Hipótese de Mercado Eficiente, a nota de 20 dólares e o golpe dos 10% - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

domingo, 18 de março de 2012

Hipótese de Mercado Eficiente, a nota de 20 dólares e o golpe dos 10%

De forma bem didática (e até divertida) Ross, Westerfield e Jaffe (2002) explicam o conceito de mercado eficiente:

Um estudante estava andando pelo corredor com seu professor de finanças quando ambos viram uma nota de $ 20,00 no chão. O estudante curvou-se para apanhá-la, mas o professor balançou a cabeça lentamente e, com uma expressão de desapontamento em seu rosto, disse pacientemente ao estudante: não se incomode. Se estivesse realmente aí, alguém já a teria apanhado.





Lembrando que ganhar dinheiro não é uma tarefa fácil, principalmente em um mercado de capitais eficiente, vou explicar melhor o porquê dessa "estorinha".

Algumas pessoas, na ânsia por melhorar seu padrão de vida, buscam alternativas duvidosas para alcançar tal meta. Essa semana foi divulgado um fato que me fez lembrar dessa passagem do livro de Ross, Westerfield e Jaffe.

Um analista de sistemas mudou sua residência para um condomínio residencial de alto nível, para passar a ideia de que estava muito "bem de vida" para os seus ex-colegas de trabalho e outras pessoas. Com isso (pessoas com alto padrão de vida são sempre confiáveis né?) ele conseguiu oferecer seus serviços de gerenciamento de fundos de ações para aproximadamente 400 pessoas, promentendo rentabilidade mensal de 10%.

Ora, 10% ao mês é uma ótima rentabilidade. Eu deixaria de trabalhar um pouco só para gerenciar meu dinheiro com essa rentabilidade! Então por que não confiar meu suado dinheiro a um colega disposto a nos ajudar?

Pelo simples fato de que se ganhar dinheiro fosse fácil, tudo mundo ganharia. Se descobrir padrões em um mercado eficiente fosse fácil (desconfio da possibilidade disso, inclusive... pela HME) todo mundo descobriria. Mas levando pelo lado dos padrões, se isso fosse possível e alguém descobrisse, muito provavelmente deixaria de ser uma novidade, pois a notícia se espalharia de forma que não seria mais uma novidade, impossibilitando os investidores de a usarem para obter retorno anormal.

Para finalizar, lembro de uma coisa que um professor meu, de finanças, sempre diz: se essas pesquisas ou modelos funcionassem, de fato, nós não publicaríamos. No dia que alguém descobrir algo que funcione, ele não irá publicar até ter ganhado muito dinheiro com isso.

Não acreditem em ótimas ofertadas de rentabilidade, principalmente na renda variável.

Quem não conhece o caso pode ler mais clicando aqui.






ATUALIZANDO - 08/10/2013

Mais um caso desse tipo, agora no RS.

Por favor, caros leitores!! Isso é muito batido. Ganhar dinheiro não é fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate