativos específicos, enquanto que na bottom-up você parte primeiro da escolha das empresas. Clique aqui para saber mais.

Todavia, para fazer análise você precisa saber dos indicadores que existem, confere? Temos também materiais gratuitos sobre indicadores financeiros relacionados à eficiência operacional das empresas, como calcular as margens de lucro, como medir a rentabilidade, como analisar indicadores de liquidez etc.


Tudo isso, em conjunto, nos ajuda a escolher as melhores empresas disponíveis na bolsa. Mas a nossa análise fundamentalista não deve parar por aí. Devemos avaliar se essas boas empresas também estão baratas ou caras.

Para saber se uma ação está cara ou barata, basicamente, podemo usar duas formas de analisar:
  • Abordagem relativa, usando múltiplos com empresas comparáveis
  • Abordagem da renda, pelo fluxo de caixa descontado


Clicando aqui você poderá entender como sabemos, comparando empresas do mesmo setor, se uma ação está barata ou se está cara.

Para entender o processo de valuation por fluxo de caixa descontado, na análise fundamentalista, clique aqui que você entender o processo básico e sem complicações.



O mercado de ações

Para compreender o funcionamento do mercado de ações, o que são ações ON, PN, UNITS, quais são os principais índices da bolsa, clique aqui.



Certificações do mercado financeiro

Depois que você estudou tudo isso, é possível que você queira ser um profissional do mercado financeiro, fazendo análise fundamentalista para fundos de investimentos ou casas de análise.

Se este for de fato o seu objetivo de vida, recomendo que conheça as principais certificações do mercado financeiro para esta área:

Aqui você poderá encontrar algumas perguntas e respostas sobre a prova para analista fundamentalista CNPI. A prova é elaborada pela APIMEC.


Cursos para aprender tudo o que você precisa sobre análise fundamentalista

Por fim, caso você queira acelerar o processo de aprendizado por meio de cursos. Eu elaborei alguns, com base na minha experiência como investidor, como professor e pesquisador de análise fundamentalista e valuation.



Basta escolher entre as opções abaixo:



Um comentário:

Translate